Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa para dosador


Bruno Mosso

Posts recomendados

Senhores, bom dia.

 

Meu nome é Bruno, sou mecanico e trabalho há alguns anos no setor agroindustrial, e pretendo agora me aventurar mais pela área da eletronica para entender melhor os avanços das tecnologias presentes nos maquinarios que eu trabalho, e no momento estou querendo desenvolver um protótipo para a minha oficina, a titulo de treinamento pessoal mesmo.  

 

Preciso muito de uma ajuda, estou querendo fazer um dosador de líquidos para baixa pressão e media vazão, algo tipo uma bomba de posto em que você coloca através de um teclado a quantidade de liquido desejada, e apertando um botão start liberaria a solenoide de fluxo, e a quantidade liberada seria lida através de um sensor de fluxo.

Não sei se estou sendo bem claro, porém a princípio pretendo usar apenas água, com uma leve pressurização de uma pequena bomba, ou seja, eu preciso criar uma placa que gerencie isso:

 

1-Ligue a bomba quando o botão start for acionado

 

2-Receba a leitura do sensor de fluxo e abra a solenoide quando o start for acionado e a feche quando a quantidade exata de liquido passar pelo sensor.

 

3-Tenha um mostrador digital que informe a quantia de litros desejada

 

4-Um botão liga e um desliga

 

5-Um teclado numérico para setar as quantidades

 

6-Um botão start para dar inicio ao processo.

 

Como o sensor de fluxo ficará no meio do layout, eu preciso que se tenha uma maneira (via trimpot ou algo do gênero) para que eu possa fazer a correta dosagem do liquido no final da mangueira, aumentando ou atrasando o tempo de liberação da válvula solenoide, uma vez que as quantidades tenham que ser bem próximas da precisão.

 

Pensei em usar um kit Arduino, mas não sei se seria o mais correto para o projeto, o que me dizem??

 

Sei que são muitas dúvidas para o início das minhas atividades no fórum, mas toda ajuda é bem vinda, uma vez que sou iniciante nessa arte. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como nunca trabalhei com fluidos  e fluxo volume etc...    mas   gostaria  de deixar uma dica .

a dica é a seguinte  a traves de uma determinado fluxo de passagem  creio eu que  a vazão  for igual em todo momento  então daria  para   controlar a traves  do tempo "timer"  em outras palavras  onde  uma válvula abre por determinado tempo  e depois fecha  a quantidade de fluxo sendo  a mesma o tempo regularia  esta quantidade  ok  bons projetos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá. com relação ao arduino queira ler este tópico recente
http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1088405-drone-com-arduino/
Sim ele pode ser uma boa pedida

Agora me lembrei de uma ideia maluca pra um dosador made in home que tive quando criança hein. Na época com zero de recursos. Não vou desenhar, tente fechar os olhos e imaginar mas não feche enquanto estiver lendo pois senão não vai entender nada...
-um recipiente maior que 1L
-4 varetas: uma até o fundo dele (o gnd comum), outra atingindo 100mL (0.1L) e a outra até a altura de 1L. E uma pra zero L. Serão meus sensores de nível. Ao tocar a água o sistema vai ver a resistência.
-2 valvulas solenoide de h2o. Uma na entrada, outra na saída em baixo do meu recipiente
Feche os olhos, imagine, abra, continue lendo. Agora o algoritimo:
-minha receita pede 3.2L. Seleciono 3.2 com botões sobe, desce.
-pressiono enter. o que ocorre:
-abre entrada até atingir vareta 1L. Fecha. Abre a saída até atingir zero L. Faz isso 3x
-abre entrada até atingir vareta 0.1L. Fecha. Abre a saída até atingir zero L. Faz isso 2x

Por gravidade, nem precisava de bomba
Tám bom, ja sei.. que bobeira! Mas é MINHA bobeira. rs
Bom foi só pra expor uma ideia que tive na infância (quase literalmente) e que não é eficiente como o medidor de vazão. Apesar que pode ser aprimorado como p.ex. recipiente maior com mais sensores, maior vazão, mais valvulas, bomba, etc mas claro nem chega aos pés do medidor de vazão.
Mas pode ter algum valor pr´alguma criança pra feira de ciências do jardim de infância.

Bom, registrei pra posteridade. Num futuro revejo isso  pra fazer alguma brincadeira pra minha filha

sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se esta no setor agroindustrial deve procurar soluções prontas né, pois economiza tempo seria fácil de substituir em caso de falha.

 

Vamos por partes:

 

Bomba não pode trabalhar restringida, pode se controlar o fluxo por um motor e inversor, mesmo assim seria ao partir de 50%, menos que isso a problema de entrada de ar.

 

A maneira mais fácil é colocar um tipo de caixa de água, o nível você controla por uma chave-boia, na saída abaixo da caixa de agua terá pressão constante, você coloca uma solenoide e temporiza a abertura e fechamento para ter a quantidade que quer de liquido, é bom usar um temporizador que encontre pra vender  ja pronto.

 

Sensores de fluxo até onde sei custam bem caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!