Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Fx8120 + M5a99X Evo


ViHunS

Posts recomendados

Bom dia a todos , estou sem saber o que fazer...

Comecei a brincar no over quando ainda possuia o Hyper 612 , levei o fx8120 até 4.4 e ficou muito bom o desempenho , não oscilava , muito estável tanto no prime quanto em gameplay , porém ele chegava já perto do seu limite de temperatura , dai não conseguia subir mais o clock , porém nunca travava ou esquentava fora dos limites ( 68º proc e 58 nos nucles ) se não me engano os limites são 74 e 62 , porém rodei prime por + de 20min , joguei bf por horas e nunca tive oscilacoes de desempenho e nem desarme por temperatura.. enfim perfeito até ae... Foi o máximo que encontrei com o AIR cooler , voltagens a 1.38vcore e 1.20 na NB ... qlq resultado acima disso , o air cooler n segurava e desarmava por temp..

Querendo mais , resolvi pegar um WC , peguei o Nepton 140XL , um monstro de cooler apesar de não ser DUAL , ruido bem grande , porém eficiencia de grandes , mais n vamos falar sobre ele..

Resolvi brincar mais pesado... Primeiro chute foi @4.8 vcore 1.48 nb 1.23 , tentei várias combinações , sempre tomava erro em 1 ou 2 núcleo no prime então acabei descidindo por descer um pouco.. 
Mandei 4.7 a 1.46vcore e 1.27nb , ele rodou o prime sem ERRO algum , rodei por 20, 25 minutos , todos núcleos passaram , o WC segurou de boa a temperatura , mesmo setado em SILENCE, nem foi preciso ativar o turbo , máximas na faixa de 60ºcpu e 49º núcleos, porém aqui entra 1 problema agora , há uma váriação MUITO grando do MULTIPLICADOR , ele está tudo bem rodando os 4.7 com o multiplicador a 23.5 , do nada ele cai pro minimo 7(1.400) e volta pros 23.5 , isso no prime n acusou erro algum , porém ingame(bf4) quando levo essa queda do multplicador meu fps de 100 , 120 cai pra 30 , 35 fps por alguns segundos e depois o multiplicador sobe e fica normal , e fica sempre rolando isso... o mais engracado é , depois d ehoras e horas jogando , sexta , sábado , domingo não tive esse problema ( mesmo oscilando no prime )... ontem a noite fui jogar mais um pouco ,, sem ter feito QUALQUER alteração ele voltou a dar esse problema de FPS...
Na sexta , no sábado , ontem durante o dia rodou tudo ok , acontecia essas quedas no multplicador SIM , porém o fps n caia e agora voltou a dar isso..

Detalhe , quando rodava no AIR @4.4 esse multiplicador nunca nem pensou em mexer , sempre cravado , ou seja as config da MB estão exatamente iguais antes , só alterei o Multi , o vcore e o core da NB... é claro que andei mexendo em tudo mais ali agora pra encontrar algo estável mais sem resultado... ontem dei 1 default em tudo e rodei ele total stock no prime , ficou cravadin em 3.9 e sem oscilação do multiplicador em nenhuma hora , com temperaturas a 49cpu e 32nucleo , voltei la desativei tudo os necessairios , setei os LLC e demais configs a maioria em extreme e tentei rodar a 4.6 4.7 4.8 5.0 e sempre o meu problema é essa queda do multiplicador depois do prime estar rodando a uns 2 ou 3 minutos...

quais configs estou usando na BIOS ? praticamente 95% igual ao desse video abaixo.. 

https://www.youtube.com/watch?v=fb2Uzbm6PVU

video básico mostrando a queda do multi..

https://www.youtube.com/watch?v=H_EcgcaOzrg

meu setup é da assinatura ..

abraços valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ao amigo ViHunS

 

Assisti ao vídeo da Hardware BenckNews.

Gostei muito deste vídeo. O Youtuber explica muito bem as alterações realizadas.

 

Segue abaixo link de comparação entre FX 8120 x FX 8320:

http://cpuboss.com/cpus/AMD-FX-8320-vs-AMD-FX-8120

 

Segundo a CPUBoss, os Clock possíveis de se estabilizar para as CPU´s FX 8120 & FX 8320

   

                                              CPU AMD          FX 8120        FX 8320

OverClock estabilizado a agua                     4,73 GHZ       4,83 GHZ

OverClock estabilizado a AR                        4,48 GHZ       4,65 GHZ

 

Seria interessante subir pouca a pouco a frequência da CPU, para se ter sem sombra de duvidas qual é a maior frequência antes de aparecer o erro de intermitência. Normalmente este tipo de erro ocorre antes do travamento por falta de vcore.

Este tipo de intermitência, também ocorre quanto a CPU esta ligada em Modo de economizar energia. Ou seja com:

 

 “Cool & Quiet” enable;

“C1E Support” enable;

“Core C6 State” enable

 

 

Qual é a fonte que você esta usando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo problema amigo! EXATAMENTE!

 

Minhas configs :

 

Placa Mãe : M5A97 LE R2.0

Processador : AMD FX 8350

Placa de Vídeo : AMD Radeon R9 290 200 SERIES

Memórias : 4 x 4 G.SKILL RIPJAWS F3-12800CL9S-4GBRL (4GB) 1600MHZ.

Fonte : XFX Core Edition PRO750W

Ventilação do Processador : Water Cooler H60

 

e por favor, se soube como solucionar dá um toque! O mesmo para mim, vou vim aqui logo que eu conseguir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...