Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simular variável no Proteus(Isis)


Ir à solução Resolvido por MatheusLPS,

Posts recomendados

Bom dia galera, 

 

Estou usando o Proteus para testar um circuito que em breve estarei montando na prática, e me deparei com o seguinte problema, não sei se uma variável(do tipo float) está recebendo o valor correto.

Na prática eu costumo programar um display de lcd só para confirmar os valores das variáveis, porém acredito que eu não precise fazer isto no Proteus. Tem algum lugar que me mostra este valor de variável?

 

Por exemplo, se eu jogo o código no MPLAB(que simula apenas o código) ele tem a janela de Watch(acho que era esse o nome), e através dela eu posso saber como está a pinagem(nivel alto ou baixo) ou valores de variáveis.

 

O problema é que eu eu não estou usando o MPLAB, estou usando o Proteus(pois preciso simular código + hardware). Existe alguma opção onde eu possa estar fazendo isso enquanto simula o meu projeto?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk eu coloquei o CCS como compilador.

 

O programa funciona bem, mas estou com problemas na hora de comparar uma das variáveis que eu estou usando.

	 x=(Ler_set_point/1024);	 y=(Ler_tensao_cap - 139.6)/744.4;	 	//if(x*1.05>y)carrega=1;//carrrega cap	//if(x<y)carrega=0;//não carrega cap	if(Ler_tensao_cap>884)carrega=0;//não deixa passar 193V	 //	 // Para checar a tensão, temos z=(Tensão-30)/160; 	 //	

Por exemplo, não sei se x e y recebem o valor que deveriam receber. Provavelmente não, porque testando as saídas por osciloscópio eu não tenho alteração no sinal dos tiristores.

 

Precisava só saber mesmo, qual o valor de x e y.

 

=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Rafaela-Sama.

 

Compile seu código. Normalmente o compilador gera 2 arquivos. Um deles é o .hex que você grava no microcontrolar e o outro é o .cof. Esse .cof seria como o .hex mas acompanha as linhas de códigos também.

 

Vá no Proteus. Monte seu circuito básico. Quando for carregar o .hex no microcontrolador, ao invés de usar o .hex, use o .COF.

 

Não dê play no seu circuito. Dê um pause. Você deverá ver uma janela se abrir com o código dentro dela. Essa é a janela de Debugging do Proteus.

 

Agora você consegue ir dando play linha a linha.

 

Veja essa imagem que tirei do site da Labcenter (desenvolvedora do Proteus):

 

vsmmontage.png.pagespeed.ce.16kIqBXIM-.p

 

Fonte: http://www.labcenter.com/products/vsm/vsm_overview.cfm - Source Level Debugging

 

Ali onde diz PIC 24 Variables é onde as suas variáveis vão aparecer.

 

Detalhes;

 

1 - Você pode alterar como a variável é mostrada. Tem como ser em Binário, HEX, signed INT, unsigned INT e se não me engano ASCII.

2- Variáveis do tipo int1 (assume valores de 0 ou 1 apenas) não são reconhecidas. Pelo menos as geradas pelo PCW CCS não são.

3 - Variáveis do tipo float (com vírgula) também não são reconhecidas.

4 - Variáveis do tipo int32 não são reconhecidas. Pelo menos da última vez que testei.

 

Complicou né....

 

Sim e não.

 

Já me acostumei a sempre configurar a RS232 no meu código. Dessa forma sempre quando eu preciso saber o valor de alguma vari´val, enviou o valor dela pela RS232 e vejo no Virtual Terminal do Proteus. Ele fica ali junto dos instrumentos de medição como osciloscópio, voltímetro, amperímetro e etc....

 

No caso do Virtual Terminal:

 

Ligo o TX do PIC no RX do Terminal (O PIC envia dados ao terminal)

RX do PIC no TX do terminal (O terminal envia dados ao PIC. Um tecla do seu teclado pressionada por exemplo).

 

Interligo os outros dois pinos do terminal entre si. Por que? Não sei... Nunca pesquisei para saber....

 

Bom...

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...