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Duvidas sobre desenvolvimento de game engine 3D

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 Boa Noite, desde o inicio deste ano estou desenvolvendo uma game engine 3D em C++ que usa Win32 API e DirectX 9, um pouco antes de começar a fazer esta game engine eu fiz uma pergunta aqui no Clube do Hardware sobre como as Game Engines geram os executáveis de seus jogos e me responderam que uma game engine é como uma IDE mas voltada para o desenvolvimento de jogos no qual eu posso desenvolver bibliotecas com funções e etc para fazer boa parte do trabalho e no momento de executar o jogo a game engine chama o compilador com códigos que minha game engine gerou e com as minhas bibliotecas que desenvolvi.

 Eu já estou acostumado a desenvolver programas de desenvolvimento de jogos, a dois anos atrás comecei a desenvolver um programa para criação de jogos 2D que foi concluído no final do ano passado e neste eu usei o compilador de C# do .NET Framework.

 Eu já fiz boa parte da interface, editor de cenas e etc, mas ao desenvolver a parte de gerar o executável e fazer minhas bibliotecas com C++ me surgiu algumas duvidas:
1 - Eu baixei varias engines para observar o que elas traziam junto delas e não encontrei nenhum compilador nas pastas das engines então como elas geram seus executáveis? É possível que elas utilizem interpretadores para executar seus jogos? Se elas utilizam interpretadores, na distribuição do jogo o interpretador vai junto?

2 - O Windows traz junto algum compilador de C++?

3 - Eu baixei o programa Scirra Construct e durante a instalação ela instalou junto o visual C++ 2005 e o DirectX Runtime, este visual studio 2005 que ele instala não é a IDE, Correto? Pois não encontrei o visual studio 2005 no meu computador, então ele seria o compilador? Se for o compilador, onde ele é instalado? E o DirectX Runtime, além das DLLs ele traz também os arquivos de cabeçalho juntos (arquivos .h do directx).

4 - Se o DirectX Runtime que é instalado não traz os arquivos de cabeçalhos eu posso simplesmente copiar os arquivos de cabeçalhos do DirectX SDK para alguma pasta do meu software? Ou ao criar uma biblioteca em C++ que é incluído as bibliotecas do DirectX as bibliotecas do DirectX se tornam desnecessarias para compilar um jogo da minha engine feita por minha biblioteca que inclui as bibliotecas do DirectX?

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