Ir ao conteúdo

Desempenho

Marcio_JP

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria de saber como esta o desempenho do meu PC.

Nw entendo muito de testes mas fiz alguns por curiosidade.

3D Mark2001 SE- 10851 3D marks

MSI MS-StarForce GeForce Ti 4200 with 8x 1024x768,32 bit,compressed textures D3D pure Hardware T&L.

PCMark2002

CPU score: 6484

Memory score: 4317

HDD score: 928

Cpu-Z(meu CPU é 2400+)

Specification-AMD XP 2700+

Core Speed- 2162.8 MHz

Multiplier- x13.0

FSB- 166.4 MHz

Bus Speed- 332.7 MHz

VCore- 1.68

Gostaria de saber:

1-Desempenho:Baixo, Medio ou Alto.

2-A temperatura do CPU esta 42C pelo Asus PC Probe, O Cooler é o q veio junto do processador será q preciso trocá-lo? Por qual?

3-o que poderia fazer para melhorar o desempenho.

Obs:Ainda nw travou nenhuma vez, ainda nw joguei nd também :).

placa-mãe: ASUS A7N8X CPU Athlon 2400+ DDR400 512Mb.

Aguardo o comentario de todos...abraços.

Postado

O desempenho na minha opnião está médio ....

A temperatura está ótima ...

Pra melhorar o desempenho aconselho você a usar o win xp pro , e mandar um overzinho , heheehehe

Postado

Olá Érico, MADMAX.

O CPU é o 2400+ com certeza! Nw entendo nd de OC (d quase nd :( ). Tipo deu um problema na hora de instalar o OS ai o SLEDGE me deu uns toques, dai resolvi mexer mais um pouco.

No inicio estava FSB 133x7  memory Frequency 133MHz, ao reiniciar aparecia 2400+ dava em torno de 1995MHz.

Dai coloquei FSB 166x13.5 memory Frequence 166MHz, aparecia 2800+ dava+ de 2200MHz. Só q ele ficava reiniciando sem parar e nw entrava no OS, baixei para 166x13.0 ai deu certo 2700+ Core Speed 2162.7MHz.

Nw alterei mais nd. Para fazer um overzinho a partir dessa conf. por onde deveria comecar? Obs:A temperatura do CPU no SETUP esta quase 10 Graus acima da q aparece no ASUS PC Probe isso q me preocupa! Aguardo respostas.abraços..

• Membro VIP
Postado

você não entende nada de overclock mas está fazendo desde o ínício.

Se quer rodar com o FSB em 166MHz, você tem que usar 12x166 (o clock do 2400+ é 2000MHz). Acima disso é overclock (e abaixo underclock :o).

Trava porque você fez overclock. Se quiser fazer overclock é melhor usar outro cooler (mais garantido). Um Volcano 7+ é uma boa opção.

você mexeu na tensão do processador? Cuidado. Antes que alguém te diga para aumentar ela pra fazer overclock, tenha em mente que isso é algo que vai reduzir a vida útil e vai fazer esquentar bastante. O quanto é prejudicial depende da temperatura de trabalho e da tensão usada. A tensão original é de 1.65V. Eu não recomendo nada além disso com o cooler original e mesmo com boa refrigeração não é muito bom passar de 1.75V se você espera que ele dure uns dois anos.

Antes de ir aumentando tudo, tente ler bastante sobre essas coisas.

Postado

Olá Sledge! Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Talvez nw tenha percebido mas como diz meu Nick (JP) estou no Japão e tenho  pouco tempo pra estudar, trabalho no minimo 12 horas por dia, gostaria muito de frequentar um Curso de Hardware mas infelizmente nw tenho tempo.

Comprei o Livro Hardware Curso Com.4 Edição e por enquanto estou me orientando por ele e pelas dicas de vocês todos.

Tipo...Enquanto estiver aqui ainda dá pra comprar os periféricos com certa facilidade digo (U$.¥,R$) entende? sei q depois q voltar terei q aplicar isso em outra coisa.

Daí estive pensando....A melhor maneira de se aprender nw seria (fuçando) mesmo ate q exploda :) ?...E depois daqui 2 Anos muita coisa terá mudando nw? obs: este é um caso particular (meu) nw tenho intenção alguma de ofender ninguém pela sua classe social.

Voltando ao q interessa :).

2400+  2000MHz certo.Com um OC bem feito poderia chegar até qt?

Mesmo com um OC qual a temperatura ideal para esse CPU? em quais circunstancias devemos medir essa temperatura?

Aqui os brazucas enfrentam um certo tipo de descriminação em certas lojas tipo.nunca vi um volcano aqui e quando pergunto se eles fazem o pedido logo eles falam q só vende o que tem na loja :(. poderia me indicar outras marcas de Cooler q tenham um desempenho semelhante a um Volcano7+, aqui tem muito Cooler Master.

