Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com ARDUINO e MAX232


Ir à solução Resolvido por leaokrollew,

Posts recomendados

Olá.
Tenho um arduino UNO que está com o seguinte programa:

void setup(){

Serial.begin(9600);

}

void loop(){

Serial.println("Teste");

delay(500);

}

 

Do pino TX do arduino vai até um acoplador óptico e um led de sinalização de transmissão. em seguida vai para pino 11 do max232.

O que eu quero com isso : Quero apenas fazer um teste nessa placa de comunicação que tem 2 acopladores (um tx e outro rx)  e estou usando o arduino para enviar sinais tx ao pc.
 

O problema é que a mensagem ( Teste) que chega no hiperterminal   esta toda zuada (bagunçada). 

Fiz o teste colocando os 2 acopladores em loop e funciona (logo os acopladores e o circuito do max esta funcionando).
Fiz o teste pegando o pito tx do arduino e colocando diretamente no pino 11 do max ai funcionou tambem.
Notei uma coisa estranha>>> o Led da placa onde está o acoplador q recebe o TX do arduino sempre fica ligado e só pisca (apaga) quando recebe o sinal, porém  o led que fica na placa do arduino do TX funciona ao contrario (  sempre esta apagado e só acende quando transmite sinal) Que loucura é essa??? sera que é por isso q n funciona?

Fiz um outro teste  no outro acoplador  só que agora de maneira oposta . Eu enviava  um sinal pelo hiperterminal do pc   , passava pelo max   ai pelo acoplador  dele  ia pra dentro do rx do arduino e ele fazia a leitura. Resultado FUNCIONOU.



Ja troquei acoplador de marcas e tipos diferentes 6 ou 4 pinos e n muda nada o resultado. ja usei fonte externa no arduino e nada ,  Hoje o acoplador que está la é o 4n25

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como pensei...  está invertendo o sinal.

Caso mandasse em binário 11111111

estava mandando 00000000

Faça diferente,desinverta o sinal de entrada ou saída do acoplador. Inverta o led do acoplador.

Me desculpe, minha função não é te ensinar o que fazer, mas te ensinar como pensar.

Caso não consiga, estamos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá companheiros.

Resolvi o problema  ultilizando 1 Transistor PNP    e um resistor de 4,7k

 

Peguei o sinal do TX que vem do pino do arduino e conectei na base  do transistor em serie com a resistencia. 

Depois  liguei o +5V do arduino  no emissor  do transistor

Logo o coletor eu liguei  no pino da minha plca  onde esta o acoplador RX.

Funciona prfeitamente até 28800 de BR  como preciso de 9600 BR  é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!