Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programadores AVR


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou tentando entrar nesse mundo de micro controladores e etc e ja tenho alguns projetos em mente.

 

Mas minha dificuildade é por onde comecar(as coisas sao relativamente caras) acho que com solucoes DIY sairia mais barato.
Durante um bom tempo de pesquisa eu achei algumas solucoes de arduino e programadores diy mas em todos eles é necessario q ja tenha um programador, acho isso estranho pois como o primeiro chip foi programado(pergunta meio retorica nao é o foco)?

 

 

A real duvida agora(se as minhas pesquisas estiverem certas) é como fazer/obter um programador avr (isp?) usb, uma vez q nao tenho porta serial no pc?

Se nao tiver outra maneira se nao comprar, existem programadores usb realmente baratos(a ideia será flashar um atmega para um diy-duino(sei que existem flashados no ml mas o meu principal foco é aprender).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei pesquisando mais e mais e me deparei com um topico do Mor(al?) q estava tentando programar uC atmel sem usar um uC e teve mtos problemas.

 

então acabei decidindo investir um pouco mais do que queria antes.
Tenho ferro de solda, estanho, alicate, etc (coisas basicas).

 

Vou dizer um pouco mais do meu projeto principal, é para o final do ano, mais precisamente para o ano novo.

O projeto é basicamente fechar circuitos a uns 100 metros de distancia dependendo do sinal enviado fechar um circuito especifico.

Entrando em detalhes mais tecnicos da pirotecnia, forneceria 5 volts a um determinado squib e esse acenderia determinada bateria.

 

O que compensa mais comprar kits de arduino para iniciantes ou comprar um usbasp(uns 40 com frete) e montar o proprio arduino comprando as pecas(nao tenho jumpers e se fosse fazer desse jeito aprenderia tambm a imprimir placas de circuito)? O que é vale mais a pena?

obs:Talvez tenha saido do foco dessa area do forum, se sim algum adm poderia por favor mover o topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tjxd96,

Bom, não é muito simples de te responder.....

Eu faria algo um pouco diferente : compraria dois Arduínos Uno R3 ou Leonardo, pois você pretende enviar alguma informação de um para o outro, e compraria um sisteminha transceptor de dados via Rf.

Primeiro, porque voce encontra muita informação sobre quase qualquer tipo de módulo a ser usado com Arduíno, bem como muitos programas exemplos de uso e bibliotecas.

Segundo, porque acredito que será bem mais fácil voce aprender a programar pela Ide do Arduíno, que é quase linguagem C . Aprendendo uma voce aprende a outra sem nenhuma dificuldade.

A dúvida está no sisteminha transceptor de Rf. Não é qualquer sistema que permite cobrir com confiabilidade a distância de 100 metros. Eu mesmo tenho comigo uns 5 tipos diferentes de módulos transceptores, vou ver se algum atende a distância e te informo depois.

voce precisa comprar algumas coisas adicionais para brincar com um Arduíno, como um módulo que já tem várias teclas e um display Lcd para permitir interagir com o Arduíno e é relativamente barato também, e com o tempo vai adquirindo mais coisas, claro que isso é para voce ir aprendendo mais coisas ao longo de suas experiências.

Assim, você não vai precisar do UsbAsp, pode ligar direto na sua porta Usb e já pode programar o Arduíno.

Vamos ver a opinião de outros colegas, ok ?

Eu tenho um par destes aqui, o fabricante garante que funciona até 1000 metros.... Mas como é um produto made in China, acredito que pelo menos vai fazer os 100 metros sem problemas .....

http://www.ebay.com/itm/221274200044?ru=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fsch%2Fi.html%3F_sacat%3D0%26_from%3DR40%26_nkw%3D221274200044%26_rdc%3D1

É um produto baseado no famoso NRF24L01, com muitos exemplos de uso nos Arduínos.

A grande maioria usa esses módulos de maneira unidirecional, isto é, um só transmite e o outro só recebe, mas eu faria os dois conversarem, para garantir que o sinal correto seja acionado.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sugestão do Paulo é muito boa, principalmente se este seu prazo for importante.

Procure separar o aprendizado com as exigências de trabalho, quer sejam escolares ou profissionais.

Estou com a porta serial do meu PC queimada. Como tenho diversos aplicativos que usam ela, decidi comprar um hardware com duas portas seriais, que encaixam no conector interno. Estou aguardando chegar meu programador USBAsp, mas por enquanto quebro o galho com um programador bem simples que usa a porta serial.

Em tempo: Meu nic name é MOR_AL, mas o fórum não permitiu incluir o "_", então para o fórum ficou MOR. É a concatenação de parte de meu nome com parte do sobrenome.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, esse ja é um projeto bem antigo meu, ja considerei diversas opções, a mais legal seria 'hackear' um celular e usar-lo para isso, mas nem sei se isso seria possivel ; )

Como disse nao conheco o mundo de uC, apenas algumas pesquisas q fiz. Faço ciencia da computacao, então tenho uma ideia de portas logicas, flip-flops até vhdl(sem o uso do process, pois estava vetado a usar apenas portas logicas) mas nao acho q possa me ajudar nesse projeto.

 

Havia pensado na ideia de usar rf e uC baseado nesse video aqui: https://www.youtube.com/watch?v=o4tRhadMg_s mas a pessoa q fez nao fez o video 'iniciante friendly'. Ele tambm tem um video de avr's .

 

A ideia de comprar 2 arduinos é com certeza a mais digamos 'fácil', mas nao é possivel comprar apenas 1 e replica-lo ou nao vale a pena pois a diferenca de preco é pequena? Gostaria de fazer o projeto de preferência gastando pouco pois são muitas coisas q devem ser compradas e todo de uma vez, fora q ainda quando o projeto ficar pronto tenho q fazer uma caixa para ele(ou seja comprar uma dremel para fazer os cortes), além de que normalmente aprende-se mais.

 

Nao sei se os topicos estão confunsos, se estiverem sorry, minha cabeça esta bem confusa xD

Obrigado pelas ideias até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tjxd96,

Opa, tranquilo, por enquanto dá para te entender kkkkk !

Esqueçe isso de replicar. Não tem como bater o preço de um Arduíno prontinho vindo da China... Eles custam barato justamente porque já existem milhões deles !

Se voce comprar aqui no Brasil, vai gastar em torno de R$ 60,00 cada um.

Já se comprar fora via Ebay, sai pela metade, mas demora entre 45 e 90 dias para chegar.....

Creio que os dois transceptores voce pode fazer uma brincadeira : existe a versão de menor alcance disponível no Brasil, voce vai gastar menos de R$ 10,00 para comprar cada módulo ! Assim , já pode ir aprendendo e fazendo seu projeto, enquanto aguarda aquele modelo especial que te passei chegar da China.... Quando chegar, basta tirar um e colocar o outro, o programa não muda !

Dá uma pesquisara no Mercado Livre, procure pelo Arduíno Uno r3 e pelo NRF24L01.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!