Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para Core i7 4770k


Antharaz

Posts recomendados

Bem, como as fans são para fazer o ar circular e você comprou 4 o ideal seria:

 

1 na parte da frontal-baixa puxando ar (vai esfriar o HD).

1 na parte lateral-meio (ou lateral-baixa) jogando ar na VGA.

1 na parte superior-fundo puxando o ar para fora.

1 atrás (perto do topo) puxando o ar para fora.

 

Desse jeito o ar irá entrar frio na parte de baixo vai forçar a subida do ar quente que vai sair por cima. Um método simples e eficiente de circulação/refrigeração do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante aguardar a chegada e instalação do cooler para as indicações, pois o resultado pode mudar conforme a disposição do mesmo, assim a gente mata dois coelhos com apenas um tiro.

 

Abraço

 

Não achei o cooler especificado por você Nigh, mas achei o citado pelo cabelo75, que ele falou que era a mesma coisa, só mudava o nome. Ele chegou, coloquei ele com a GC-Extreme de pasta térmica e fiquei (francamente "/) decepcionado... seguem abaixo as imagens do teste, lembrando que enquanto minha gtx 780 n chega, vou continuar usando minha gtx 550:

 

Cooler box (idle):

 

lgwuTXS.png

 

 

EVGA Cooler ACX Active Cooling Xtreme - 100-FS-C201-KR (idle):

m4Fs22D.png

 

EVGA Cooler ACX Active Cooling Xtreme - 100-FS-C201-KR (prime):

5NrQU9s.png

 

O que achei mais estranho é que com o cooler box a temperatura em idle ficou menor do que com o novo cooler. Não foi possível fazer o teste de temperatura com o cooler box e o prime pois a temperatura chegou a 80º antes dos dois minutos de teste e eu preferi cancelar o teste.

 

 

O novo CPU cooler posicionei de forma que ele pega o ar frio frontal e jogue o ar quente para a parte traseira do gabinete que é onde está o FAN que jgoa o ar quente para fora.

 

Pensei que poderia ser o posicionamento dos FANs, coloquei um na traseira puxando o ar para fora e um embaixo e na lateral puxando o ar para dentro. Tentei colocar um na parte superior para puxar o ar para fora, porém há componentes da placa mãe que ficam no caminho e na frente não há espaço para se colocar FANs, apensar do fabricante recomedar que se coloque um lá para puxar o ar para dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morcegando!

 

Estranho, Antrahaz...80ºC de ACX? Olha, como você tá usando um processador desbloqueado, provavelmente deve ter uma placamãe bacana, permitindo OCs e ajustes finos de Vcore e tensões dos mais variados quesitos para CPU e memórias. Se os testes rodaram com os clocks em stock, procure instalar o CPU-Z (caso queira o link: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html ). Acredito que esse programa é que mais se aproxima na leitura real de Vcore.

 

Ok! Refaça os testes via Prime e observe atentamente o valor máximo de VCore que seu "processa" atinge pelo CPU-Z. Infelizmente não saberia qual seria o VCore padrão do seu "Haswell", sei que o padrão i7 2600 é 1,200V (talvez seja menor no i7 4770K). Procure se informar qual seria esse valor e compare. Tensão acima do normal afeta, e muito a temperatura dos cores. Aqui, 0,1V a mais representa o acréscimo de 10ºC nos cores. 

 

Antrahaz, não deixe também de verificar se há alguma folga ou uma leve inclinação do ACX em relação ao processador. Como esse cooler é pesado pra burro, pode haver algum desnível no contato com a CPU com o gabinete na posição normal (em pé). "Deite" o gabinete e observe o comportamento das temps se há alguma diferença. Agora, sobre a instalação das fans pelo gabinete e qualidade da pasta, vejo que tá tudo certinho e nos conformes, melhor impossível.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morcegando!

 

Estranho, Antrahaz...80ºC de ACX? Olha, como você tá usando um processador desbloqueado, provavelmente deve ter uma placamãe bacana, permitindo OCs e ajustes finos de Vcore e tensões dos mais variados quesitos para CPU e memórias. Se os testes rodaram com os clocks em stock, procure instalar o CPU-Z (caso queira o link: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html ). Acredito que esse programa é que mais se aproxima na leitura real de Vcore.

