Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar velocidade de um fan pela BIOS?


Posts recomendados

Olá, amigos do CH, 

 

gostaria de saber como aumentar a velocidade do meu chassis fan de 12cm da CoolerMaster (não me lembro o modelo) pelo BIOS, pois desde que comprei ele, não vi muita diferença na refrigeração do meu PC, considerando que na pesquisa que eu fiz ele estava entre os melhores no quesito CFM, agora quando eu jogo jogos mais pesados, tipo BF4, meu PC esquenta muito!

 

Dei uma verificada na BIOS e achei as seguintes configurações: (estou mandando a foto como anexo.)

  

 

O que devo fazer?

post-712559-0-80415100-1409141608_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

start temp - é a partir de que temperatura o controle começará a subir o giro. Eu sempre deixava em 40 graus

 

start pwm value é o valor, em pulsos, que será dado a partir do "start temp" baixe um pouco esse 40, para 20 ou 30

 

os outros deixa assim. O ventilador começará a baixar o giro abaixo de 40 graus, que estimo ser as temperaturas "mais ou menos" atuais de nossos dias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderia mostrar o gabinete e em que direção montou essa ventoinha? .

Mostre todas as ventoinhas existentes.

Ás vezes a colocação altera muito o fluxo de ar no interior do gabinete. Além do mais o total de ar entrando tem que ser aproximadamente ao ar saindo, de preferência na direção ascendente do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos do CH, 

 

gostaria de saber como aumentar a velocidade do meu chassis fan de 12cm da CoolerMaster (não me lembro o modelo) pelo BIOS, pois desde que comprei ele, não vi muita diferença na refrigeração do meu PC, considerando que na pesquisa que eu fiz ele estava entre os melhores no quesito CFM, agora quando eu jogo jogos mais pesados, tipo BF4, meu PC esquenta muito!

 

Dei uma verificada na BIOS e achei as seguintes configurações: (estou mandando a foto como anexo.)

  

 

O que devo fazer?

 

Faz para gabinetes auxiliam na refrigeração geral do hardware, porém de nada adianta ter um turbilhão de ar passando pelo gabinete se o cooler box não possui potencial de dissipação térmica para usar o fluxo que passa por ele.

Interessante é ter um conjunto balanceado, 2 fans de 120m já são mais que suficientes quando o cooler possui bom desempenho, como os modelos torre (Hyper tx3, Hyper 212, Hyper 612 etc).

Outro detalhe é que se a fan estiver ligada diretamente na fonte ou no plug de 3 pinos da placa mãe ela já está em rotação máxima.

Seria interessante descrever toda sua configuração afim de lhe recomendarmos a melhor solução para o caso.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos do CH, 

 

gostaria de saber como aumentar a velocidade do meu chassis fan de 12cm da CoolerMaster (não me lembro o modelo) pelo BIOS, pois desde que comprei ele, não vi muita diferença na refrigeração do meu PC, considerando que na pesquisa que eu fiz ele estava entre os melhores no quesito CFM, agora quando eu jogo jogos mais pesados, tipo BF4, meu PC esquenta muito!

 

Dei uma verificada na BIOS e achei as seguintes configurações: (estou mandando a foto como anexo.)

  

 

O que devo fazer?

 

Sugiro seguir a dica do PedraX porque é muito importante, seu gabinete pode estar com ventoinhas posicionadas de qualquer maneira. 

 

Caso não saiba a direção das ventoinhas é muito importante, é um fator para evitar um aquecimento interno do gabinete.  

 

Caso esteja com muitas ventoinhas jogando ar para dentro do gabinete cria-se uma estufa, o que cria a estufa é o calor que vem do processador, chipsets, placa de vídeo off-board que leram bastante ar quente dentro do gabinete. 

 

 

poderia mostrar o gabinete e em que direção montou essa ventoinha? .

Mostre todas as ventoinhas existentes.

Ás vezes a colocação altera muito o fluxo de ar no interior do gabinete. Além do mais o total de ar entrando tem que ser aproximadamente ao ar saindo, de preferência na direção ascendente do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC ainda está na garantia ? Se você colocou o FAN na tampa lateral colocando ar "para dentro" , pelo que eu vejo tem um local para colocar mais um FAN na traseira. Seria bom colocar um outro "tirando" o ar do gabinete-Você já deve ter notado as setas de orientação do fluxo impressas nas lateris do FAN. Meça a largura do gabinete, pois talvez você tenha que colocar um cooler de torre.

Mas a princípio você deve checar tudo antes de tomar essa decisão, pois o verão tá aí na porta.

Ah e é mais importante: o cabo de força desse FAN lateral está ligado como ? Direto no fonte ou em alguma saída de força da MB ?

Estou considerando que o cooler é padrão, aliás é bom você fornecer o restante da configuração:MB, processador, memória,marca emodelo do fonte,se tem placa gráfica, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tenho esse PC há uns 3 anos, está fora da garantia. Já pensei em colocar outro na "traseira" do gabinete, mas eu medi certinho e só tem 10cm disponíveis, vocês conhecem algum fan bom desse tamanho? O que seria um "cooler torre"? kkkkk Sou leigo nessas parada de casemod... 

 

Ah, o cabo de força do fan agora está ligado direto na MB, antes estava ligado num adaptador que veio junto com o fan que eu conectei com um conector SATA da fonte, mudei porque li a respeito que ligar direto não controlaria bem o fan e só usaria a potência média do fan, enquanto ligar na MB "controlaria" a rotação do fan conforme a temperatura, isso é verdade?

 

Quanto à minha humilde máquina: MB pcware APM80-D3 (sim, é uma carniça), Phenom x4 820, 4gb ram, fonte Bluecase 500w "reais"(pior ainda), MSI GT630 2gb. Quanto à minha fonte, estou sem dinheiro pra comprar uma melhor agora, que provavelmente seria uma CX430, será que influencia tanto na temperatura interna do gabinete? 


Galera, o que vocês acham do Spire 120mm com controlador? Tá R$ 15 à vista no Kabum e tem um review favorável aqui no CH, alguém já usou ou conhece alguém que usa?

 

Link do Kabum:

 http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue

 

Link do review:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/759931-review-spire-cooler-fan-120x120mm-sp12025s3h34-atualizado-13092010/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi agora a largura da entrada de ar traseira, tem duas medidas, a maior é 9cm, a menor 8cm. 

 

Não sei se meu fan é PWM, mas encontrei o link oficial dele: http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/bc-120-green-led-fan/

 

Quanto ao Spire 120mm? O que acha dele, PedraX?


A largura do gabinete é 18cm.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o do review( no link) é bom. Mas voltando á vaca fria, eu no seu lugar faria uma bela manutenção básica primeiro: desmontar, limpar bem todos os componentes, se for o caso, desmontar o cooler, trocar a pasta térmica( que pode estar ressecada-pela idade do PC), etc.

Antes compre tudo o que você precisa: álcool isopropilico, pasta térmica de boa qualidade, cotonetes e algodão em chumaços( não aquele em bolinhas que solta muito). Veja no Youtube que tem vários vídeos de como fazer esse serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à limpeza do PC, desde que comprei, já desmontei ele todo e limpei várias vezes, e sempre que compro alguma peça nova eu dou "uma geral" nele. Troquei a pasta térmica dele uma vez, não é aquela que vem com prata kkk, mas foi recomendada por um técnico amigo meu.


Acho que não vou ficar com esse PC por muito tempo, pretendo montar um outro melhorzinho só pra jogo mesmo, só estou esperando começar a estagiar kkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!