Obrigado pela atenção...abraços...

Postado

Olá Edurm.. Obrigado pela ajuda!

já achei a resposta pra para algumas de minhas duvidas la no Tópico sobre Coolers e dissipadores. Estava pensando em procurar o Volcano 9 mas agora estou em duvida pelo seguinte, o Volcano 7+ é mais caro porque? ele seria melhor q o V9?

Vou comprar um desses 2 ai alguem poderia me ajudar?

Obrigado mais uma vez...

Postado

Olá  Comprei o Volcano7+ e instalei ele aqui já estou a +- 3 horas ligado e a temperatura nw sai dos 37C em rotação baixa LOW.Aproveitei e comprei também 2 modulos de DDR 400  CMX256A-3200LL 2-2-2-6-T1 Corsair.Queria aprender a ajustar a maquina pra ver ate onde ela vai (oc).

Acho q agora já da pra comecar nw.Alguem poderia dar uma força?

ta rodando FSB 166x13.0 estava jogando ai ele reiniciou sozinho aumentei o Vcore para 1.70 agora esta estavél sera q fiz a coisa certa?(isso antes de colocar essa memoria)

Acho q essa memoria trabalha a 200MHz seria vantagem ajustar a maquina pra trabalhar nessa freqüência e fazer um oc a partir dela?.

Espero a resposta de todos..obrigado.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Marcio_JP@Jan. 27 2003,12:24

Olá  Comprei o Volcano7+ e instalei ele aqui já estou a +- 3 horas ligado e a temperatura nw sai dos 37C em rotação baixa LOW.Aproveitei e comprei também 2 modulos de DDR 400  CMX256A-3200LL 2-2-2-6-T1 Corsair.Queria aprender a ajustar a maquina pra ver ate onde ela vai (oc).

Acho q agora já da pra comecar nw.Alguem poderia dar uma força?

ta rodando FSB 166x13.0 estava jogando ai ele reiniciou sozinho aumentei o Vcore para 1.70 agora esta estavél sera q fiz a coisa certa?(isso antes de colocar essa memoria)

Acho q essa memoria trabalha a 200MHz seria vantagem ajustar a maquina pra trabalhar nessa freqüência e fazer um oc a partir dela?.

Espero a resposta de todos..obrigado.

Márcio, seguinte.

1.7V 2.17GHz está legal. Com esse cooler você pode até ver até aonde chega com 1.75V que não será prejudicial para o processador (só que é melhor deixar na velocidade média, sei que a alta é uma tortura).

Essas memórias são pra trabalhar com 200MHz tranquilamente.

Como você já chegou em 2.17GHz, você pode já começar com 10.5x200MHz e com 1.75V você pode até conseguir 11x200MHz tranquilo (ou ir aumentando o FSB mesmo, mas pode perder um pouco da estabilidade).

Para dar uma fuçada nos ajustes das memórias, você deveria usar o programa MemTest86 (www.memtest86.com) para checar se não tem nenhum erro antes de entrar no Windows.

Depois você pode medir o desempenho com o SuperPi por exemplo (veja lá na parte de Hardware Geral, e veja se posta seus resultados, estamos curiosos de ver a primeira nforce2).

A sua memória já é bem bala (2-2-2-6-1T e não sei se no nforce2 tem o bank interleaving, que deveria estar em 4x). Mas qual tensão está usando nelas?

Sei que na A7N8X tem uma configuração que você se define por ajustes agressivos (CPU Interface). Esse é importante.

Dá uma lida nesse artigo: http://www.amdmb.com/article-display.php?A...ID=221&PageID=3

Postado

Márcio,

Se você reparar, sua config tá +- semelhante à minha, exceto a placa-mãe.

Com aircooler (V7+) já consegui 2329MHz. Tá até razoável, mas pela web afora tem gente q diz q consegue muito mais. Os processadores não são todos iguais e tem umas séries q têm mais elasticidade para over. O resultado final depende de quase todos os componentes do micro. É como uma cadeia q rompe quando o elo mais fraco não aguenta mais. você pode ter a melhor memória, mas se a fonte for ruim (meu caso), ela é q vai te segurar.

Em termos práticos, a sugestão do Sledge é muito boa. No dia-a-dia eu rodo a 2156MHz (11x196), VCore=1,75V, VDimm=2,5V, com o V7+ no mínimo. As temps ficam 37-39°C idle e 45-47°C full.

