Ir ao conteúdo

Gravação de pic in-circuit

rodrigocirilo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera do CDH, seguinte, pesquisei aqui no forum e não consegui achar nada sobre então vamos lá..

Vou usar um pic com encapsulamento ssop (SMD) o 16F648A, como ja testei na placa com uma certa gambiarra nos terminais.. agora vou joga-lo na placa definitiva  e fazer a gravação  direto...

Bom, tem alguns pinos que usam para gravar que eu acho que também vão estar sendo usados no meu circuito então eu queria saber se alguem tem algum manual de quais os pinos que são usados para gravar  o pic e se eu tenho que incluir alguns componentes para fazer isso. ou se tenho que barrar alguma coisa com diodos enfim....

Att.

Rodrigo

Postado

Em geral, via de regra os pinos usado para gravação do microcontrolador devem ficar apenas com essa função, afim de não "bagunçar " os tempos de comunicação com a ferramenta de programação e o processador alvo (o que vai na placa).

Entretanto, se precisas desses pinos e nao tem como fazer outra solução (expansor de I/Os, multiplexação de pinos), segue o link para o manual de programação ICSP da própria microchip, veja as páginas: 21 e a partir da página 198.

http://www.elnec.com/sw/30277d.pdf

Abs.

Postado

@ vou nalizar a possibilidade de nao usar os pinos de progamação..... mas e a alimentação?? como fica, devo alimentar a placa ou o proprio gravador alimentará o pic??

uso o picburnner! com o icprog..

Postado

você pode incluir botões onde você abre o contato na hora da gravacao, ou então como comentaram,pinos PGC e PGD exvluisvos para gracacao . no exemplo q postei,  o botao p "cortar" o vcc p o restante do circuito pode se deixar de usar qd a carga for despresivel , q o gravador pode suprir..

acredito q tb possa usar a alimentacao do proprio circuito cuidando p exluir a conexao com o VCC do gravador//

abraço

post-396135-0-90527200-1401158193_thumb.

Postado

@cesarlg obrigado pela dica e pelo exemplo...eu ja imaginei a possibilidade de usar jummpers na hora de programar... no exemplo citedo pelo colega Felipe tem alguns exemplos.... igual a esse:

23ll0zp.jpg

bom ja sei por onde seguir...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!