Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Espelhamento de Servidor ou Servidor em Paralelo


Posts recomendados

Boa tarde... Preciso da ajuda de vocês...

 

Estarei vendendo uma CPU mais Robusta para uma pequena Drogaria com mais ou menos 10 computadores, essa CPU Robusta será o servidor... Core i7 16GB de ram 2 tera de Hd ou mais, uma CPu melhorzinha somente para Banco de Dados. até ai tudo bem...

 

O proprietário da Drogaria teve alguns problemas com o outro servidor, então olha o que ele quer...

 

Montar 2 Cpus iguais ( essa CPu mais Robusta, core i7 e tal) para ser os servidores, e ele quer que elas trabalhem junstas, tipo as duas ligadas ao mesmo tempo e as duas recebendo os dados ao mesmo tempo salvando tudo o mesmo tempo, salvando os mesmo arquivos, em fim as duas CPus exatamente iguais. 

Porque isso?

R: porque se der pau no servidor 1, ou queimar uma fonte do 1, ou precisar parar o servidor 1 para uma eventual manutenção, a CPU 2 (servidor 2) assume o lugar, não precisando parar a Drogaria..  depois voltar novamente o 1 e continuar os dois servidores trabalhando normal.

 

Então minha dúvida é: qual é o nome disso? Servidor em paralelo? espelhamento de servidor? Cluster? dá pra fazer isso em Windows? eu nem sei por onde começar a pesquisar... que termo eu posso usar para pesquisa?

 

Desde já agradeço pela ajuda, Valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A princípío é uma solução de cluster ou failover. O Windows Server tem essa funcionalidade mas é preciso analisar os demais componentes, tal como o banco de dados e mesmo a aplicação. Veja que se parar o servidor1, o servidor2 assume e ao retornar o servidor1 é preciso resincronizá-los ou os dados tem que ser armazenados num storage e tal. Não é simples, penso que é mais indicado investir num hardware de servidor com RAID. Vamos aguardar outras opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva @LUCOM,

 

O que você pretende é um sistema com replicação e redundância. Basicamente, você tem um Server1 que replica constantemente para um Server2. Na falha do Server1, os pedidos são encaminhados para o Server2 que arranca de forma quase invisível para o cliente que faz o request. Para tratar deste encaminhamento tem de ter um roteador na frente e tem também de montar um sistema de teste ou ping ao Server1 para desencadear o reencaminhamento e arranque do server2 em caso de falha do Server1.

 

Claro que isto é uma descrição muito simplista. A implementação vai depender dos seus requisitos específicos e características do seu projeto.

 

Palavras-chave para suas pesquisas: Distributed Filesystem with redundancy and replication.

 

Cumprimentos! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!