Ir ao conteúdo

Fios da fase e neutro invertidos na tomada

Alasca

Posts recomendados

Postado
Qual a consequência para o usuário que tocar o gabinete do computador, caso os fios da fase e o neutro estejam invertidos na tomada onde o computador estiver ligado?

Postado

Consequência  física para os usuários (choques) acho que nenhuma,mas posso estar enganado.Aqui em casa,comprei uma chave-teste a acertei a polarização  da tomada.depois disso ficou bom.

A chave-teste custa uns 5,00 reais mais ou menos.Antes de consertar é preciso desligar o disjuntor geral da casa.

Boa sorte! 

Postado

nao tem problema algum pois a corrente é alternada, então a fase o neutro vão se alternando nos dois polos.

nao pode é inverter com o terra ou colocar 2 fases que aí dá m geral.

claro que a instalacao adequada é ideal

Postado

nao tem problema algum pois a corrente é alternada, então a fase o neutro vão se alternando nos dois polos.

Tem problema sim pois você acaba deixando o fusível no fio neutro ai se por acaso a carcaça do equipamento fica energizada mesmo se o fusível queimar a carcaça continuará energizada (já que ele irá "desconectar" o fio errado, o neutro) e quem encostar na carcaça irá virar o neutro  ;)

• Membro VIP
Postado

Quer dizer que se por i dedo no neutro em corrente alternada não leva choque?

O fio fase e que tem um diferencial com relação a massa, ao terra. Como o fio neutro e aterrando na entrada de sua residência, ele fica em um potencial de massa, de terra..

Não fio Neutro no da choque em relação a massa, ao terra, a piso.

Ademais os elementos ativos das proteções, os fusíveis, disjuntores, chaves e outros são sempre inseridos no fio fase. As tomadas dos PCs e de muitos outros equipamentos tem 3 pinos devidamente distribuídos justo para que não se inverta o fio fase com o neutro.

Desse modo há sim que se preocupar com que a alocação dos fios em uma tomada respeite a norma e sejam colocados de tal modo a que apresente a seguinte distribuição em uma tomada, se vista pela frente, pelo lado de inserir o plugue:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Fora disso pode sim seu equipamento operar, ligar mas estará ligado de modo errado.

Ai passa a ser normal tomar choque no gabinete, soltar faísca ao se conectar com outros equipamentos, impressoras, áudio etc..

Ou seja, procure fazer a coisa certa que será muito melhor..

Postado

@faller, uma dúvida.

Minha tomada é antiga de 2 pinos, fase e neutro. Peguei so cabos da fonte e monitor e fiz uma "ponte" entre os pinos Terra e o Neutro de cada um para que retirasse o ruído nos fones e para que eu não levasse mais choques enquanto tocasse guitarra de pés descalços. Obviamente essa tomada não possui fio Terra, mas como o neutro é aterrado o efeito foi parecido.

Mesmo eu tendo pintado com cores, tanto na parede quanto no T para que não errasse a posição dos pinos, digamos que eu acorde numa madrugada e inverta o plug, fazendo com que o fase da tomada entre em contato com o netro/terra do equipamento. O que pode acontecer com o equipamento?

Postado

@faller, uma dúvida.

Minha tomada é antiga de 2 pinos, fase e neutro. Peguei so cabos da fonte e monitor e fiz uma "ponte" entre os pinos Terra e o Neutro de cada um para que retirasse o ruído nos fones e para que eu não levasse mais choques enquanto tocasse guitarra de pés descalços. Obviamente essa tomada não possui fio Terra, mas como o neutro é aterrado o efeito foi parecido.

Mesmo eu tendo pintado com cores, tanto na parede quanto no T para que não errasse a posição dos pinos, digamos que eu acorde numa madrugada e inverta o plug, fazendo com que o fase da tomada entre em contato com o netro/terra do equipamento. O que pode acontecer com o equipamento?

Dentro da fonte o fio terra é fixado na carcaça de metal da fonte (vide o fio verde presente na parte direita superior desta foto de uma 450VX), que é fixada na carcaça de metal do gabinete e... quem encostar no gabinete vai ter uma surpresa eletrizante  :D

Quanto a consequência para o hardware, acredito que seja melhor o faller dizer, mas o espelho da placa-mãe tem umas "abinhas" fazendo contato com a carcaça dos conectores traseiros, então acho que pode dar alguma M* ali.

• Membro VIP
Postado

O que pode acontecer com o equipamento?

Com o equipamento talvez nada, mas você, num caso desses, pode "acender" feito uma lâmpada..

• Membro VIP
Postado

Com o equipamento talvez nada, mas você, num caso desses, pode "acender" feito uma lâmpada..

Da sim faller.. .ja queimei placa de som desse jeito... "contrafase" entre o pc e um soldador que tava usando para soldar um fio da placa de som a um módulo...

dá estática.

Eu presenciei, também, uma "contra-fase" numa mesa de som, que deu vontade de chorar... o pc ligado errado, e a mesa "certo".. num dia qualquer, ao conectar um violão, numa behringer 24 canais, duma rádio.... deu um estalo, e uma fumacinha da mesa, desligando o pc...

o pc voltou... mas a mesa.... tchau e benção;

coincidência ou não... foram casos que presenciei

Esse meio off mas, presenciei também, num show de er,.... bandinha o guitarrista e o baixista, um pra cada lado, e um zumbido de microfonia, daí desligaram por um tempinho os equipamentos. Os P10 foram soldados invertidos (A/B e noutro equipamento B/A) e lá pelo baile... nas 4 da matina, ambos se encostaram (braço com braço dos instrumentos) e só se ouviu um vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv e ambos caído... quase me matei rindo.

em suma.. se tem de ter polarização, é porque alguém estudou para isso....

e como diria paulo bonfá, do history, se tu matar a física, ela te mata

Postado

Quer dizer que se por i dedo no neutro em corrente alternada não leva choque?

Sim, mas não se pode esquecer que o neutro tem carga, tem corrente e é aí que está o perigo. Por isso a preocupação em manter os condutores protegidos, tal como no novo padrão de tomadas, para evitar contato acidental.  Infelizmente as instalações no Brasil deixam muito a desejar nesse aspecto. 

A corrente alternada não é isso...o neutro mantém seu potencial zero de referência, o fase é que alterna ora acima ora abaixo do potencial do neutro.

@faller, uma dúvida.

Isso é um perigo ainda mais descalço. Troque por uma tomada polarizada para evitar acidentes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!