Ir ao conteúdo

Modificar Tensão Fonte AT/ATX

Johnny Bravoo

Posts recomendados

Postado

Obrigado @ ! Este fim de semana estarei dando um pouco mais de atenção ao projeto, pois estou com vários rádios aqui que estão dando uma certa dor de cabeça... enfim, muito obrigado!

Qualquer carga na linha +5V desarmava a fonte e isso estava me deixando louco! Até eu realizar a troca do CI e tudo se resolver. Agora sim está dobrando a tensão em ambos +5V e +12V, porém com um problema: após 14,8V a fonte simplesmente desarma! O motivo é simples: fontes mais atuais possuem circuito de proteção que as desarma em determinada corrente para evitar problemas. Como troquei os Mosfets, capacitores e realizei melhorias na fonte toda, desliguei a alimentação direta do CI e instalei um 7805 juntamente com um eletrolítico 100uF, mantendo a tensão o tempo todo entre 5,0V e 5,1V, fazendo assim com que a fonte não acione proteção ao exceder o limite de tensão e colocar alguma carga nela.

Solução temporária, no meu caso, será aumentar ainda mais a tensão, de forma que a linha +5V forneça +12V exatos! Assim, basta instalar um 7824 na linha +12V (estará fornecendo algo como 27V?) com um dissipador, de forma que vou conseguir extrair 800mA regulados e 12V com muita folga.

Só adiantando: estou analisando bem alguns esquemas e garimpando na internet e, ao meu ver, talvez uma modificação assim seja possível em fontes com o 2003, 2005, 2005Z, 2005CZ dentre outros, pois parecem trabalhar com tensão independente. Enfim, estarei pesquisando e, caso tenha sucesso, criarei um tópico sobre como modificar uma ATX para fonte de bancada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...