Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso utilizar um motor cc, mas preciso que o eixo hora fique travado, hora gire. Ponte h, 00 = desligado, eixo gira livre; 01 e 10, giram para os lados, 11 = nao pode acontecer. então teria outra possibilidade?

Postado

Preciso utilizar um motor cc, mas preciso que o eixo hora fique travado, hora gire. Ponte h, 00 = desligado, eixo gira livre; 01 e 10, giram para os lados, 11 = nao pode acontecer. então teria outra possibilidade?

pra parar ? ate  da! mas quem  vai policiar pra ele  não rodar pro outro lado? ai que o bicho pega    só pondo um sensor   e um  circuito pra desligar portanto  a resposta   é --> da pra parar  sim agora  é preciso elaborar um outro circuito  para  desligar quando começar  a rodar para o outro lado ok

Postado

então, o problema é que ele tem que que girar tanto e parar nessa posição, o eixo tem que ficar travado, nao pode girar em falso. A questão é como fazer isso!

  • Membro VIP
Postado

Pra parar no ponto exato, só motor de passo, ou se o seu motor usar polias pra rodar bem devagar pra que se desligue no ponto do sensor e retorne até que o sensor o detecte parado, e se preciso retorne novamente até tal situação.

Outra técnica é colocar os fios do motor em curto (não a saída da ponte) aí ele tende a parar rapidamente. Pra isso pode-se desligar a ponte e ligar um relê para este papel. Daí abre-se o relê e tem que usar PWM na ponte pra ele girar bem devagar até o ponto.

Pra todas estas funções acho que só mesmo um microcontrolador.

  • Curtir 1
Postado

então, o problema é que ele tem que que girar tanto e parar nessa posição, o eixo tem que ficar travado, nao pode girar em falso. A questão é como fazer isso!

 

 

  Amigo, se você quer que o eixo não gire em falso, o jeito mais fácil de fazer isso é usando engrenagens, por exemplo: geralmente o motor que move o "Canhão" do Laser de um leitor de CD, ele é ligado a sistema de engrenagens que não deixa o eixo dele girar em falso, este se movera apenas quando o eixo do motor girar (independente do lado).

  Se faz isso usando o eixo do motor com um "fuso" para acionar as engrenagens, mas o giro das engrenagens não conseguem mover o fuso, é um sistema parecido com esse:

 

0001-4d400d.jpg

 

 

  Esse é praticamente o jeito mais fácil de travar o eixo de um motor CC, já usei e funcionou bem para pequenas aplicação (cancelas de uma maquete por exemplo) e pode-se controlar a rotação (alem do PWM) adicionando ou removendo engrenagens do Sistema.

 

  Espero ter ajudado.

A) Luiz Gustavo

Postado

Preciso utilizar um motor cc, mas preciso que o eixo hora fique travado, hora gire. Ponte h, 00 = desligado, eixo gira livre; 01 e 10, giram para os lados, 11 = nao pode acontecer. então teria outra possibilidade?

Acho que tenho solução. Se o motor for de baixa potência a solução é até simples.

É um circuito integrado que controla servomotores.

 

O eixo gira para um lado e para o outro e também é capaz de travar hehehe.

 

Como ele faz isso?

Ao que parece o CI é alimentado com fonte simetríaca e tem dois transistores de potência internos que alterna entre fonte negativa e positiva, fazendo o motor girar pro lado ou pro outro.

 

Como o CI sabe que o eixo está travado? 

Tem um potenciômetro que deve ficar ligado ao eixo do motor motor.

Daí se o eixo do motor move-se um micrometro, dicamos assim, o CI sabe que o eixo se moveu e faz a correão.

  • Membro VIP
Postado

Este é um servo motor de parabólica, por sinal "bem fortinho" graças ao redutor interno  formado por um conjunto de engrenagens.

post-387879-0-18483900-1416254533.gif

Especificações:

Frequência de sinal: 60HZ(20ms)
Controle de pulso: 0.8 to 2.2ms
tensão: DC 5.0v
Ângulo de operação: 180 +10
Corrente: 180 to 200 mA
Velocidade: 0.3 (60/sec.)
Saída máxima de torque: 2.2 to 2.8 kg/cm
Corrente máxima: 580 to 600ma
O servo, MOTORSAT, funciona com PWM, (modulação por largura de pulso).
Fio vermelho: alimentação 5 v DC.
Fio branco: Pulso
Fio preto: GND terra
O sentido do giro do servo motor vai depender do seu pwm, por que nosso servo
motor tem um circuito.
Rotação do servo= 40 Rpm.

 

Ele tem uma placa interna e é controlado com um nível de tensão. Este nível é o resultado da filtragem do PWM

Uma vez este nível estabilizado, internamente ele o compara com o nível gerado pelo potenciômetro (divisor de tensão) interno e para o motor, corrigindo a posição se necessário até as tensões se igualarem.

