Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX-6300 Turbo Core


Raito

Posts recomendados

Placa mãe: Asus M5A78L-M LX3

Memória: Gskill Ripjaws Ddr3 2133mhz 8GB(2x4GB)

Processador: AMD FX 6300 Six-Core 3.5Ghz com cooler padrão

Placa de vídeo: XFX ATI Radeon HD7770 1GB DDR5

HD: Seagate SATA 3 500GB 7200RPM 6.0Gb/s ST3500413AS

Fonte: ATX Satellite 400w Reais P6 545k8

SO: Windows 7 Ultimate 64 bits

 

Bom, quando comprei meu computador por volta de 9 meses atrás ele reiniciava quando eu jogava algo pesado por mais de meia hora.

Fiz de tudo, formatei, coloquei diversas versões de drivers e do Windows, atualizei a BIOS, limpei o cooler, às vezes resolvia por duas semanas e logo voltava.

Procurei por fóruns e vi que a versão de placa-mãe M5A78L-M LX BR aparentemente não suportava meu processador, porém a minha versão M5A78L-M LX3 não apresentava nenhum problema para ninguém. 

Resolvi então olhar a BIOS e ir desativando opção por opção relacionada ao processador, para a minha surpresa quando eu desliguei a opção AMD Turbo Core eu nunca mais tive qualquer problema de reiniciar sozinho.

 

Eu queria saber se eu perco desempenho ao desativar o Turbo Core, pelo que eu entendi ele meio que ativa um overclock quando a CPU está sendo muito usada.

Senti um maior uso do processador em coisas pequenas quando desativei, porém pode ser muito bem um placebo meu.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perder desempenho você até vai perder, mas isso ser significante já é outra coisa. Eu acho que não vai fazer tanta diferença, o turbo só aumenta em 600 MHz o clock.

 

Entendi, obrigado por responder.

E sobre esse problema dele reiniciar com essa opção, é coisa da fonte, placa-mãe ou um cooler melhor deve resolver mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

1º - Não use estabilizador, se por acaso estiver usando.

2º - Teste com outra fonte de boa qualidade, a sua não é muito confiável.

3° - Monitore as temperaturas com o HWMonitor.

 

1 - Na época eu testei sem o estabilizador, continuou reiniciando.

2 - Eu testei em outra fonte também, mas não era confiável, comprarei outra no final do ano.

3 - Antes de desativar o Turbo geralmente desligava ao passar de 70º jogando alguma coisa, mas às vezes assistindo um simples vídeo no youtube ele reiniciava, não verifiquei se no caso dos vídeos ele atingia os 70º. Com ele desativado o máximo que vi foi 68ºC no CoD Ghosts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Placa mãe: Asus M5A78L-M LX3
Memória: Gskill Ripjaws Ddr3 2133mhz 8GB(2x4GB)
Processador: AMD FX 6300 Six-Core 3.5Ghz com cooler padrão
Placa de vídeo: XFX ATI Radeon HD7770 1GB DDR5
HD: Seagate SATA 3 500GB 7200RPM 6.0Gb/s ST3500413AS
Fonte: ATX Satellite 400w Reais P6 545k8
SO: Windows 7 Ultimate 64 bits
 
Bom, quando comprei meu computador por volta de 9 meses atrás ele reiniciava quando eu jogava algo pesado por mais de meia hora.
Fiz de tudo, formatei, coloquei diversas versões de drivers e do Windows, atualizei a BIOS, limpei o cooler, às vezes resolvia por duas semanas e logo voltava.
Procurei por fóruns e vi que a versão de placa-mãe M5A78L-M LX BR aparentemente não suportava meu processador, porém a minha versão M5A78L-M LX3 não apresentava nenhum problema para ninguém. 
Resolvi então olhar a BIOS e ir desativando opção por opção relacionada ao processador, para a minha surpresa quando eu desliguei a opção AMD Turbo Core eu nunca mais tive qualquer problema de reiniciar sozinho.
 
Eu queria saber se eu perco desempenho ao desativar o Turbo Core, pelo que eu entendi ele meio que ativa um overclock quando a CPU está sendo muito usada.
Senti um maior uso do processador em coisas pequenas quando desativei, porém pode ser muito bem um placebo meu.
 
Agradeço desde já.

 

De fato voce precisa trocar de fonte.Este desligamento pode até ser falta de energia,pois essa fonte pode não fornecer os 400W prometidos.Pra sua placa de vídeo uma Corsair cx430W Bornze dá conta.E DEPOIS DE TROCAR A FONTE veja se ajuda seu problema com este vídeo:

Boa sorte!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato voce precisa trocar de fonte.Este desligamento pode até ser falta de energia,pois essa fonte pode não fornecer os 400W prometidos.Pra sua placa de vídeo uma Corsair cx430W Bornze dá conta.E DEPOIS DE TROCAR A FONTE veja se ajuda seu problema com este vídeo:

Boa sorte!!

 

Espero que corrija depois de trocar a fonte, aí sigo o vídeo.

Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 anos depois...

Incompatibilidade da placa-mãe com os FX, sei que tem que desabilitar o cooler André quiet e mais um ali, a incompatibilidade é porque não chega energia suficiente na placa-mãe. Espero ter ajudado as pessoas que em 2019 aí da tem esse problemas. Cooler And quiet e alguma coisa com c6

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!