 

Ok! Refaça os testes via Prime e observe atentamente o valor máximo de VCore que seu "processa" atinge pelo CPU-Z. Infelizmente não saberia qual seria o VCore padrão do seu "Haswell", sei que o padrão i7 2600 é 1,200V (talvez seja menor no i7 4770K). Procure se informar qual seria esse valor e compare. Tensão acima do normal afeta, e muito a temperatura dos cores. Aqui, 0,1V a mais representa o acréscimo de 10ºC nos cores. 

 

Antrahaz, não deixe também de verificar se há alguma folga ou uma leve inclinação do ACX em relação ao processador. Como esse cooler é pesado pra burro, pode haver algum desnível no contato com a CPU com o gabinete na posição normal (em pé). "Deite" o gabinete e observe o comportamento das temps se há alguma diferença. Agora, sobre a instalação das fans pelo gabinete e qualidade da pasta, vejo que tá tudo certinho e nos conformes, melhor impossível.

 

Abraço!!

 

Primeiramente, desculpe pela demora...

 

Refiz o teste no mesmo horário que fiz o anterior e adivinhe, a temperatura máxima agora foi de 74º, acho que chegou a 80º na outra vez porque fiz o teste logo após colocar a pasta térmica e o ACX, mas mesmo assim achei alto.

O VCore máximo que chegou foi de 1.349V. Infelizmente não descobri o padrão para a i7 4770k.

 

Segue abaixo a ss:

 

B4FIRM5.png

 

Em relação a folga entre o ACX e o processador, verifiquei e não encontrei, em relação ao teste com ele deitado, as temperaturas são as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

 

 

Primeiramente, desculpe pela demora...

 

Tá tranquilo, Antharaz! Sem problema nenhum!

 

 

 

O VCore máximo que chegou foi de 1.349V. Infelizmente não descobri o padrão para a i7 4770k.

 

Eta, quase 1,350V?? Se não me engano, tem uma rapaziada que consegue OCs de 4,6GHz estáveis em tensões bem menores que esta. O meu i7 2600, mais "beberrão", a tensão padrão em full é de 1,200V. Para ter uma ideia melhor, Antharaz, visitei alguns fóruns na gringolândia e algum review que pudesse revelar a tensão padrão de seu 4770K.

 

Achei um ótimo review e algumas discussões a respeito:

 

Guru3D: http://www.guru3d.com/articles_pages/core_i7_4770k_review,10.html

Asus (como fazer OC, explicadão!): http://rog.asus.com/242142013/labels/rog-exclusive/maximus-vi-series-uefi-guide-for-overclocking/

Fórum Overclock.net (discussão a respeito de tensão padrão para o 4770K): http://www.overclock.net/t/1448206/4770k-default-voltages

 

Nas pesquisas que eu fiz, a tensão mais comum é de 1,028V (menos de 1,100V na maioria esmagadora dos casos). Claro que há um padrão próprio para cada unidade de processador, mas não com mais de 0,3V de diferença. Tá muito alta!

 

Não sei como está regulado a BIOS na seção de ajuste de tensões do processador, Antharaz, mas observe se o padrão destas configurações estão em AUTO. Todo caso, é melhor optar em ajustar as opções da BIOS em "safe-fail" ou configurações de fábrica para ver se reduz isso aí. Se não tivesse o ACX arrefecendo o i7...o PC já teria desligado por segurança há muito tempo se tivesse de coolerbox.

 

Só mesmo regulando essa tensão para ver se o TDP do processador caia para níveis aceitáveis, e, consequentemente, derrube as temps dos cores. Creio que o ACX não tem a menor culpa desta situação.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

 

Tá tranquilo, Antharaz! Sem problema nenhum!

 

 

Eta, quase 1,350V?? Se não me engano, tem uma rapaziada que consegue OCs de 4,6GHz estáveis em tensões bem menores que esta. O meu i7 2600, mais "beberrão", a tensão padrão em full é de 1,200V. Para ter uma ideia melhor, Antharaz, visitei alguns fóruns na gringolândia e algum review que pudesse revelar a tensão padrão de seu 4770K.

