Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
spnSpawn

Problema sério portão basculante

Recommended Posts

Boa noite amigos;

Em primeiro lugar peço desculpas por estar postando aqui. Sei bem que provavelmente não é o local mais adequado mas me perdoem, pois foi o único lugar da internet que vi gente disposta e com conhecimento aparentemente suficiente pra ajudar nisso! Pedi ajuda sobre minha central que tinha problema aqui e achei que poderia voltar no mesmo lugar...

É o seguinte... comprei meu motor PPA de 1/4cv e instalei tudo direitinho. Procurei seguir todas as orientações de vídeos que vi no youtube sobre distâncias e também o que dizia no manual técnico.

Assim:

- Contei 25cm do braço de levantamento acima do eixo do portão.

- Contei 20cm de distância do eixo do braço até a barra roscada do portão (no youtube recomendam cerca de 20cm podendo variar um pouco para mais ou para menos).

- Porém uma medida não bateu: do cabo de aço do portão até a barra roscada tem 30cm. Mas isso é impossível eu alterar... varia de portão pra portão.

(o recomendado é que tenha 24~26cm pelos vídeos que vi. Porém o manual não fala nada sobre isso). Vejam bem, se eu tenho 20cm do eixo do braço até a barra roscada, se se for diminuir de 30cm pra 25cm essa distância cai pra 15cm. Então esses 30cm terão que permanecer.

Mas pelo manual tem uma informação importante... diz que o eixo do portão deve estar de 10 a 30cm abaixo do centro do portão. E o sujeito que me fez esse portão o colocou exatamente no meio.

O que acontece é o seguinte... da metade do curso em diante para abrir o motor abre numa boa, até o fim. E para fechar, ele o fecha completamente sem nenhum problema. Mas para abrir, se estiver fechado ele torce todos os suportes e não abre. Isso por que, no meu portão, aos 25cm acima do eixo é necessário puxar o braço para trás para abri-lo e não para cima!

Experimentei subir o braço de 25cm para 30cm e continuou no mesmo. Melhorou um pouco mas mesmo assim sem nenhuma chance de abrir!

Isso que está pegando! Só abre o portão em uma altura em diante onde puxando para cima ele abra. Eu estou achando que é por causa desse eixo do portão exatamente no meio. O que acham?

Mais uma vez, desculpas.

Fico muito grato por ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, esse é um fórum de tecnologia, você não postou na área errada, você postou no site errado, seu problema é mecanico...hehehe

Mas vou te dizer, se o pino do braço oscilante está no centro, a única coisa que resolverá seu problema é mudar o pino de lugar para pouco abaixo do centro.

Veja nesse video como calcular o ponto de giro do portão, não tem muito segredo.

Boa sorte.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais