Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX-4300 black editon


jugge

Posts recomendados

olá,venho recorrer aos tecnicos do nosso forum.

possuo uma maquina assim:

 

Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - 

Fonte Corsair CX-430W - CP-9020046-WW

Processador AMD FX 4300 Black Edition 3.8GHz 8MB AM3+ FD4300WMHKBOX

MB GigaByte p/ AMD GA-78LMT-S2 AM3+ Box

Gabinete Thermaltake ATX Commander MS-I Snow Edition 

 

o HD eu n lembro pois eu ja tinha um em casa, é de 500gb.

 

minha questao é o seguinte ,vou postar a print

 

https://imageshack.us/i/exXPqjoSp

 

 

qrYaAm.png

qrYaAm.png

 

estou MUITO preocupado com as temperaturas, meu pc nunca travou nem nada,so antigamente q ele deu algumas telas azuis, ao total foram 4  ao longo de 5 meses.

 eu nao passei pasta termica ,pois usei a q ja veio na box( nao sei se fiz correto) pois uso o pc para jogos medianos, tipo skyrim,dota 2, league of legends.

 

hj pudi notar que ao estar jogando esse tal de TMPIM2 chegou a 94  °C.

agr estou muito nervoso pois nao sei o q fazer,comprei uma pasta termica chamada ARTIC SILVER 5,mas ainda nao passei,pois pretendo mandar para um tecnico  limpar o pc, colocar outro cooler no gabinete e dps aplicar a pasta.

 

queria saber se as temperaturas estão muito elevadas como eu imagino,estou  muito nervoso.

obrigado,se algum puder me ajudar e dar algumas dicas para aliviar minha pressao.

 

 

OBS: o pc é tudo novo so tem 5 meses de uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só consegui ver uma das fotos que você postou, e as temperaturas estão normais, por volta dos 32ºC nos núcleos e 15ºC os TMPIN (que são sensores da placa, no northbridge, soquete, etc.).

 

Como fica a temperatura dos núcleos em jogos? Mas é uma ótima trocar a pasta pré-aplicada pela Arctic Silver. Vai sentir uma boa diferença.

 

Sobre o TMPIN a 90ºC, precisa saber onde fica o sensor (pesquise no Google - depois eu dou uma olhada também). Essas placas mais simples costumam ter problemas de superaquecimento com os FX, mas não é comum com o FX-4300, que é só um quad core. Você está fazendo over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta, as 3 fotos sao a mesma pois eu coloquei em links diferentes pois eu nao sabia qual iria da certo.

 

em jogos eu nao medi a temp dos núcleos, mas posso afirmar q, ao olhar no HW monitor ,vai estar escrito AMD FX 4300>temperatures>package> q na foto esta 37ºC,chegou a 74ºC no maximo quando vi,estou achando muito.

 

olha eu pelo menos nao faço over,nao sei se ele ja veio com over pois eu mesmo instalei tudo no pc,com os cds e tal ,mas ao olhar no AMD overdriver posso perceber q  a frequencia/velocidade do núcleo passa um pouco dos 3.9MHZ,nunca mais q isso (no caso nunca vi chegar nos 4.0).

Sobre o TMPIN2 minha preocupação também,nao tenho certeza onde fica mas, quando eu coloco a mao na parte de traz do CPU por fora,posso sentir ele esquentando bem atrás do processador  e mais um pouco pra esquerda ,somente nessa regiao que posso sentir o calor,o resto fica FRIO mesmo.

 

 

OBS:rola um mito sobre o amd overdriver que  a margen termica mostrada sao  quantos falta para chegar na "temperatura maxima" ,é serio iso?

 

segue a print : so estou assistindo uma stream,skype aberto  e o facebook. ele ficou por puco tempo com essa frequencia depois abaixou.

 

iQ2cvD.png

 

https://imageshack.us/i/idiQ2cvDp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente ver pelo Aida64. Pelo menos você pode comparar. Está realmente alta, sim, especialmente que você não está fazendo nada de mais com o processador.

 

O print está meio borrado, então não dá para ler direito. Não dá para ver a frequência.

 

Parece que o TMPIN2 é o VRM e o TMPIN1 o northbridge. Se for o VRM, você está tendo problema de tensão, superaquecendo / sobrecarregando o alimentador da CPU. Como eu falei, essas placas-mãe simples costumam suar a camisa com os FX. Mas pode não ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Arctic Silver só vai diminuir a temperatura do processador (que já é uma boa), não dos TMPIN (acho que um deles é do soquete, que vai melhorar). Por isso que eu falei para você ver com o AIDA64. Se os TMPIN estiverem realmente altos durante os jogos, você vai ter que colocar uma ventoinha direcionada para o VRM, melhorar a ventilação, enfim... Mas também não é o fim do mundo, pois o VRM, Northbridge, não é tão delicado como a CPU. A questão é quando chegar o verão... Aí a chapa esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode me ajudar a localizar esses TMPIN, eu nao consigo achar postei as prints com  amd over,hw, e o core temp, vou mandar trocar a pasta e por um novo cooler como você disse,na segunda,mas esta estão alarmante assim como eu penso?

 

e tipo,coloco  para tirar o ar ou jogar frio?pois ja tenho uma q fica do lado do processado,atrás do gabinete retirando o ar,pois quando ponho a mao é naquela regiao q esquenta

 

obrigado mesmo cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TMPIM_zps30f19555.jpg

 

Então, os três TMPIM costumam ficar nos lugares circulados (VRM/soquete/northbridge), mas a numeração varia de placa para placa. Eu acredito que o TMPIM2 é o VRM (o de cima), mas não tem como saber, só mesmo com o fabricante. Ou você pode pesquisar no Google.

 

Veja as temperaturas da CPU com o AIDA64. Se estiverem abaixo de 65ºC em jogos, pode jogar até o técnico limpar e trocar a pasta térmica. Se estiver acima de 70ºC, é melhor segurar até o micro voltar da manutenção. Se os TMPIM estiverem acima de 80ºC, eu também dava um tempo. Mas é como eu falei, TMPIM não tem como trocar pasta térmica nem nada. Você só pode colocar umas ventoinhas na tampa lateral, essas coisas. Em casos extremos, fazer um undervolt no processador ou desabilitar o turbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu passei o modelo do meu gabinete,ele possui um cooler do lado do precessador,puxando o ar,seria melhor eu colocar uma em cima do "processador retirando também'? ou colocar uma na frente do gabinete jogando ar frio  ou do lado da tampa,no nomento so posso colcar +1 cooler,so no fim do mes q vou poder colocar +1,pode me ajudar com isso?

 

obrigado de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que fica atrás do gabinete é padrão. Você tem que colocar um na tampa lateral, jogando ar em cima da placa-mãe. Em cima não ajudaria tanto, pois o ar quente já sobe de qualquer maneira. Como a sua grelha lateral é grande, eu colocava logo um de 140mm para cima. Não sei, veja aí. Coloque o maior que couber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questao é q a minha placa-mãe fica muito pra cima,se eu colcocar na lateral ele vai joga ar embaixo da placa de video,agr nao sei o q fazer,onde colocar,minha placa-mãe é pequena 

 

 

onde sera q posso colocar o cooler? pensei em colocar um atrás do gabinete jogando ar frio no lugar do que veio com o gabinete,ou seja,inverter ele,porque ele fica bem do ladinho do processador,

e colocar um bem emcima do gabinete/processador tirando o ar quente,o q acha?

 

pretendo daqui um mes colocar outro cooler também.

 

@edit

acabei de baixar o AIDA,e tenho uma duvida ao olhar no hw monitor eu vejo "AMD FX 4300>TEMPERATURE 30c . ( no caso seria o que? meu processador? eu acho que pode ser os núcleos nao sei )

 

 

AIDA64

*CPU 42C AVERAGE -MAXIMUM 59C

*CPU-core1 -25.8 AVERAGE -43 MAXIMUM

*CPU-core2-25.8 AVERAGE-43 MAXIMUM

*CPU-core3-25.8 AVERAGE-43 MAXIMUM

*CPUcore-4-25.8 AVERAGE-43 MAXIMUM

 

MB - 56 MAXIMUM - 47.7 AVERAGE

 

no momento esta assim com skype em chamada, o forum aberto e  aida64 e core temp abertos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Então o mais importante agora é trocar a pasta térmica do processador. Depois, procure por ventoinhas para a placa-mãe, pois tem uns kits para refrigerar memória que eu sei, então você pode adaptar uma ventoinha em cima do VRM, por exemplo. Mas antes você precisa se certificar das temperaturas, por isso que eu falei para você usar o AIDA64 para ver. Acho que tem a versão trial que você pode instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AIDA64


*CPU 75C AVERAGE -MAXIMUM 89C


*CPU-core1 -58.8 AVERAGE -73 MAXIMUM


*CPU-core2--58.8 AVERAGE -73 MAXIMUM


*CPU-core3--58.8 AVERAGE -73 MAXIMUM


*CPUcore-4- -58.8 AVERAGE -73 MAXIMUM


 


MB - 81 MAXIMUM - 69.7 AVERAGE.


 


Isso durante os jogos nao  cabei de testar usando o AIDA.


 


e agr?eu creio q estou esse pc assim a uns 4 meses ;/


 


*como eu ddisse das ventuinhas,você viu meu cabinete né?então estou pensado em colcocar uma para jogar ar frio onde esta a padrão do gabinete ( q retira o ar quente ), e colocar uma bem em cima do processador tirando o ar quente, elas vão ficar bem proximas ,mas acho q o ar frio vai direto no northbrid se n me engano esse o nome,q fica  do lado esquerdo do processador como  a print q você me mandou.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, está bem alto, mas não está crítico, mas eu parava de jogar (ou jogava jogos simples) até o técnico trocar a pasta térmica. Se ele fizer tudo direito, a temperatura máxima deve ficar entre 55ºC e 65ºC. Sobre a temperatura da MB, só adianta mesmo melhorando a ventilação ou desabilitando o turbo core.

 

Sobre as ventoinhas, eu não mexeria na que fica atrás, porque é muito importante tirar o ar quente que se acumula na região do soquete. Eu colocaria uma na lateral, jogando ar para dentro, mesmo que fique baixa, porque ventila e resfria a VGA, que também acumula calor. E eu colocaria uma em cima, para fazer uma corrente mais forte do ar quente que sobe. Mas compre a maior possível para a lateral. Parece que a grelha é grande, então, meça com a régua e compre a maior possível e com maior fluxo de ar.

 

Se com a troca da pasta térmica a coisa não melhorar (acontece), você teria que comprar um cooler, porque o cooler box é ruim mesmo. Um TX3 ou T4 daria conta do recado. Se quisesse gastar um pouco mais, um Hyper 212X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok muito obrigado mesmo cara,

 

pudi perceber q meu processador  é 3.800mhz,mas ele fica a 3.9170mhz

 

seria isso a causa também do problema?e pudi notar também q o VCORE chega a 1.4.

 

e como posso desabilitar esse turbo core, pois eu n mexi em nada ,eu acho q ele ja vem "on"

 

 

vou trocar isso na segunda, mas o cooler pro processador so mes q vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele fica a 3.9Ghz porque o turbo dele chega a 4Ghz, quando mais exigido. Acho que o Vcore é esse também. Sobre desabilitar o turbo, acho melhor esperar o micro voltar para ver se vai continuar esquentando ou não. Se estiver esquentando, você tem que entrar no BIOS e encontrar a opção para desativá-lo. Mas você vai perder desempenho no geral, vai ficar mais fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa,por favor dá uma olhada neste video que já postei em outros casos.Aqui,o cara diz que o turbo boost não ativou,mesmo depois dele fazer o ajuste manual na bios. E diz também que o processador só chegava até os 3900 e poucos,mas não atingia os 4,2 padrão.

Será que pode ser este o problema? Teria que usar este programa para setar a bios sem acontecer este problema?

Até mesmo aquele problema com a Asus LX/BR poderia ser isto,ou não?

 

O processador é velho,mas acho que o procedimento ode funcionar .valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o FX-4300 tem o clock base de 3.8Ghz e o turbo de 4.Ghz, não? Eu vi pela Newegg e o CPU World, porque a AMD economiza no site e nem coloca as informações detalhadas das CPUs (aff...)  :lol:

 

Não sei, mas ele não passou a impressão de que o processador fica colado no clock máximo. Como ele disse que "o VCORE chega a 1.4.", eu assumi que a CPU está escalonando o clock naturalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Post

 

acabei de voltar da loja com o pc, fizemos o teste lá, fizemos o teste de stress e chegou a 64c no maximo!  por 5 minutos +/-

 

coisa q normalmente ja estaria na casa dos 85.

 

trocamos  a pasta,e ele adptou um cooler do lado do pc, e , vou testar em jogos agora.

 

estou espantando com a diferença.

estou20  a 32c assistindo stream varios programas abertos e tal como  eu postei na primeira print..

 

 

depois posto resultados em jogos obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei uma partida de lol aqui,

TMPIM2 n passo de 68c e foi o maximo q chego (olhando pelo hw monitor )

 

agr a MB chego a 56

CPU a 65

e os núcleos a 49.

(olhando pelo AIDA agora)

 

 

muita diferença , obrigado a todos pela ajuda.

 

@Contiusa eu tire o cooler de traz do gabinete e coloquei ele em cima, bem na onde ficava localizado a fonte de calor em cima do processador.olha (olhe meu gabinete na print ,tem 2 grelas na parte de cima do cpu  e eu coloquei lá bem exatamente na onde fica o processador)

 

acho q deu muito certo  daqui 1 mes vou por +1 cooler atrás do pc e vai fica show

 

obrigado a todos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...