 

Achei um ótimo review e algumas discussões a respeito:

 

Guru3D: http://www.guru3d.com/articles_pages/core_i7_4770k_review,10.html

Asus (como fazer OC, explicadão!): http://rog.asus.com/242142013/labels/rog-exclusive/maximus-vi-series-uefi-guide-for-overclocking/

Fórum Overclock.net (discussão a respeito de tensão padrão para o 4770K): http://www.overclock.net/t/1448206/4770k-default-voltages

 

Nas pesquisas que eu fiz, a tensão mais comum é de 1,028V (menos de 1,100V na maioria esmagadora dos casos). Claro que há um padrão próprio para cada unidade de processador, mas não com mais de 0,3V de diferença. Tá muito alta!

 

Não sei como está regulado a BIOS na seção de ajuste de tensões do processador, Antharaz, mas observe se o padrão destas configurações estão em AUTO. Todo caso, é melhor optar em ajustar as opções da BIOS em "safe-fail" ou configurações de fábrica para ver se reduz isso aí. Se não tivesse o ACX arrefecendo o i7...o PC já teria desligado por segurança há muito tempo se tivesse de coolerbox.

 

Só mesmo regulando essa tensão para ver se o TDP do processador caia para níveis aceitáveis, e, consequentemente, derrube as temps dos cores. Creio que o ACX não tem a menor culpa desta situação.

 

Abraço!!

 

Primeiramente gostaria de agradecer você pelo esforço e carinho especial ao tópico *--*

 

Vamos lá... na BIOS estava como AUTO, então mudei para um valor fixo de 1.028, porém quando fiz o teste, ele mostrou que a Vcore fica até a 1.100, porém a temperatura mudou MUITO!!! Chegou no máximo de 58º que era a temperatura já esperada por mim com CPU full. Acho que a BIOS tem uma margem de tolerância do VCore que ainda está como AUTO, mas não achei ainda...

 

Segue abaixo ss:

 

LJ6ALeC.png

 

Acha que devo tentar tirar essa "margem" que a bios deixa para o VCore ou deixo como está?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa! Não estou sozinho??

 

Antharaz no Comando da Madruga também? Huahuehauhaeu!! Essa eu me surpreendi! 

 

 

 

Vamos lá... na BIOS estava como AUTO, então mudei para um valor fixo de 1.028, porém quando fiz o teste, ele mostrou que a Vcore fica até a 1.100, porém a temperatura mudou MUITO!!! Chegou no máximo de 58º que era a temperatura já esperada por mim com CPU full. Acho que a BIOS tem uma margem de tolerância do VCore que ainda está como AUTO, mas não achei ainda...

 

Agora sim!! Deu um corte frenético na tensão e temos temperaturas muito mais condizentes ao multiplicador de cores/ACX. Tá ficando muito bom...mas acho que pode melhorar um pouco mais, Antharaz. Vai demandar um pouco de trabalho e paciência, principalmente em fazer testes e reiniciar o PC para recalibrar a tensão.

 

Caso queira fazer um ajuste fino no Vcore, veja se na BIOS tem a opção "Vcore offset". Esse parâmetro serve para reduzir ou aumentar a tensão a partir do Vcore selecionado. Talvez esse "Vcore offset" esteja em AUTO. Se tiver em auto ou com tensão positiva, reduza-o para - 0,005V. Salve a mudança e boote o PC normalmente. A princípio, constaste a tensão aferida durante o Prime95.

 

Se o Vcore diminuiu e não houve problemas de travamento ou BSOD, é sinal que está estável, ainda com margem para baixar um pouco mais o Vcore pelo "Vcore offset". Você poderá reduzir esse valor aos poucos, sempre testando a estabilidade do PC em seguida. Se alcançar os 1,030V, seria o ideal. Querendo continuar com os 1,100V, não vejo problema algum, já que as temperaturas estão ótimas.

 

Beleza, meu camarada?