Mas ele não roda 360o   , apenas aprox. 180 como descrito.

  • Curtir 1
Postado

Eu só tinha esquecido indicar o CI:

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/philips/TDA3629_1.pdf


4792538000_1376148756.jpg


Mas tecnicamente falando você precisa de um PWM bipolar (PWM dois níveis) e uma ponte full bridge com mosfets:

AD40-06_07.jpg

 

 

O ideal é que a freqüência do PWM tenha uns 20Khz.

O motor ficará parado quando o PWM for de exatos 50%.

Daí se o PWM diminuir a porcentagem de um lado, o motor irá girar para o lado que aumentar a porcentagem.

 

Daí terá que ter um sensor no eixo do motor. Pode ser um potenciômetro e tal.

Imagino que possa colocar um potenciômetro acoplado ao eixo por meio de uma espécie de embreagem. Assim o eixo ponderar girar livremente, porém ainda poderá ser sensoreado. 

 

Daí você terá que projetar um circuito com amplificadores operacionais, e com ganho elevado, deforma que dê o comando para o PWM sempre corrigir a posição do motor.

 

A base do funcionamento poderá ser a seguinte: 

No ponto zero, ponto em que o eixo do motor ficará travado, o potenciômetro do eixo formará um divisor de tensão. Dividindo 12V por 2, Dando 6V.

 

Você terá um potenciômetro de controle e este também estará dividindo 12V por 2 e mandando para o circuito de controle.

Agora se você mover este potenciômetro um milímetro sequer, es que se formará uma pequena diferença de tensão entre o divisor de tensão formado pelo potenciômetro do controle, e o divisor de tensão formado pelo potenciômetro do sensor do eixo. Neste momento o amplificador operacional irá detectar esta pequena diferença de tensão, e erá acionar o PWM do lado contrário, para que gire, girando o potenciômetro, fazendo equilibrar as tensões com o potenciômetro do controle.

 

Daí para funcionar bem o amplificador operacional tem que estar configurado com ganho elevado. É como um amplificador de erro.  


constructionservo.png

  • Curtir 1
Postado

Alguns motores usam um freio eletromagnético, é um eletroimã preso a carcaça do motor e um disco de aço no eixo (geralmente na traseira) enquanto o motor está recebendo tensão para funcionar, esse eletroimã está desligado, quando esta tensão cessa o eletroimã liga e trava o eixo.

 

Não sei que motor é, nem sua potencia, nem se seria viável mecanicamente, más é uma ideia.

  • Membro VIP
Postado

Não adianta ficarmos supondo e especulando se o autor não ajuda há uma semana.

@ricardonds

Afinal, qual RPM estará usando no momento em que pretende parar este motor?

Qual o problema em usar motor de passo?

Qual é o projeto?

Não vale a pena responder sem que saibamos estas informações.

  • 4 meses depois...
Postado

Desculpa a demora. Eu vou controlar a direção de um veículo mini baja(quando fiz esse post nao era para isso), dai penso em acoplar um motor de vidro elétrico, porque servo motor nao aguentaria creio eu. Este motor tem torque de 93kg.cm e corrente de 1,3 A. Neste site: http://www.eletromaniacos.com/modules.php?name=News&file=article&sid=41fala que se você ativar as chaves S2 e S4 o motor trava, mas isso nao faz sentido, eu tentei colocar as duas saidas no motor no terra e nao funcionou o travamento. Vou controlar por wireless, envia o comando para girar para um lado ai gira e trava, assim ate novo comando. Alguma ideia como posso fazer isso? Esse CI TDA3629 serveria para essa aplicação?

@
@albert_emule

post-580016-0-82000600-1428000728_thumb.

Postado

Claro que faz sentido. Ao ligar S1 e S3 ou S2 e S4 o motor estará em curto. Isso irá colocar uma resistência grande ao movimento em seu eixo, mas esse efeito é proporcional à velocidade. É algo conhecido como "freio dinâmico". Quanto mais rápido o eixo gira, mais forte é a resistência ao movimento.

 

A propósito, esqueça isso de travar o motor. Você precisa de um controle closed-loop. Se até carro em escala usa isso, quanto mais o seu em escala maior?  :P

Postado

Para o motor de vidro elétrico, este circuito irá funcionar:

Mas talvez seja necessário transistores mais potentes, já o consumo do motor em funcionamento é de 1.3A. Daí com o eixo parado, o motor deverá consumir muito mais que 1,3A caso alguém tente forçá-lo a girar. 

post-533544-0-19703500-1428010132.png

Postado

Vou dar um palpite....

Em meu avião RC, o controle de velocidade do motor ( ESC ) foi programado para parar a hélice quando no meu rádio abaixo o throtle de um certo mínimo. O motor tem 3 fios. Se conseguisse um desses motores, resolvia fácil.

Mas existem sim servos para o seu Baja, só que custam caro pacas.....

Paulo

  • Curtir 1
  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!