Sua nForce2 tem recurso de elevar o fsb sem prejudicar o PCI/AGP. Como sua memo é DDR400 nominal e deve ir um pouco além de 200 fsb. Portanto os 10,5x200 deve ser seu ponto de referência. Aumente o fsb para 205 e você chega nos 2150MHz. Aqui você já estaria além do nominal da memória, mas provavelmente ela segura. Se não der, tente aumentar a VDimm (Volt da memo) 0,1V q deverá ser suficiente.

Uma coisa muito importante a cada passo é testar a estabilidade da config. Não adianta nada um over q deixa a máquina instável. Instale o motherboard monitor e monitore sempre as temperaturas e as voltagens, especialmente a do processador e de 5V.

Minha sugestão de teste é:

1) 3dMark2001 b330  com a placa de vídeo ajustada para performance máxima.

2) Idem com a p.vídeo ajustada para qualidade máxima. Tanto em (1) como em (2) não pode haver erros de texturas, lags, etc, travar, rebootar ou o prog abortar.

3) SuperPi  com 32M. Demora, mas stressa a cpu e evidencia erros. quando acontece, você recebe uma mensagem indicando o fato, senão te apontará o tempo q levou no cálculo. É comum o pessoal comparar velocidade de cpu através do SuperPi 1M.

4) Prime95  opção Torture . Stressa e esquenta bem a cpu. Nop meu caso, tem sido o teste mais exigente. Muitas vezes um OC passa em todos os anteriores e pára aqui. Só tem sentido se rodar acima de 3 horas. quando o OC não tá 100% a cpu gera erros em cálculos q o prog detecta.

você consegue estabilidade com incremento de tensão da cpu e da memo, mas aumenta a dissipação térmica desses componentes. Já q você tá no Japão, talvez seja fácil de achar um kit watercooler. É trocentas vezes mais eficiente q aircooler e silencioso. Com ele você conseguirá ir mais longe.

Finalmente, lembre-se de monitorar as temperaturas o tempo todo. você deve setar um desligamento automático tanto pela BIOS como pelo MBM. No meu caso tá setado para 60°C.

No mais boa sorte e informa os progressos.

Postado

Olá pessoal desculpem a demora na resposta é q estava viajando.

Queria agradecer pelas dicas e pelas visitas de todos a este tópico.

Foi como eu imaginei. Vendo as ultimas dicas eu ainda tenho muito a estudar sobre oc, nw basta simplesmente ir aumentando valores tem q testar tudo e com muita paciência.

Vou baixar os programas e usá-los nos testes. Assim q obtiver bons resultados irei posta-los no Forum. Acho q vai demorar um pouco pois meu tempo anda meio curto mas vontade nw falta.

Mais uma pergunta:

Um HD influencia no resultado do oc? Tipo um de 7200rpm para um de 5400rpm. Ou com um cache de 8MB e outro de 2MB?

Obrigado a todos. Principalmente ao Grande Sledgehammer :)

Postado

Postado Originalmente por Marcio_JP@Feb. 01 2003,07:10

Um HD influencia no resultado do oc? Tipo um de 7200rpm para um de 5400rpm. Ou com um cache de 8MB e outro de 2MB?

Márcio,

O Hd não participa do over, apenas sofre as consequências negativas se o clock do pci ficar alto demais. O clock do pci padrão é 33MHz e se ele ficar alto demais, pode haver corrupção de dados no hd.

Nas placas-mãe com chipset nForce2, há quem diga q o clock do pci é travado em 33MHz (melhor condição), mas já vi quem dissesse q o clock do pci é a metade do clock ajustado para o agp (condição pior, mas gerenciável). Devo pegar um Epox 8rda+ em breve e vou checar isso "pessoalmente". Pode até ser q em algumas marcas seja travado e em outras seja vinculado ao agp. Se alguém tiver um informação definitiva sobre isso, estou interessado.

Nesse tópico eu comento sobre a dificuldade em achar qual o limite seguro do pci clock . Já fiz experiência com hd de 7200 e de 5400rpm e não houve diferença. Há quem diga q isso depende é da controladora, mas já testei tanto com a IDE da VIA como com a RAID/IDE da HighPoint e os resultados foram os mesmos.

Ultimamente estou testando um procedimento interessante de achar o pci clock máximo seguro:

1) Coloca o micro em modo de hibernação. Ele gera um arquivo de nome hiberfil.sys no diretório raiz do hd de boot (C:\hiberfil.sys) do tamanho a sua memo RAM, e depois micro desliga.

2) Religue o micro e, após o boot, o WinXP lê o hiberfil.sys para restaurar os dados e estado dos programas, regenerando o mesmo ponto onde você estava.

3) Quando o pci clock está muito alto, mesmo q durante a gravação do hiberfil.sys não tenha surgido qualquer mensagem de erro, ao ler esse arquivo o WinXP informa q ele está corrompido e de dá a única opção de descartá-lo e continuar carregando o WinXP do zero, como se você tivesse reinciado e não hibernado.