 

 

 

Primeiramente gostaria de agradecer você pelo esforço e carinho especial ao tópico *--*

 

É sempre um prazer poder ajudar a rapaziada do fórum. Disponha sempre, Antharaz!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que chegar do serviço irei fazer isto cenoura... Eu me lembro desta opção na BIOS sim, e estava como AUTO. Estou ansioso para chegar em casa e realizar os novos testes...

 

@Cabelo75

 

Mudei o offset do VCore para -0.005 e quando abre a tela do windows para por a senha dá esta tela azul:

 

MZ3PwIt.jpg

 

 

Aí pensei: devo ter colocado muito negativo, vou por -0.001 então, e eis que dá o mesmo erro... a bios por si só mede o VCore, então resolvi tirar uma foto pra você ver como ficou com -0.001 de VCore.

 

XBA2oHp.jpg

 

Ficou quase que no ideal de 1.028, mas mesmo assim deu esta tela de erro, então deixei o VCore offset no Auto novamente e voltou a entrar normalmente no windows...

 

Estou procurando soluções para este erro da tela azul nos foruns gringos... tem alguma ideia do que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!

 

Epa, desculpe a demora Antharaz. Vejo que é meio urgente esse post.

 

Olha, pelo ocorrido, parecia que o VCore Offset estava com valor muito alto em AUTO antes de modificá-lo e quando reduziu, o VCore deve ter ficado baixo demais para o processador rodar. Mesmo tirando 0,001, parece que o patamar não é o suficiente. É normal esse comportamento ligeiramente diferente até mesmo para processadores idênticos, alguns conseguem rodar com tensões mais baixas que outros.

 

Pelo menos sabemos que em 1,110V, o i7 toca o barco sem problemas quanto desempenho e temperatura. Então deixe o VCore Offset no valor mínimo (+0,001V) e modifique o valor do Vcore para 1,110V. Agora é a preocupação é retornar a estabilidade do sistema e, a partir dai, reduzir a tensão pelo VCore aos poucos, sabendo que o VCore Offset é uma constante conhecida.

 

Abraço Antharaz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô de volta!

 

 

 

Assim que eu chegar da facu eu posto os resultados dos novos testes.

 

Tranquilo, Antharaz! Vou procurar respondê-lo quanto antes.

 

 

 

comando da madrugada  e otimo,'vem comigo 'rs.

 

Cara...era o único programa que passava coisas mais bacanas na época ("ensaios" de damas de fino-trato). Era muito moleque (quando ficar acordado até 1 da manhã era façanha) e ficava "secando" pro Perdidos na Noite acabar logo (Fausto Silva começando). Hoje em dia, tá tudo mastigado... Digitou no Google, tá lá que tu quer! 

 

Nessas horas me sinto um ancião, UHAUAHAUHAUAHHU!!

 

Até breve, rapaziada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na agilidade!

 

 

 

Cabelo, reli o seu post e tive uma dúvida... Não seria o vcore constante e o offset a variavel que irei reduzir aos poucos não?

 

Sim, correto. Mas observe que quando você fez o setup do VCore para 1,028V e deixou o Vcore offset em valoers padrões (AUTO), o i7 ficou em 1,110V nos testes. Bastou dar um valor fixo ao VCore offset para que a tensão VCore efetiva despencasse para os valores regulados: 1,026V (VCore) - 0,005V (VCore offset). Daí a placamãe só forneceu 1,021V para o processador, abaixo do mínimo. 

 

Antharaz, já que trabalhamos com duas constantes conhecidas (Vcore e Vcore offset), é bem mais fácil chegar ao Vcore ideal. A boa é modificar o VCore aos poucos e ir monitorando no CPU-Z + Prime se as modificações estão sendo efetuadas. às vezes, acontece que mesmo reduzindo o VCore, não há redução efetiva do setup quando se põe a CPU em prova, aí que entrará a redução via VCore offset, para uma sintonia fina dos valores. Lembrando que regulando pelo VCore offset, tanto a tensão máxima e a mínima serão afetadas.

 

Por isso a necessidade de se chegar ao mínimo VCore para depois reduzir via VCore offset. Se der BSOD nas condições mínimas de consumo do processador, é até melhor subir esse fator VCore offset até que não haja mais problemas. Por isso a necessidade maior de chegar ao equilíbrio pelo VCore antes de reduzir o offset.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pá-pum!

