Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ver estado de bateria


Posts recomendados

Num projecto que estou a fazer tenho um transformador de 9V e vou ter uma bateria de backup de 8.4V (feita com pilhas recarregáveis de 1.2V), vou também monitorizar a tensão para saber quando está com pouca carga, e para não haver consumo constante devido à monitorização sei que pode ser usado um Mosfet. 

 

Encontrei um esquema:

vsense_lowpower_600w.png


 

Posso usar este esquema para a minha bateria? Para apenas ligar o circuito quando precisar? 

O transistor tenho aqui uns quantos BC517 que tb deve dar, qto ao resto é que não sei se posso usar. A parte do ADC eu já tenho a funcionar, queria apenas acrescentar um esquema com um Mosfet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá, sugiro usar um rele, pois no circuito apresentado o MOSFET tem que ser polarizado via resistor de 100k e isso vai consumir energia, mesmo que pequena, mas para medir a bateria você vai estar descarregando ela.

 

tem reles com reed switch, são pequenos e podem ser controlados diretamente na porta do uC, só tem que colocar diodo para proteger o pino do uC.

 

tem também o ci CD4066, que são chaves estáticas, veja o datasheet.

 

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@almamater2OO6,

voce pode usar um 2n7000 no lugar do BC817, e aumentar o valor de R3 para 220k , e também pode substituir esse Mosfet tipo P por um BS250, acho mais fácil de encontrar.

E vai ter de recalcular o valor de R2, pois agora voce vai ter de recalcular esse divisor resistivo, pois quando voce tiver 8.4 volts o divisor resistivo R1 / R2 tem de apresentar 5 volts.

Por ultimo, quando voce for medir a tensão da bateria, deixe esse ciruito acionado por uns 100 milisegundos antes de fazer a medida, pois tem de compensar os efeitos capacitivos do Mosfet canal P .

E não precisa ficar medindo a bateria toda hora, pode medir tranquilamente a cada minuto, ou até mais tempo.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!