Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Seagate Barracuda prestes a "falhar" (The disk may fail soon)


Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Antes de qualquer coisa, eu dei uma olhada meio superficial no fórum e vi algumas respostas que reforçaram as minhas hipóteses. Venho aqui relatar o meu problema para confirmar o que está acontecendo e pedir dicas/ideias. Perdoem-me se eu parecer detalhista demais, mas acho que tem algumas informações interessantes.

 

Pois bem, há aproximadamente duas semanas meu computador (especificações técnicas no fim do texto) começou a se comportar de forma estranha. Em um dia, durante o boot, o computador deu início a um chkdsk na partição D: (a qual eu usava para arquivos e jogos, em contrapartida à partição C:, que eu usava para o sistema) sem que eu o tivesse programado. Eu cancelei o processo e liguei o pc normalmente sem dar muita bola. Com o pc ligado e funcionando, eu notei que o aplicativo da Steam estava instável, com alguns problemas na interface e sem poder atualizar. Após uma reinicialização na tentativa de corrigir o problema, o computador novamente deu início a um chkdsk, mas desta vez eu deixei rolar. Durante o processo ele acusou inúmeros setores ilegíveis e aparentemente os corrigiu, ligando o computador normalmente logo em seguida. A Steam ainda estava esquisita, então eu decidi desinstalar manualmente o aplicativo (inclusive deletando as entradas no registro) e reinstalar, o que resolveu o problema do programa, mas não do chkdsk automático.

 

No dia seguinte, ao ligar o pc, o chkdsk iniciou durante o boot mais uma vez. Eu cancelei e imediatamente fiz um backup dos meus arquivos com medo que alguma coisa ruim acontecesse. Eu busquei várias soluções na internet de como cancelar esse chkdsk automático, dentre elas alterar a entrada no registro e entrar com comandos no prompt pra cancelar o chkdsk. Dentre os comandos, um deles era ‘chkdsk /f /r d:’, o qual demorou quase 7 horas pra concluir. Ele fez o desmonte do volume e corrigiu os setores defeituosos, o que resolveu o meu problema temporariamente.

 

Mais ou menos uma semana depois com o computador ligando normalmente, eis que o chkdsk reaparece no boot. Eu rodei o comando acima no prompt novamente numa quinta-feira de manhã, o qual apresentou um erro durante o processo (que eu infelizmente não registrei), mas resolveu o problema. Até sexta-feira à noite o computador estava absolutamente normal; no sábado de manhã, ao ligar o computador, não houve chkdsk, mas a partição D: estava INVÁLIDA. Todos os atalhos, arquivos e programas instalados nesta partição estavam absolutamente inacessíveis e não era nem possível visualizar o tamanho do disco pelo Explorer do Windows.

Eu rodei uma verificação dessa partição a partir das propriedades, com o sistema funcionando mesmo. A verificação foi estranhamente rápida e, ao terminar, eu vi que a partição tinha 805 GB livres de 805 GB no total. Eu imaginei que a partição tivesse sido misteriosamente “formatada” e comecei a reinstalar Steam, Origin etc.. Mesmo com a reinstalação da Steam, não consegui abrir o programa, e não apenas isso, o sistema começou a apresentar lentidão e instabilidade. Reiniciei o pc e o problema persistiu.

 

A essa altura eu já estava de saco cheio e, como eu já havia salvado meus arquivos, decidi formatar tudo de uma vez. Inseri o disco de instalação do Windows 7, deletei uma das partições e formatei o HD integralmente pra garantir que tudo ficasse limpo. Ao tentar prosseguir com a instalação, me aparece o erro de código 0x80070057: “Windows could not format a partition on disk 0. The error occurred while preparing the partition selected for installation”.

 

Depois de algumas fuçadas na internet, eu apliquei os seguintes comandos no prompt, nesta ordem: diskpart,  list disk, select disk #, list partition, clean, create partition primary, select partition #, active, format fs=ntfs.

