Ir ao conteúdo

Eis um dilema de 1.000 dólares!

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Me encontro em uma situacão um tanto peculiar. Desde o inicio do ano estive esperando pacientemente um bom momento para montar um computador de alta octanagem. Teria que comecar do zero, mas já tenho uma boa nocão das configuracões básicas. Minha única duvida, pra váriar, são as placas de vídeo. Minha intencão sempre foi poder rodar o jogo Witcher 3, que aparentemente vai ser monstruoso, em uma alta qualidade. E ele só vai sair em fevereiro, por isso estava esperando para saber detalhes. Fora isso existem as placas GTX "Maxwell" de 20 nm da Nvidia que estão para sair, e muita gente diz que vale a pena esperar.

Pois meu dilema é o seguinte, em duas semanas um conhecido meu vai viajar para os EUA e me parece uma oportunidade de ouro para arrumar uma placa a preco decente para ele me trazer. Já que eu poderia evitar pagar 60% a mais de impostos, gostaria de saber a opinião do sábio público do Clube do Hardware!

Vocês acham que vale a pena gastar mesmo nessa oportunidade? Parece ser o pior momento pra comprar uma placa, com uma nova geracão logo ali virando a esquina, mas a diferenca de preco entre Brasil e EUA é absurda, e não é todo dia que alguém vai pra lá.

E se vale, o que? Estava pensando em gastar até uns mil dólares. Pelas pesquisas, boas opcões parecem duas R9 290 em SLI, que sairia uns US$800,00,  ou duas GTX 780, que seriam US$1100,00 . Eu pesquisei também sobre a R9 295x2, que é  exatamente US$999,00 mas ouvi falar que colocar duas 290 é mais negócio. Por acaso sabem uma boa opcão sem ser SLI ou Cross? Até a Titan parece estar ficando meio ultrapassada, e eu quero que esse bagulho dure uns anos pelo menos, mantendo um certo custo benefício.

Fora tudo isso, como estou planejando em longo prazo, o que acham de comprar uma única memória de 8 gb, e eventualmente, quando necessário, adicionar mais 8 gb para 16, ou então comprar duas de 4gb mesmo?

Ufa! Que texto. Desde já agradeco por qualquer ajuda!

PS: Olha isso! Acabei de checar no Pichau, e essa R9 295x2 custa 6 mil reais! Eu sei que é um exagero, mas imagine só economizar 4 mil! :o

Postado

É rumor ainda, mas olha essa possível comparação das placas que devem sair por agora e as da atual geração:

http://www.game-debate.com/news/?news=14310&graphics=GeForce%20GTX%20980%204GB&title=Rumour:%20First%20Nvidia%20GeForce%20GTX%20980%20And%20970%20Fire%20Strike%20Benchmark%20Results

Mais potentes, mas nem tanto. Uma 780ti é overkill pra jogos em 1080p, não vai passar sufoco, imagina uma 295x2. Agora, se você pretende jogar em resoluções maiores, o cenário muda um pouco.

Comparando SLI 780ti vs CF 290x em 4K

http://www.eteknix.com/4k-gaming-showdown-amd-r9-290x-crossfire-vs-nvidia-gtx-780-ti-sli/

Comparando SLI  780ti vs CF 290x vs 295x2 em 4K

http://www.anandtech.com/show/7930/the-amd-radeon-r9-295x2-review

No seu lugar, eu pegaria uma das 3 opções ai, agora, vindo dos EUA, do que esperar pra fazer alguma coisa parecida com a nova geração, comprando aqui... Por mais que os preços das placas aqui vai cair com os novos lançamentos, ainda sairia mais barato trazendo dos EUA.

Quanto a memória, se você pretender colocar 16gb em breve, é melhor pegar um pente de 8 agora e outro depois, ao invés de ficar com 4x4gb.

Só uma ressalva. Escolha bem o seu gabinete e a refrigeração pra qualquer uma das 3 configurações. Porque VAI esquentar muito.

Postado

Ah, pois é! 

Eu estive pesquisando um pouco mais, e decide definitivamente que a 295x2 é um exagero. Da vontade mesmo de comprar por estar tão barato, mas dai eu ia precisar de uma fonte de 1000 W que por si só já custa mil pilas, e vai saber lá o que mais.

Agora minha dúvida está na GTX 780 TI ou na R9 290. O custo benefício da 290 é realmente incomparavel, mas parece que ela costumar dar mais defeitos, e imagine meu medo dessa peca zicar, já que vai ser difícil, se não impossivel, troca-la. 

Eu realmente queria pegar gosto na 780 TI, mas, no testes individuais, ela não é nem 10% melhor que uma 290 e custa 200 dólares a mais! Complicado, complicado.

Alguém ai possue mais experiencia para poder me recomendar entre a 290 e a 780 TI, pensando em um SLI ou CF futuro?

Postado

Ah, pois é! 

Eu estive pesquisando um pouco mais, e decide definitivamente que a 295x2 é um exagero. Da vontade mesmo de comprar por estar tão barato, mas dai eu ia precisar de uma fonte de 1000 W que por si só já custa mil pilas, e vai saber lá o que mais.

Agora minha dúvida está na GTX 780 TI ou na R9 290. O custo benefício da 290 é realmente incomparavel, mas parece que ela costumar dar mais defeitos, e imagine meu medo dessa peca zicar, já que vai ser difícil, se não impossivel, troca-la. 

Eu realmente queria pegar gosto na 780 TI, mas, no testes individuais, ela não é nem 10% melhor que uma 290 e custa 200 dólares a mais! Complicado, complicado.

Alguém ai possue mais experiencia para poder me recomendar entre a 290 e a 780 TI, pensando em um SLI ou CF futuro?

A 290 é, definitivamente, a placa com o melhor custo benefício de toda essa geração. Andei assistindo alguns vídeos na internet e ela costuma ficar apenas 5 fps atrás de uma 290x... e custa bem menos, não é ? hehe. Em relação a CF e SLI, nunca fiz nenhum dos dois, mesmo porque não sou muito fã da técnica, então todo o conhecimento que tenho é teórico, só de ler análises. Mas mais uma vez te digo que, a 1080p, uma placa mid-high end já é overkill, vai rodar suave. A questão é em resoluções maiores. Da uma olhada nessa review de uma 290 em CF rodando em 4k.

http://www.legitreviews.com/xfx-radeon-r9-290-crossfire-video-card-review-at-4k-ultra-hd_139418/7

A 290 já não tem uma escalabilidade tão boa quanto a 780ti, por exemplo. Em alguns jogos ela mantêm perto dos 60 fps, em outros já cai pra casa dos 40, enquanto a 780ti mantêm sempre acima dos 60 (menos no Crysis 3... claro). Chega a ter uma diferença de 40 fps entre uma e outra.

Outro detalhe, nos testes, a 290 em CF e esquenta bem mais que as outras placas, sendo a que mais esquenta entre todas elas.

No seu lugar, eu ficaria com a 290 se fosse ficar jogando só a 1080p e 2k. Se fosse dar um passo maior, eu iria de 780ti.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!