Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ericz

Problemas diferentes e intermitentes, provavelmente de hardware

Recommended Posts

Bom dia a todos.
Em primeiro lugar, agradeço a paciência dos que leram o tópico e as tentativas de ajuda.

Não costumo recorrer a forums pra qualquer problema, mas este realmente eu não consigo solucionar sozinho.

Neste exato momento (esta manhã) meu PC parece rodar normalmente, mas já rodou estável como agora e numa questão de tempo os problemas retornam.

O último problema recorrente é uma súbita queda de performance que começa a travar todo o sistema, um simples clique demora uma eternidade, e o sistema vai piorando até o ponto de precisar de reset manual. No entanto, postei em Problemas Diversos ao invés de Micro Travando, porque não é o único problema que venho enfrentando, então peço que mantenham neste fórum, se possível.

Configurações:

- MB Gigabyte F2A75M-D3H
- APU AMD A10-5800K
- Radeon HD7660 (integrada a APU/Processador)
- RAM Corsair 4GB 1 pente
- HD 1T Seagate Barracuda

- HD Notebook 750GB Western Digital Blue (usado anteriormente)

- Fonte Thermaltake 450W

- Windows 7 Home Premium x64

- Windows 7 Ultimate x64 (usado anteriormente)

Início dos problemas:

- O sistema funcionava normalmente com a instalação anterior, até que durante alguns jogos, independente do peso deles pra rodar, o PC desligava sozinho. Não havia telas azuis, avisos, prompts, nada. Apenas desligava como se fosse desplugado da tomada.

- Retirei o HD de Notebook que estava usando, e instalei um novo sistema no HD Seagate, o problema persistiu ao instalar e rodar jogos. O problema não ocorria sempre, nem rodando os mesmos jogos.

- Em um dos desligamentos, houve rapidamente uma tela azul, onde pude identificar apenas que o sistema não havia encontrado os drivers de vídeo.

- Formatei novamente o sistema, e desconfiando de arquivos corrompidos na minha instalação do Win7 Ultimate, desssa vez instalei o Win7 Home Premium. Antes de instalar qualquer outra coisa além do sistema, atualizei a BIOS e todos os drivers necessários, diretamente pelo site do fabricante. O travamento, fora do ambiente dos jogos, começou a partir daí.

- Algumas vezes o sistema funciona normalmente até uma reinicialização do sistema. Essas reinicializações as vezes são normais, outras demoram muito, e na maioria das vezes pede um Startup fix.

Resolução de problemas (tentativas):

Antes da última formatação, retirei e limpei todos os componentes do PC.

Desconfiando de um problema de hardware, efetuei um Chkdsk de 12 horas buscando bad sectors no HD, e um teste de memória estendido (do próprio Windows) que levou mais 4 horas. No HD haviam bad sectors e arquivos foram movidos, na memória não foram encontrados problemas.

Periféricos plugados:

- D-Link Air Plus USB WiFi
- Teclado USB comum

- Mouse USB CM Storm Inferno

- Tablet Wacom Bamboo Pen (não instalado nas tentativas de reparo)

- HD Externo (não instalado nas tentativas de reparo)
- HUB USB (não instalado nas tentativas de reparo)

Outros detalhes:

- Uso basicamente navegador, raramente programas de edição de imagem e frequentemente os clientes Steam e Battle.net.

- Existe um problema de fiação elétrica no meu apto, as tomadas possuem mal contato, mas assim que bem posicionadas não geram nenhum desligamento ou picos em nenhum equipamento, incluindo o PC.
- Não utilizo No Break ou Estabilizador, apenas um simples filtro de linha apenas com 2 tomadas em uso - da TV/Monitor e da CPU/Fonte.

- O HD de Notebook continua rodando no Notebook agora, e apresenta o mesmo problema de desligamento súbito em jogos.

Se precisarem de qualquer outro detalhe que puder ser útil, forneço e agradeço a ajuda.

:(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ericz, pedir auxílio não é nada demais, o Fórum existe pra ajudar, mesmo.

Sobre suas falhas aí... acho que 4 Gb de RAM single channel em uma APU podem estar causando falhas de paginação de memoria. Lembre que a RAM da APU é compartilhada internamente na controladora PCI-E do processador. Assim, sendo single-channel e sendo 4 Gb de RAM a APU sofre para usar a cache do HD... indiferente saber que HD tu use, o lance é que - acho - talvez a APU esteja sofrendo com a lentidão do swap do hd... 

- condene este Hd de notebook

- tente conseguir outro pente de RAM para testar o PC com o swap desabilitado (memória virtual em algo como 128 Mb, pra não dar erros estúpidos)...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Claudio, valeu pela resposta!

Sempre tenho orçamento apertado, então quando comprei essas peças peguei 1 pente de 4GB justamente pra aumentar em futuro próximo. Mas eu cheguei a usar dessa forma sem dar problemas por uns 6 meses pelo menos, existe a possibilidade desse problema de pouca memória ter começado há pouco tempo? (O HD de Notebook tá no Notebook, que não uso pra muita coisa, devo formatar e continuar usando nele, porque é um Note até bacaninha, i5 com 6 de ram, mas derramei café)  :P

Depois de postar o tópico aqui, tentei reiniciar a máquina, mas antes, prestei atenção em uma atualização do Windows querendo instalar: KB915597.

Lembrei que toda vez que reiniciava caía nesse ciclo:

- Instalação do update

- Launch repair após reiniciar

- O repair fazia um rollback antes de iniciar o sistema novamente.
- Ao desligar, instalava novamente o mesmo update.

Dessa vez iniciei normalmente sem o repair e bloqueei a atualização.

Vou ver se o próximo restart vai sem problemas.

Quanto a memória, só tenho 1 pente de 1GB de uma máquina antiga que nem deve ser compatível, mas já pretendia comprar mais 4GB de memória, talvez seja uma boa. O único problema é que se for outro componente eu não vou poder comprar, só tenho pra um deles. hahaha

Tenho também 1 HD de 160GB limpo aqui, acha que vale a pena eu instalar novo sistema nele pra confirmar um possível problema no meu HD atual?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais