Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para leds


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com uma duvida.

Estou montando uma cortina de leds, essa cortina tem 5 colunas com 6 leds em serie em cada coluna. (Os leds são de 3 volts e 20mA)
Para ligar os 6 leds em serie, eu preciso de uma fonte de 18 volts, certo?
Ai vem minha duvida, para ligar essas colunas em paralelo, essa fonte de 18 volts daria?
Obs: a fonte tem amper para suprir todos os leds.
1979517_10201773989590857_55188090787719

Esse é mais ou menos o esquema, sem os detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou com uma duvida.

Estou montando uma cortina de leds, essa cortina tem 5 colunas com 6 leds em serie em cada coluna. (Os leds são de 3 volts e 20mA)

Para ligar os 6 leds em serie, eu preciso de uma fonte de 18 volts, certo?

Ai vem minha duvida, para ligar essas colunas em paralelo, essa fonte de 18 volts daria?

Obs: a fonte tem corrente para suprir todos os leds.

1979517_10201773989590857_55188090787719

Esse é mais ou menos o esquema, sem os detalhes.

 

Se a sua fonte suportar 0,6A ela liga sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Não se costuma ligar led (ou qualquer diodo) em paralelo. As pequenas diferenças de tensão de condução que existem entre eles faz com que a distribuição da corrente não seja igual. Com isso, o led que solicita mais corrente, vai aquecer mais, que por sua vez vai solicitar mais corrente, gerando um efeito de "bola de neve", chegando a queimar o componente.

2 - Seu circuito precisa de resistores limitadores de corrente. Como está, você deixa a limitação de corrente sem controle. Cada ramo de leds em série precisa de um resistor. Você pode também estabelecer a corrente por meio de circuitos, que tem o comportamento de "fonte de corrente", caso a fonte de tensão possua energia suficiente.

Um bom valor de queda de tensão nos resistores seria de 10 a 20% do valor da queda de tensão sobre os leds. A tensão final no resistor seria n vezes 10 a 20% de VLed, onde n seria o número de leds em série em cada ramo.

3 - Quanto maior for a tensão nos resistores, menor será o desvio do valor da corrente nos Leds, porém, também maior será o consumo de energia e menor será a eficiência.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Não se costuma ligar led (ou qualquer diodo) em paralelo. As pequenas diferenças de tensão de condução que existem entre eles faz com que a distribuição da corrente não seja igual. Com isso, o led que solicita mais corrente, vai aquecer mais, que por sua vez vai solicitar mais corrente, gerando um efeito de "bola de neve", chegando a queimar o componente.

2 - Seu circuito precisa de resistores limitadores de corrente. Como está, você deixa a limitação de corrente sem controle. Cada ramo de leds em série precisa de um resistor. Você pode também estabelecer a corrente por meio de circuitos, que tem o comportamento de "fonte de corrente", caso a fonte de tensão possua energia suficiente.

Um bom valor de queda de tensão nos resistores seria de 10 a 20% do valor da queda de tensão sobre os leds. A tensão final no resistor seria n vezes 10 a 20% de VLed, onde n seria o número de leds em série em cada ramo.

3 - Quanto maior for a tensão nos resistores, menor será o desvio do valor da corrente nos Leds, porém, também maior será o consumo de energia e menor será a eficiência.

MOR_AL

Entendi, obrigado!

Mas como eu disse, o esquema do circuito desenhado era mais ou menos o meu circuito, faltava é claro os resistores, sei que são importantes.

Minha duvida era apenas se minha fonte conseguiria ligar todos os leds, pois cada coluna de leds consumia 18 volts (6 leds de 3 volts), que é a tensão da minha fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De novo, permita-me apresentar meus calos. Na prática a teoria é outra. Fazendo de conta que a bateria é uma fonte de corrente, aquela é exatamente a configuração típica de das lâmpadas led. Chega a nem mesmo ter um resistor em cada ramo de led. Portanto, costuma-se sim. De fato tenho contato direto com o circuito, projeto e produção de lampadas led.

+1 coisa sinistra: se você observar bem, talvez nem vá observar nenhum resistor nestas lanternas led. Acho que vou rasgar meu diploma . rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De novo, permita-me apresentar meus calos. Na prática a teoria é outra. Fazendo de conta que a bateria é uma fonte de corrente, aquela é exatamente a configuração típica de das lâmpadas led. Chega a nem mesmo ter um resistor em cada ramo de led. Portanto, costuma-se sim. De fato tenho contato direto com o circuito, projeto e produção de lampadas led.

+1 coisa sinistra: se você observar bem, talvez nem vá observar nenhum resistor nestas lanternas led. Acho que vou rasgar meu diploma . rs.

O fato de não ter nenhum resistor ou outro elemento limitador não faz delas nenhuma obra de arte, na verdade, um verdadeiro lixo fabricado na china, em quase pocilgas usando mão de obra escrava na maioria das vezes.. Não tem durabilidade elevada nem que a vaca tussa, justamente pelas razões já expostas pelo colega MOR.. Sua tolerância a variação de tensão é marginal, o brilho das mesmas ou a emissão de luz é altamente dependente do status das baterias que as alimentam..

 

O mais correto ai é garantir, via resistor ou qualquer outro elemento ou circuito que se preze, o controle ou limitação da corrente em cada ramo de leds.. A não ser que as exigências impostas ao projeto, ao dispositivo seja assim tão fracas, omissas que ele possa vir a ser descartável, sem nenhuma segurança, nem qualquer exigência maior acerca de sua longevidade..

 

Desaconselho totalmente esse modo de usar led, alimentado por fonte de tensão.  O correto é por fonte de corrente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De novo, permita-me apresentar meus calos. Na prática a teoria é outra. Fazendo de conta que a bateria é uma fonte de corrente, aquela é exatamente a configuração típica de das lâmpadas led. Chega a nem mesmo ter um resistor em cada ramo de led. Portanto, costuma-se sim. De fato tenho contato direto com o circuito, projeto e produção de lampadas led.

+1 coisa sinistra: se você observar bem, talvez nem vá observar nenhum resistor nestas lanternas led. Acho que vou rasgar meu diploma . rs.

Cara Isadora.

Não rasgue seu diploma. Apenas procure expandir seus conhecimentos.

Você tem razão, porém em parte. Esta sua informação é válida apenas em termos de custo, mas traz todos os problemas já mencionados por mim e pelo colega Faller.

A fonte de tensão desses circuitos são baterias XingLing, de péssima qualidade e durabilidade. A resistência interna dessas baterias às tornam algo entre uma fonte de tensão e de corrente, o que reduz, mas não resolve o problema.

Se a fonte de tensão fosse substituída por uma fonte de corrente, mesmo assim não haveria distribuição igual das correntes nos ramos. Como prova prática da qualidade dessas lanternas, eu mesmo possuí diversas delas, que entregaram a alma à Deus. As que ainda funcionam estão com diversos leds queimados. Só valem a pena para serviços "domésticos".

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

minh´alma se compadece com a dos amigos amarelos, mas o phoda é convencer meu bolso sobre a importância da questão social da china. Mas é bom sim a 'galera' tenha conciência dela.

Sobre lanternas de led da china: tenho algumas (de fato quase faço coleção) funcionando perfeitamente e há alguns anos. Realmente são de baixíssimo custo (com relação ao mencionado abaixo) e ainda não tenho informação prática e pessoal sobre sua vida útil. Espero não ter tão breve. rs.

Moris, realmente nenhum professor desenharia aquele exato circuito na lousa. Mas na prática a teoria é outra (acho que já disse isso)
me referi às lâmpadas led de grande valor agregado. p.ex. as que entro em "contato elétrico" o valor pode passar de R$200 (cons. final) E são mesmo com aquela configuração. São varios "pacotes" em paralelo de 15 em série. Não têm resistor e não há desequilíbrio de brilho (o que interessa efetivamente) e o de corrente é desprezível. Creia-me pois já medi. Tem uma fonte de corrente com um chip corretor de fator de potência e tal. 50000 horas de vida útil (não "descartável"), etc. Sugiro comprar uma e desmontar pra ver. Ou saia da toca e visite alguma empresa que produza estas lâmpadas onde terás oportunidade de analisar visualmente o circuito: novos horizontes. Numa delas poderemos nos ver. E nem precisa ir na china. rs.
Tenho algumas réguas de led que foram recusadas por motivo mínimo e, claro, funcionando. Se fosses meu vizinho, dar-te-ia algumas com prazer pra seu uso e confirmação "prática" pois já deve estar com saco cheio de ler isso. kk

Sucessos meu velho amigo!

