Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II X6 1090T com clock de fábrica em 1000Mhz !?!?!?!


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Prezados,

 

já busquei esta informação em vários fóruns e nada encontrei. Tenho um Phenon II X 6 1090T (3,2Ghz de fábrica), porém ao tentar realizar um OC, observei pelo programa CPU-Z e pelo AMD Overdrive que a frequência estava em 1000mhz ! Logo de cara, setei o OC para pelo menos o padrão de fábrica (3,2ghz), porém o PC travou. Travou mesmo, como ocorria nos antigos windows. Ao reiniciar, o PC retornou com as configurações anteriores (1000mhz). Tentei novamente, e desta vez mantive pelo menos em 3ghz,... mas ao realizar um teste de estabilidade no próprio AMDoverdrive o PC travou novamente, e mais uma vez, ao reiniciar, retornou com as configurações antigas (1000mhz).

Segue anexo um print da configuração pelo AMDoverdrive e CPU-Z.

Segue minha configuração:

 

Placa mãe: ECS BLACK SERIES A790GXM-AD3 AM3

Processador: AMD Phenom II X6

Memória: 1 Kingston DDR3 1333, 4GB + 1 Patriot DDR3 1333, 4GB

HD: samsung, 7200rpm, 500GB.

Fonte: Corsair 430W V2, 80plus

Placa de vídeo: GTX 760 2GB, 256bits

 

A minha placa de vídeo não consegue rodar no máximo em função do gargalo que o processador está dando. Roda no máximo a 50% de utilização, e com fps baixos... Envio também em anexo os dados obtidos durante o jogo need for speed most wanted rodando com ~19fps e a placa(GPU) utilizando apenas 22%!!

 

Pessoal, agradeço desde então por qualquer ajuda !

 

Alexandre Porto

 

post-350101-0-41398500-1402179828_thumb.

post-350101-0-00261400-1402179830.jpg

post-350101-0-00924400-1402181080_thumb.

post-350101-0-08592900-1402181653.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre, primeiro, carregue o "Load Optimized Defaults" no BIOS para restaurar os padrões de fábrica. Veja se volta ao normal. Depois, abra um tópico na seção de overclock para tirar dúvidas sobre over do 1090T nessa placa-mãe: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/11-overclock-de-placas-m%C3%A3e-processadores-e-mem%C3%B3rias/

 

Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa, boa tarde!

Obrigado pela resposta. Entrei na Bios, voltei as configurações de fábrica, mas nada deu certo. O processador continua com 1000Mhz setado, e variando entre 800 e 1000mhz, e a memória com 666 mhz... na bios a memoria estava setada para 400mhz, aí troquei para 800 mhz, que era o maximo que tinha lá, sendo que a frequencia da minha memoria é 1333 mhz. Feito isto, retornei ao windows e abri o CPU-Z, e a danada continua com 666mhz e o processador com os míseros 1000mhz! Vocês acham que pode ser problema na placa mãe ou processador ? Se for a placa mãe, menos mal... compro outra.

 

Me ajudem, pois não encontrei ninguém com um caso parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tirar a bateria da placa-mãe por cinco minutos para limpar o CMOS -- uma maneira mais eficaz de restaurar os padrões do BIOS. Talvez você tenha que setar depois a hora e essas coisas no BIOS caso o boot não entre no Windows direto. Se não resolver o problema do clock baixo, tem que ver o que você está fazendo de errado.

 

Desinstale todos os programas de gerenciamento de desempenho (como o AMD Overdrive) e trabalhe com o micro "limpo", só com o BIOS e com o Windows. Reinicie depois. Aí veja se o clock voltou ao normal. Veja também se o Cool and Quiet está habilitado depois de limpar o CMOS, pois é ele que escalona o clock e o turbo. Também veja se você habilitou por engano o plano de energia "Economia" no Opções de Energia do Painel de Controle. É para estar no equilibrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tirar a bateria da placa-mãe por cinco minutos para limpar o CMOS -- uma maneira mais eficaz de restaurar os padrões do BIOS. Talvez você tenha que setar depois a hora e essas coisas no BIOS caso o boot não entre no Windows direto. Se não resolver o problema do clock baixo, tem que ver o que você está fazendo de errado.

 

Desinstale todos os programas de gerenciamento de desempenho (como o AMD Overdrive) e trabalhe com o micro "limpo", só com o BIOS e com o Windows. Reinicie depois. Aí veja se o clock voltou ao normal. Veja também se o Cool and Quiet está habilitado depois de limpar o CMOS, pois é ele que escalona o clock e o turbo. Também veja se você habilitou por engano o plano de energia "Economia" no Opções de Energia do Painel de Controle. É para estar no equilibrado. 

Contiusa,

 

mais uma vez obrigado pelo empenho em ajudar um "estranho"!

Seguinte, na minha primeira tentativa de fazer um overclock, eu nao havia baixado nenhum programa como AMDOVERDRIVE, CPU-Z, etc... fui direto na BIOS, e alterei o fator de 200 para uns 250,...resumindo, o pc nao ligou, e eu tive que retirar a pilha da placa-mãe, e aguardei uns 10 min. Liguei-o e tudo voltou ao normal,... mas até então nunca tinha reparado na frequência do processador. Quando comecei a estudar mais do assunto, baixei o AMDOVERDRIVE e CPU-Z, e foi aí que percebi que meu processador estava com 800mhz de frequencia em cada núcleo. 