 

Todo esse processo demorou umas 4 horas e eu estava crente que resolveria meu problema. Ele eliminou todas as partições (inclusive a de recuperação OEM, que vem de fábrica). Bom, não resolveu. Quando eu fui tentar instalar o sistema na única partição disponível, apareceu a seguinte mensagem: “Windows cannot be installed to this disk. The disk may fail soon. If other hard disks are available, install Windows to another disk.”

 

Neste ponto por inúmeras vezes eu formatei o HD e dividi o espaço em duas partições (uma de 70 GB para o SO e outra com o restante para os arquivos). No desespero eu ainda rodei um chkdsk pelo prompt, mas foi inconclusivo. Ambas as partições apresentavam a mesma mensagem na tentativa de instalar o sistema. Após algumas pesquisas eu descobri não apenas que o meu HD estava apresentando Bad Blocks, como também estava prestes a bater as botas a qualquer momento.

 

Eu gravei o SeaTools para DOS num CD e rodei. A única coisa que acusou foi que o firmware precisa ser atualizado e mandou eu ir para a página de suporte da Seagate, o que não foi nada conclusivo. Depois disso eu desliguei o computador e não tentei mais nada.

 

Eu não rodei nenhuma ferramenta de diagnóstico enquanto o HD ainda estava funcional para trazer para vocês, pois eu não imaginava que o problema evoluiria tão rapidamente. Tudo isso aconteceu em poucas horas. Eu só gostaria de fazer o “tira teima” e confirmar com vocês: o HD realmente está fadado a pifar? Vocês recomendam eu rodar alguma ferramenta de diagnóstico com o pouco que tem de funcional no computador e/ou tentar corrigir esses problemas? Pois, pelo que eu li, o problema é físico e vai piorando, mas vi algumas pessoas que “isolaram” os setores defeituosos e mantiveram o HD funcional por um bom tempo. Porém, mesmo nestas condições de recuperação, o HD fica imprevisível e pode morrer a qualquer momento.

 

No meu caso, não preciso recuperar nada de importante do HD, pois já fiz backup. Eu só gostaria de saber se e devo dispensar esse HD de vez e providenciar um novo ou se vocês acham válido eu tentar salvar o disco.

 

Além disso, li que as possíveis causas dessa deterioração do HD podem incluir aquecimento, umidade, poeira, instabilidade elétrica, choques mecânicos e mau gerenciamento do disco (como desligar pelo botão e coisas assim). As causas mais possíveis para o meu caso são aquecimento (pelo fato de eu jogar jogos bastante pesados, o que eu acho improvável, pois meu gabinete é bem ventilado e eu nunca vi o HD passar de 45o C nos benchmarks) e instabilidade elétrica, pois eu moro em São Paulo e a rede elétrica aqui é simplesmente caótica. Eu dispensei o estabilizador há uns dois anos, quando troquei para este pc, e uso um filtro de linha genericão mesmo. O HD tem o mesmo tempo de uso do pc, ou seja, uns dois anos, mas eu sei que um HD devidamente cuidado deve durar uns cinco anos no mínimo. Será que há alguma relação?

 

O que vocês sugerem que seja a causa do meu problema? Recomendam alguma estratégia para evitar esse tipo de problema com os componentes do computador?

 

Agradeço desde já pela atenção de quem responder e peço desculpa pelo tamanho do texto. Como eu disse, algumas das informações podem ser valiosas pra fazer um “diagnóstico diferencial”. Se precisarem de mais informações é só falar.

 

 

Especificações:

SO que eu utilizava e pretendo instalar: Windows 7 Home Premium 64-bit

Placa-mãe: ECS H61H2-M2

HD bichado: Seagate Barracuda ES.2 1000340NS - 1 TB

RAM: 2x4GB Corsair 1600 MHz

Processador: Intel Core i5-2310 Sandy Bridge (2,90 GHz)

Placa de vídeo: Radeon HD 7850

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma excelente oportunidade para testar o conteúdo do Hiren's Boot CD que diga directamente respeito a HDUs.

 

Em 1º lugar? Perdoe, Augusto César! EM 1º LUGAR após ter recuperado tudinho!

um LOW LEVEL FORMAT. O seu único contra é que demora bastante tempo. Por isso mesmo as assistências costumam negar - pelo menos ignorar - que este tipo de formatação exista, apesar de resultar em tudo e mais alguma coisa, inclusivé antes de a Microsoft se ter apropriado do QDOS (Quick & Dirty OS) do Gary Kildall.

http://hddguru.com/software/HDD-LLF-Low-Level-Format-Tool/

guia básico e dl (SEM instalador): http://www.baixaki.com.br/download/hdd-low-level-format-tool.htm

guia básico e dl (SEM instalador): http://www.superdownloads.com.br/download/73/hdd-low-level-format-tool/

 

Eis como proceder pra instalar o Hiren's (recomendo imenso) e/ou um distro (SO) Linux. Recomendo o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander).

Baixar e instalar - de preferência (*) em CD, em DVD, numa pen bootável via Yumi - o Hiren's Boot CD.
Além de muitos freewares e sharewares, o Hiren's tem uma mini-versão do XP. Para arrancar esse Mini-XP a partir do Hiren's, CD, DVD ou pen bootável. ou a opção '(*)'.
Também inclui montes e montes de programas, e um ou mais deles acabarão por ajudar a resolver montes e montes de problemas. Se for baixado via baixaki ou superdownloads, SEM o instalador de adwares, spywares, etc.

Hiren's Boot CD
Conteúdo: http://www.hiren.info/pages/bootcd
download: http://www.hirensbootcd.org/download/
Guias básicos e download: http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm
http://www.superdownloads.com.br/download/12/hirens-bootcd/

Yumi
http://www.superdownloads.com.br/materias/6105-descubra-criar-pendrive-de-boot-capaz-de-instalar-varios-sistemas-operacionais.htm
http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/
http://www.baixaki.com.br/download/yumi.htm
http://www.superdownloads.com.br/download/67/yumi/

Ubuntu:

http://mirrors.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/
http://mirrors.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/13.10/
http://releases.ubuntu.com/
http://releases.ubuntu.com/13.10/

(*) Mas também se pode correr o Hiren's ou o Ubuntu a partir de uma drive virtual, criada por exemplo via Daemon Tools. ----> http://www.baixaki.com.br/download/daemon-tools-lite.htm ou Virtual Clone Drive http://www.baixaki.com.br/download/virtual-clonedrive.htm

Mas há bastantes mais 'suites' tipo Hiren's. Por favor, ver este tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083484-portable-freeware

 

Boa sorte. Especialmente com um seagate, os que tive acabaram por meter água a torto e a direito. E não vendo HDUs. Se vendesse, Hitachi e WD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Augusto Cesar.

Em 1º lugar Na minha "caminhada" de quase 25 anos com computadores em casa, muitos HDUs foram ficando pelo caminho.
Especialmente Quantum e Seagate. Um caríssimo (250 euros, aí 750 reais) Quantum Bigfoot de 50 GB só me durou 1 mês!
ODEIO estas 2 marcas: QUANTUM; SEAGATE.

Dos que mais gosto:

1-) Hitachi (ex-IBM, mas só devido ao contrato de exclusividade da Hitachi com a IBM; O Bill Gates saiu-se bem melhor! ;) )
2-) WD, Western Digital.
3-) Samsung quando ainda era marca independente. Mas prefiro as 2 marcas acima.
4-) Em externos, tenho gostado imenso do meu WD Elements 3TB, e da marca Iomega (um de 250 GB; um de 750 GB).

De momento tenho,
PC Fixo: 1 Hitachi de 500 GB aí desde 2005 ou 2006 - em cavalo que ganha não se mexe!
Note HP: 1 WDC de 500 GB - custou-me 50 ou 55 euros (ca 150 ou 165 reais) o ano passado.
O de origem só tinha 160 GB. compei uma caixa externa pra HDs de note e fiquei com uma pen gigante de 160 GB.
Externos: 1 Iomega de 250 GB e um de 750 GB; 1 WD Elements 3 TB (120 euros, aí 360 reais, em inícios deste ano). 1 de 160 GB, mas não recordo a marca de cor.
Em externos, é um 'must' se tiverem ligação firewire, a priori tão ou mais rápida que USB3, e MUITO anterior a esta USB.
E evitar caixas "escorragadias". tive 1 Iomega 250 GB prateado, bonitinho, mas que estava a trabalhar e escorregou da secretária para o chão. Continuou a trabalhar, mas nunca mais arrancou - o HD tinha ido pro maneta.

Quase todos os freeware, opensource (e shareware) que vou pôr existem no Hiren's. Conteúdo: http://www.hiren.info/pages/bootcd

Por ordem alfabética:
CloneDisk (backups)
- Crystal Disk Info
- ferramenta/s específica/s para HDUs Seagate, por exemplo
SeaTools for DOS
Seagate DiscWizard
Mas as dos Hitachi e WD costumam resultar em outras marcas, também.
- Hard Disk Sentinel
- HD Tune (free e Pro)
- HDD Capacity Restore
- HDD Low Level Format Tool (uma das melhores a formatar, para mim. Contra: leva, em geral, muito tempo.

A versão paga reduz os tempos das formatações, entre outras coisas.
- HDD Scan
- MINI XP (arranca a partir do Hiren's)
- ODIN (backups)
- Partition Image
- Partition Magic
- Partition Saving
- TestDisc - FENOMENAL pra testar, e até tentar reconstruir partições com ele.
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk
Download: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download
Mini-guia: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step
- Victoria
- Vivard

GENERALISTAS - Isto é, NÃO ESPECIFICAMENTE PARA HDUS
- AIDA64 extreme Edition (shareware). substituiu o obsoleto Everest a partir de 2009 ou 2010.
Apesar do nome, O Aida64 também dá em 32 bits. A versão Aida32 também está obsoleta.
- Core Temp 32 versão Portable
- CPUID
- CPUZ
- Double Driver
- Recuva
- RegBack
- Slim Drivers
- SpeedFan
- Test My Hardware

 

Mas RECOMENDO vivamente que teste outras ferramentas também, quer do Hiren's, quer de outras bibliotecas/suites de programas "portable" freewares e opensource (por favor, clique no link da minha assinatura: tem lá links).

 

EDIT

Ia esquecendo. O distro (SO) Ubuntu é bastante amigável e fácil de utilizar. Dará para aceder a HDUs inacessíveis via windows, e assim tentar ir buscar conteúdos e dados e fazer backups, antes de formatar, tentar recuperar, etc.

Recomendo a versão 13.04 ou 13.10. Ainda não instalei nem usei nenhuma versão 14.??

 

Boa sorte, e cumprimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anthmann

 

Obrigado pela ajuda e pelas dicas :)

 

Hoje mais cedo eu gravei o Hiren's Boot em um CD e tentei rodar alguma ferramenta de diagnóstico no HD problemático (ou pelo menos no que sobrou dele). Achei a interface desse programa bastante confusa e não consegui fazer exatamente o que eu gostaria, mas também acho que não teria conseguido de qualquer forma, pois nem por meio do gerenciador de disco do Mini-Windows XP consegui tornar o HD válido para qualquer coisa. Mal consegui formatá-lo devidamente. A minha intenção era rodar o CrystalDisk, e as ferramentas de diagnóstico da Seagate acusavam que não havia disco presente que pudesse ser analisado. Não rodei o low level format pela questão do tempo e também porque acredito que a esta altura do campeonato não valha mais a pena.

 

Eu sei que o HD está de fato morrendo, mas eu só gostaria de ver o quão deteriorado ele está... Bom, paciência. Em tempo, eu já encomendei um Western Digital de 1TB. Vou pegar alguns destes programas de diagnóstico e deixá-los preparados tanto no HD novo quanto no notebook que comprei recentemente, caso eu venha a precisar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de novo, Augusto César.

 

É, a interface é algo confusa e necessita de alguma habituação. Eis uns truques:

 

1-) Clique no ícone (acho que é com o botão direito do rato) do Hiren's que aparecerá ao fundo, do lado esquerdo. Aparecerá um menu com as várias secções. Escolha a secção que pretende e, nesta, o programa que pretende correr ou instalar.

2a-) Baixe, instale e corra o freeware JR Directory Printer. Faça dois "directory prints" à pasta onde tiver o Hiren's. Um sem pormenores, o outro pormenorizado. Serão guardados en formato ..txt. Abra-os, e terá todo o conteúdo do Hiren's assim como a localização dos programas. Se encravar - isso as vezees acontece comigo - tente de novo.

http://www.spadixbd.com/freetools/jdirprint.htm

http://lifehacker.com/334662/print-file-lists-simply-with-jr-directory-printer

2b-) Depois explore o conteúdo do hiren's com o seu explorador habitual de pastas e arquivos, já sabendo o seu conteúdo. Assim até poderá is buscar os programas que quiser (Geralmente em formato de compressão 7zip) e até instalá-los (ahem copiá-los, não preciam ser instalados) noutro local ou drive.

 

Ah, e uma última recomendação: Por favor EVITE AO MÁXIMO os programazecos do próprio Windows.

É mil vezes preferível usar excelentes freewares e sharewares disponíveis, adaptados e actualizados, que a porcaria pegada que vem nos SOs ruim dows (ie RUIM DOS): todos descendem directamente do MSDOS, e enfermam de imensos problemas de adaptação dos comandos e programas MSDOS aos windows. E em geral não estão actualizados nem preparados para lidar com a maioria dos problemas que vão surgindo aos usuários: foram "colados" com cuspo e fita-cola rasca.

E mesmo o MSDOS não prestava. Preferi 1 milhão de vezes usar o DRDOS (da autoria de Gary Kildall, o programador doutorado de quem o DOS foi roubado, ie MUITO MAL clonado), em vez do MSDOS.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gary_Kildall

http://pt.wikipedia.org/wiki/DR-DOS

http://pt.wikipedia.org/wiki/MS-DOS

 

Cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa tarde Augusto,

 

Estou com exatamente o mesmo problema que você. Vejo que o tópico já tem algum tempo, qual foi o desfecho? Teve que comprar outro HD, conseguiu salvar o seu, ou o que?

 

Obrigado.

 

Olá Júnior.

 

Segundo o que eu li nas respostas desse tópico e em outros lugares da internet, o que aconteceu com o meu HD foi um sinal de que ele estava com um defeito irreparável cuja causa ainda é meio obscura pra mim. Acredito que, no meu caso, tenha sido decorrente de uma predisposição do próprio HD, defeito de fábrica mesmo, já que os outros possíveis fatores eu pude descartar (choque mecânico, oscilação da rede elétrica, maus cuidados etc.). Pelo que eu pude entender, nessas condições infelizmente é impossível manter o HD, porque cedo ou tarde ele vai pifar de vez. O máximo que se pode fazer é tomar medidas paliativas pra estender um pouco a vida útil dele e ter tempo de fazer backup. Chegou uma hora que o meu HD realmente parou de funcionar por completo, eu mal conseguia usar essas ferramentas descritas acima pra conseguir acessá-lo. Acabei comprando um Western Digital Blue Caviar de 1TB.

 

Boa sorte aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Legal, @Augusto.Cesar ... é o rumo que estou tomando, também! Tentei formatar com umas ferramentas do CMD, mas quando tentei recuperar a FAT pelo CMD e não deu também, ai vi que o HD morreu mesmo... já estou pesquisando um WD com um preço bacana pra comprar, e larguei mão daquele... não tinha nenhum arquivo importante demais, então... é aposentar e resolver os problemas com um novo rsrs... as vezes a dor de cabeça de tentar recuperar não valem mais do que comprar um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!