Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em esquema de rede para interior de Shopping


xb15

Posts recomendados

Bom dia Pessoal,

 

Tenho um projeto para basicamente interligar uns 3 ou 4 computadores dentro de um Shopping, sendo um deles o servidor. Mas não vai dar pra usar a estrutura de cabeamento deles. O grande problema está na quantidade de obstáculos e também na distância entre os computadores, pois vão ficar localizados em locais distantes um dos outros, porém ainda não definidos pra calcular distâncias etc..

 

A necessidade é colocar internet 3G com recepção melhorada de sinal no computador do andar mais alto do Shopping, que vai ser o servidor.(tem como melhorar bastante a recepção desse sinal 3G? Estive testando lá com meu celular e a conexão é horrível, hehe.)

 

E ligar o restante em rede interna(os clientes não precisam de internet).

 

Alguém tem uma luz pra melhor solução? =)

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro é como posso fazer pra internet 3G lá dentro ter uma recepção melhor de sinal, pois como testei la dentro do Shopping com meu celular, a conexão ficou bem ruim.

 

A segunda dúvida é como interligar os computadores com rede sem fio, já que a distância entre eles é grande e tem muitos obstáculos.

 

Não preciso proteger a rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro é como posso fazer pra internet 3G lá dentro ter uma recepção melhor de sinal, pois como testei la dentro do Shopping com meu celular, a conexão ficou bem ruim.

 

A segunda dúvida é como interligar os computadores com rede sem fio, já que a distância entre eles é grande e tem muitos obstáculos.

 

Não preciso proteger a rede.

Bom, vamos ver se eu posso lhe ajudar em algo.

 

para interligar os pcs você vai ter que ter Routeador distribuindo o sinal e um receptor de sinal em cada máquina. (pode ser uma placa pci ou via usb).

para que o sinal alcance o esperado (ou chegue) use um repetidor de sinal em pontos estratégicos, assim tera sinal em toda a area.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não instalasse repetidores, aquelas antenas direcionais será que dariam conta do recado?

Amigo não sei muito o que lhe dizer, ja ouvi falar sobre estas antenas e li muito pouco sobre, mas até aonde eu vi, me parace fazer a mesma coisa, ou é a mesma coisa quase*.

Tenha que analisar as soluções a fundo, custo/beneficio, e ver o que vai lhe agradar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para melhorar o sinal 3G tem que usar uma antena melhor ou uma antena externa. Se possível usar 4G. Quanto a questão da antena direcional, elas resolvem se o que pretende é uma ligação ponto-a-ponto mas não pode ter obstáculos entre uma antena e a outra.

Também não entendi porque usar 3G, não pode ser adsl ou vírtua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para melhorar o sinal 3G tem que usar uma antena melhor ou uma antena externa. Se possível usar 4G. Quanto a questão da antena direcional, elas resolvem se o que pretende é uma ligação ponto-a-ponto mas não pode ter obstáculos entre uma antena e a outra.

Também não entendi porque usar 3G, não pode ser adsl ou vírtua?

 

É um projeto que o ideal é independer da estrutura do Shopping para funcionamento. Ou seja, não precisar usar o cabeamento deles ou instalar repetidores nas vigas ou outros locais etc.

 

Já que com a antena direcional não funciona muito bem com obstáculos acho que ainda não tenho nenhum jeito de fazer isso dar certo, da forma como se propõe atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a distancia é grande de mais para usar cabo então usar sem fio eu já aconselho a esquecer. Você pode até usar repetidores no meio do caminho para receber o sinal de um computador e replicar para outro, mas para isso você teria que deixar eles em um local intermediário que provavelmente seria do shopping e não da loja, em outras palavras você não poderia usar os repetidores.

 

Eu passei por uma situação parecia, eu precisava ligar dois computador um distante do outro onde um era servidor. Eu configurei dois roteadores sem fio com WPS e coloquei uma antena direcional em cada um dos roteadores, mesmo com essas antenas direcionais para ampliar no sinal o roteador na outra loja não enxergava o sinal do roteador onde estava o servidor, e quando encontrava o sinal ficava muito fraco e instável. Eu até poderia colocar um terceiro roteador no meio do caminho para replicar o sinal, mas como eu disse, esse local ficaria no meio do shopping e eu não poderia deixar lá, já que estaria fora da loja.

A solução foi. Contratamos uma empresa que faz cabeamento e junto com o pessoal da manutenção do shopping eles passaram um cabo de rede de uma loja para outra.

 

Essa é a melhor solução que posso te dar, contrata uma empresa de cabeamento e conversa com o pessoal da manutenção, explica o caso, eles vão te dizer pode onde você pode passar os cabos e você entra com os cabos e mão de obra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!