Quanto às opções de energia, verifiquei e está como "equilibrado". Quanto ao Cool and Quiet, tem que estar habilitado ? Isto eu não verifiquei.

Obrigado!

sugiro que veja o clock do processador nas "Propriedades do Sistema" do Windows pressionando as teclas Windows+Pause ou clicando com o botao direito em "Meu Computador" e em seguida "propriedades" faça isso apenas para comparar e poste aqui. Valeu amigo!

Obrigado pela resposta! Olha, eu verifiquei e consta lá como 800mhz (ver anexo). Percebi algo muito estranho também, onde o processador não foi identificado (unknown), e quando utilizei o "NVIDIA GeForce Experience", ele também não estava reconhecendo o processador. Será que pode ser pirata ?! ou ele ou a placa mãe estão com defeito ?! Existe algum programa que eu possa rodar para ver qual dos dois estão com problema ? Ou somente substituindo mesmo irei saber ?!

 

Mais uma vez, obrigado pela atenção !

post-350101-0-51333400-1402263999_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu micro é novo? Montou agora ou comprou de alguém? A placa-mãe está com o BIOS atualizado para o 1090T? Vai ver que ele está rodando assim porque a versão do BIOS não dá suporte para ele. Veja no site da placa-mãe qual versão do BIOS suporta o 1090T.

Cara, este meu pc eu montei tem uns 3 anos... após 1 ano, minha placa de video, que era uma 9800GT, deu pau, ai fiquei um bom tempo sem placa de video, usando somente para operações basicas, e a partir deste ano decidi comprar uma placa de video boa, no caso comprei a GTX 760, 2GB, dito como uma ótima placa. Pode ser que atualizando a versão da bios funcione. Boa ideia! Vou pesquisar sobre o assunto e volto a postar aqui. Quanto a memória também estar rodando a 666mhz, voce acha que pode ser tb a versao da bios ? Nas configurações da Bios, só tem opção "AUTO, 200, 400 e 800 mhz para a memória. minha memoria é de 1333mhz...

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele é antigo e nunca deu isso e você limpou o CMOS e continua assim, eu aconselho a ver na seção de over, porque lá o pessoal deve saber quando dá esses xabús assim  :D Eu não saco nada de over, mas eu acho que essas placas mais antigas não são como hoje em dia, que é tudo com um clique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa,

 

mais uma vez obrigado pelo empenho em ajudar um "estranho"!

Seguinte, na minha primeira tentativa de fazer um overclock, eu nao havia baixado nenhum programa como AMDOVERDRIVE, CPU-Z, etc... fui direto na BIOS, e alterei o fator de 200 para uns 250,...resumindo, o pc nao ligou, e eu tive que retirar a pilha da placa-mãe, e aguardei uns 10 min. Liguei-o e tudo voltou ao normal,... mas até então nunca tinha reparado na frequência do processador. Quando comecei a estudar mais do assunto, baixei o AMDOVERDRIVE e CPU-Z, e foi aí que percebi que meu processador estava com 800mhz de frequencia em cada núcleo. 

Quanto às opções de energia, verifiquei e está como "equilibrado". Quanto ao Cool and Quiet, tem que estar habilitado ? Isto eu não verifiquei.

Obrigado!

Obrigado pela resposta! Olha, eu verifiquei e consta lá como 800mhz (ver anexo). Percebi algo muito estranho também, onde o processador não foi identificado (unknown), e quando utilizei o "NVIDIA GeForce Experience", ele também não estava reconhecendo o processador. Será que pode ser pirata ?! ou ele ou a placa mãe estão com defeito ?! Existe algum programa que eu possa rodar para ver qual dos dois estão com problema ? Ou somente substituindo mesmo irei saber ?!

 

Mais uma vez, obrigado pela atenção !

Alexandre, eu não tenho muito conhecimento em overclock, mas, antes de você tentar fazer over, atualize a bios da sua mobo. Por essa imagem parece que o problema é que a placa mãe não está reconhecendo sua cpu, veja que o windows 7 diz model unknow. Dei uma olhada no site da ecs, sua mobo possui suporte total ao 1090T, mas desde que a mobo esteja com a atualização de 07/21/2010, então atualize a bios antes e veja se resolve o problema, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Alexandre, eu não tenho muito conhecimento em overclock, mas, antes de você tentar fazer over, atualize a bios da sua mobo. Por essa imagem parece que o problema é que a placa mãe não está reconhecendo sua cpu, veja que o windows 7 diz model unknow. Dei uma olhada no site da ecs, sua mobo possui suporte total ao 1090T, mas desde que a mobo esteja com a atualização de 07/21/2010, então atualize a bios antes e veja se resolve o problema, boa sorte!

 

Vai ver que há três anos que ele está usando o 1090T a 1000Mhz...  ;) Seria até maldade... Essa placa-mãe só tem dois BIOS, e a última versão é justamente para os six core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!