 

 

 

Entendi... O offset seria para um refinamento, logo deve ser feito apenas depois... Agora entendi, do jeito que você explicou no outro post achei que somente o vcore seria alterado... Muito ibrigado pela explicação.

 

Isso, Antharaz! Eu meio que vacilei por ter recomendado o Vcore offset tão baixo. Pelo menos acabou servindo de parâmetro, pois não tínhamos como saber qual seria o valor "AUTO" usado pela placamãe.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciente!

 

Olha, Antharaz, eu só mexeria no VCore offset se o VCore setado na placamãe não refletir nos testes pelo CPU-Z. Se conseguir configurar o VCore em patamares perto do padrão e com VCore offset próximo de 0, excelente. Só modifique o offset caso o VCore regulado for 1,050 e no CPU-Z + Prime estiver bem acima do valor. Aí terá que ficar de olho nas tensões mínimas também, caso for reduzir o VCore off set.

 

Acho que não precisará de tantos ajustes, pois com 1,110V, o ACX deu conta direitinho. Se conseguir baixar para 1,060V~1,050V, pode correr pra galera. Tá em um nível muito maneiro.

 

OBS: De mestre só tenho mesmo a idade quase anciã, UAHUAHAUHAUHA!! Obrigado pelo elogio, Antharaz!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu aqui de novo meste Cabelo75!!!

 

Bem, eu fiz duas coisas estúpidas.... a primeira foi colocar o VCore direto para o 1.050 e conforme ia aparecendo as BSOD eu ia subindo o VCore, sempre subindo de 0.005. Acontece que assim demorou MUITO mais do que ir descendo a partir do 1.110 porque o VCore mais baixo com o sistema estável é 1.090.

 

A segunda coisa estúpida que fiz foi quando eu tentei mudar o VCore para 1.095 e coloquei acidentalmente 1.950. Ao fazer o boot, a vga parou de dar sinal para o monitor... desliguei direto da tomada e tive que aguardar 10 min para que ela voltasse a dar sinal (sim, tentei ligar antes e não deu certo ¬¬). Acabou que só vi esse erro quando abri a BIOS para resetar as configurações para o último backup, enfim...

 

O VCore mais baixo com o sistema instável é 1.090 V, não tentei colocar 1.089, 1.088 e etc... acha que devo alterar com diferença de 0.001 V? E outra, a diferença do que queríamos (1.050V) para o que deu é muito grande, de 0.040 V. Devo tentar alterar o offset mesmo assim?

 

Deixarei os links dos testes com 1.100, 1.095, 0.090 respectivamente, pois se eu deixar imagens irão poluir visualmente o tópico.

 

1.100: http://i.imgur.com/OyzHSDx.png

1.095: http://i.imgur.com/JHuRVzO.png

1.090: http://i.imgur.com/MeDXdms.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui ser mais ligeiro hoje!

 

Se não consegue baixar mais de 1,090V, mas as temperaturas estiverem boas, acho que tá bem perto do limite de seu processador, Antharaz. Pode acontecer essas pequenas diferenças mesmo entre processadores idênticos. Como é que estão as temperaturas dos núcleos nestas condições?

 

Pode até tentar diminuir pelo offset para um fino ajuste, mas tá muito mais aceitável assim (principalmente se comparado aos 1,349V anteriores). Eu acho que já está suficientemente bom. Conseguimos o que queríamos: derrubar as temps.

 

OBS: 

 

 

 

tentei mudar o VCore para 1.095 e coloquei acidentalmente 1.950. Ao fazer o boot, a vga parou de dar sinal para o monitor... desliguei direto da tomada e tive que aguardar 10 min para que ela voltasse a dar sinal (sim, tentei ligar antes e não deu certo ¬¬). Acabou que só vi esse erro quando abri a BIOS para resetar as configurações para o último backup, enfim...

 

Caramba! Nessa hora seu coração parou e nem deve ter notado!! Se fosse comigo, o meu certamente não "rebootaria" depois desta, auhauhauahuahahauahu!! Ainda bem que a placa não ligou por completo...

 

Abraço Antharaz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!