Apesar de já ter rodado em até 205fsb (41 pci) sem aparentemente ter havido corrupção de dados no hd, esse teste aí em cima não me deixa voltar de uma hibernação se o fsb estiver acima de 190-192. Ainda não cheguei a um ponto conclusivo, estou testando.

Essa questão do pci clock é um dos trunfos do nForce2. Veja meu caso, com uma memória q pode rodar nominalmente a fsb de 217 e, se forçar, até 225, fico limitado a 192.

nForce2.... aqui vou eu....

Postado

Olá HoTshoT.Obrigado pelas dicas...

Essa era minha preocupação corrupção de dados mas parece q com esse chip as chances são quase nulas nw.

Só pra garantir instalei o OS em um outro HD q tenho aqui sobrando Maxtor5400/WinXP(pro).

Se o Hd nw participa do over o OS nw faz diferença??

Fiz alguns testes com a config atual e salvei tudo, vou começar a fuçar daqui pra frente.

Fiz o Teste com o Super Pi e deu 49 segundos em 1 Milhão.

2400+ 166x13 Corsair LLC2 256x2 Vcore 1.7 VDim 2.7v

Obrigado pela ajuda....abraços

Postado

Tenho duvidas..

Nw estou conseguindo rodar a FSB200x** o que pode ser?

Consegui chegar a 166x13.5=2241 aumentei o Vcore para 1.725 e Vdimm 2.7.

Esta bem estavel já fiz varios testes com Sandra PCMark 3DMark e por ultimo Prime95, neste deixei 4:36m em Torture test e não ocorreu nenhum erro. Ate o Super Pi melhorou 48 segundos.

Como me foi indicado comecei por 10.5x200 e nd Nw reiniciava, depois de desligar no botão Start ele reinicia e sai:

AthlonXP 1800+ freqüência da memoria 100MHz???? no Setup estava na mesma freqüência do FSB, aumentei o Vcore la em cima e nd q Vdimm também em 2.80 e nd,teve uma hora q tive q retirar o pente do modulo porque nw entrava mesmo descarregando o CMOS.

Sera q é a Fonte? 350W o nome dela é HuntKey. estava pensando en troca-la por uma Enermax mas nw sei qual modelo.

Alguem pode dar uma ideia...Aguardo respostas..abraços..

• Membro VIP
Postado

Marcio, você deixou o prime95 4 horas e meia, ou 4 minutos?

Se for 4 horas pode considerar como estável, quase como uma rocha (se bem que acho que aguentaria ficar 24 horas e ai sim um rock stable) :o)

Dá uma acertada na BIOS que você consegue resultados melhores no SuperPi. Como está o ajuste de memória?

Se 200MHz não estiver legal talvez seja melhor você deixar em 195MHz e caprichar mais nos ajustes de memória.

Postado

Olá Sledge...Estava pesquisando e descobri q na placa-mãe  do lado da NB tem um jumper q da pra escolher o FSB [1-2] Default FSB333/266   [2-3] FSB200. Esse FSB200 quer dizer 100x2 mesmo ou sera 200x2?

Gostaria de saber mais sobre esse negocio de ajuste de memoria tipo já ouvi muito o termo (ajustes mais relaxados,afroxados?) o que quer dizer?

A minha esta em 5,2,2,2,2t Agressive. Eu deixei no Prime95 4 horas e meia mesmo fui dormir e deixei rodando.

Abraços...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Marcio_JP@08 Fev. 2003,19:25

Olá Sledge...Estava pesquisando e descobri q na placa-mãe  do lado da NB tem um jumper q da pra escolher o FSB [1-2] Default FSB333/266   [2-3] FSB200. Esse FSB200 quer dizer 100x2 mesmo ou sera 200x2?

Gostaria de saber mais sobre esse negocio de ajuste de memoria tipo já ouvi muito o termo (ajustes mais relaxados,afroxados?) o que quer dizer?

A minha esta em 5,2,2,2,2t Agressive. Eu deixei no Prime95 4 horas e meia mesmo fui dormir e deixei rodando.

Abraços...

O 2T você pode tentar 1T. O resto está legal (quase top, e muito difícil de conseguir, depende da memória).

Deixe em [1-2] mesmo.

Ai na BIOS você reduz o multiplicador para 10x e sobe o FSB para 200MHz.

Talvez não fique 100% estável, então talvez seja bom você testar em 10.5x190 primeiro. Ai talvez precise aumentar um pouco a tensão da memória caso comece a ter instabilidades ao ir aumentando o FSB.

E sempre teste com o MemTest86 antes de entrar no Windows.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!