Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ericz

Problemas diferentes e intermitentes, provavelmente de hardware

Recommended Posts

Bom dia a todos.
Em primeiro lugar, agradeço a paciência dos que leram o tópico e as tentativas de ajuda.

Não costumo recorrer a forums pra qualquer problema, mas este realmente eu não consigo solucionar sozinho.

Neste exato momento (esta manhã) meu PC parece rodar normalmente, mas já rodou estável como agora e numa questão de tempo os problemas retornam.

 

O último problema recorrente é uma súbita queda de performance que começa a travar todo o sistema, um simples clique demora uma eternidade, e o sistema vai piorando até o ponto de precisar de reset manual. No entanto, postei em Problemas Diversos ao invés de Micro Travando, porque não é o único problema que venho enfrentando, então peço que mantenham neste fórum, se possível.

 

Configurações:

- MB Gigabyte F2A75M-D3H
- APU AMD A10-5800K
- Radeon HD7660 (integrada a APU/Processador)
- RAM Corsair 4GB 1 pente
- HD 1T Seagate Barracuda

- HD Notebook 750GB Western Digital Blue (usado anteriormente)

- Fonte Thermaltake 450W

 

- Windows 7 Home Premium x64

- Windows 7 Ultimate x64 (usado anteriormente)

 

 

Início dos problemas:

 

- O sistema funcionava normalmente com a instalação anterior, até que durante alguns jogos, independente do peso deles pra rodar, o PC desligava sozinho. Não havia telas azuis, avisos, prompts, nada. Apenas desligava como se fosse desplugado da tomada.

 

- Retirei o HD de Notebook que estava usando, e instalei um novo sistema no HD Seagate, o problema persistiu ao instalar e rodar jogos. O problema não ocorria sempre, nem rodando os mesmos jogos.

 

- Em um dos desligamentos, houve rapidamente uma tela azul, onde pude identificar apenas que o sistema não havia encontrado os drivers de vídeo.

 

- Formatei novamente o sistema, e desconfiando de arquivos corrompidos na minha instalação do Win7 Ultimate, desssa vez instalei o Win7 Home Premium. Antes de instalar qualquer outra coisa além do sistema, atualizei a BIOS e todos os drivers necessários, diretamente pelo site do fabricante. O travamento, fora do ambiente dos jogos, começou a partir daí.

- Algumas vezes o sistema funciona normalmente até uma reinicialização do sistema. Essas reinicializações as vezes são normais, outras demoram muito, e na maioria das vezes pede um Startup fix.

 

 

Resolução de problemas (tentativas):

 

Antes da última formatação, retirei e limpei todos os componentes do PC.

 

Desconfiando de um problema de hardware, efetuei um Chkdsk de 12 horas buscando bad sectors no HD, e um teste de memória estendido (do próprio Windows) que levou mais 4 horas. No HD haviam bad sectors e arquivos foram movidos, na memória não foram encontrados problemas.

 

 

Periféricos plugados:

 

- D-Link Air Plus USB WiFi
- Teclado USB comum

- Mouse USB CM Storm Inferno

- Tablet Wacom Bamboo Pen (não instalado nas tentativas de reparo)

- HD Externo (não instalado nas tentativas de reparo)
- HUB USB (não instalado nas tentativas de reparo)

 

 

Outros detalhes:

 

- Uso basicamente navegador, raramente programas de edição de imagem e frequentemente os clientes Steam e Battle.net.

- Existe um problema de fiação elétrica no meu apto, as tomadas possuem mal contato, mas assim que bem posicionadas não geram nenhum desligamento ou picos em nenhum equipamento, incluindo o PC.
- Não utilizo No Break ou Estabilizador, apenas um simples filtro de linha apenas com 2 tomadas em uso - da TV/Monitor e da CPU/Fonte.

- O HD de Notebook continua rodando no Notebook agora, e apresenta o mesmo problema de desligamento súbito em jogos.

 

 

Se precisarem de qualquer outro detalhe que puder ser útil, forneço e agradeço a ajuda.

:(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ericz, pedir auxílio não é nada demais, o Fórum existe pra ajudar, mesmo.

 

Sobre suas falhas aí... acho que 4 Gb de RAM single channel em uma APU podem estar causando falhas de paginação de memoria. Lembre que a RAM da APU é compartilhada internamente na controladora PCI-E do processador. Assim, sendo single-channel e sendo 4 Gb de RAM a APU sofre para usar a cache do HD... indiferente saber que HD tu use, o lance é que - acho - talvez a APU esteja sofrendo com a lentidão do swap do hd... 

 

- condene este Hd de notebook

- tente conseguir outro pente de RAM para testar o PC com o swap desabilitado (memória virtual em algo como 128 Mb, pra não dar erros estúpidos)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Claudio, valeu pela resposta!

Sempre tenho orçamento apertado, então quando comprei essas peças peguei 1 pente de 4GB justamente pra aumentar em futuro próximo. Mas eu cheguei a usar dessa forma sem dar problemas por uns 6 meses pelo menos, existe a possibilidade desse problema de pouca memória ter começado há pouco tempo? (O HD de Notebook tá no Notebook, que não uso pra muita coisa, devo formatar e continuar usando nele, porque é um Note até bacaninha, i5 com 6 de ram, mas derramei café)  :P

 

Depois de postar o tópico aqui, tentei reiniciar a máquina, mas antes, prestei atenção em uma atualização do Windows querendo instalar: KB915597.

Lembrei que toda vez que reiniciava caía nesse ciclo:

 

- Instalação do update

- Launch repair após reiniciar

- O repair fazia um rollback antes de iniciar o sistema novamente.
- Ao desligar, instalava novamente o mesmo update.

Dessa vez iniciei normalmente sem o repair e bloqueei a atualização.

Vou ver se o próximo restart vai sem problemas.

 

Quanto a memória, só tenho 1 pente de 1GB de uma máquina antiga que nem deve ser compatível, mas já pretendia comprar mais 4GB de memória, talvez seja uma boa. O único problema é que se for outro componente eu não vou poder comprar, só tenho pra um deles. hahaha

 

Tenho também 1 HD de 160GB limpo aqui, acha que vale a pena eu instalar novo sistema nele pra confirmar um possível problema no meu HD atual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×