 

ah e resumindo. Pra 'galerinha' que está a acompanhar este tópico, tirando a bateria, considere aquele circuito como praticamente correto, ok? Mas não fale nada pro seu professor hein! rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E existe um limite de colunas em paralelo para a mesma fonte?
Obs. Esse esquema que eu desenhei, é apenas uma base, desenhei rapidamente apenas para postar aqui, quando eu disse ("Esse é mais ou menos o esquema, sem os detalhes.")  foi isso que eu quis dizer.

E desde já, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Viu o que você fez??!! Quase queimou os neurônios dos teóricos. rs. brinc. Entendi perfeitamente de 1ª o que quizeste dizer. Quanto ao limite, teoricamente não existe (óbvio) mas como não me dou bem com teorias, paradoxalmente te obrigo a fazer algumas continhas:

-qual a corrente do led individual? 25mA

-quantos ramos? 20

-quantos leds em série? 20

-quantos V cada led? 3

Portanto:

20ledsx3V=60V

20ramosx25mA=500mA

Portanto que sua fonte de CORRENTE de 500mA consiga fornecer 60V. Na prática (meu mundo) este valor pode passar de 65.

Vai dar + que 30W onde só de curiosidade, não é seu caso, esbarramos em normas do inmetro sobre fator de potência.

 

Ah desculpa, o seu caso é 18Vcc. O limite é a capacidade de sua fonte ou bateria. Se for linear, pra dar brilho estável, Sugiro dar uma margem pra ela e considerar 15V (5leds) p.ex. Refaça as contas. Na verdade ia sugerir fonte de corrente constante com pwm é + eficiente. 1 pouco + complexa e vou ter dificuldade em detalhar

 

sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Isadora!

Você tem sua opinião e eu respeito.

Eu tenho a minha.

Eu só faria um projeto como esse, com o circuito apresentado, se o valor final fosse o fator preponderante. Caso contrário, usaria uma fonte de corrente.

A mais simples é inserir um resistor em cada ramo com ddp de 10% da tensão que os leds possuem. Isso já seria suficiente e a eficiência estaria em cerca de 90%.

 

Mas já te digo de antemão, que uma empresa dessas nunca me daria um emprego, pois eu pediria um salário compatível com minha qualificação profissional.

É como o personagem do saudoso Chico Anísio, o Quem-Quem, diria: "Eu morro teso, mas não perco a pose". Hehehe B)

 

Agora teorizando (só para você...):

 

Ptotal = (PLeds + PResistor) * NRamos

 

Eficiência = PLeds / Ptotal = NRamos * PLeds / [NRamos * (PLeds + PResistor)]

 

Eficiência = PLeds / (PLeds + PResistor) = PLeds / (PLeds + 0,1 * PLeds) = PLeds / (1,1 * PLeds)

 

Eficiência = 1 / 1,1 = 0,909 ou 90,9%.

 

Ha! Em tempo:

 

"Se fosses meu vizinho..."

Sou seu vizinho. Já que no campo "Região", você postou que mora no "Planeta Terra", assim como eu. Apenas fui mais específico.

 

Brincadeiras à parte, desejo-lhe bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

moris, em nome dos milhares de fabricantes de lampadas led e dos milhões de chinezinhos com fome, e de alguns patrícios, agradeço seu respeito. Que em breve sua noite se torne dia com uma destas lâmpadas quando terás a oportunidade de refletir. rs. brinc. Mas é isso aí caro amigo. Sempre mantenha sua tradicional umildade, mansidão e nos brinde com vossa sabedoria! E mantenhamos nossa simbiose, ok? Pois sempre há um caminho do meio

Bons estudos amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...