Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com projeto voltímetro com Arduino Uno


Posts recomendados

Estou precisando de ajuda com meu projeto com arduino uno. 

O meu professor manou montar um projeto para fazer com o arduino de um voltímetro utilizando dois display de 7 segmentos para mostrar a tensão. Ele mandou também, utilizar um botão para congelar a imagem e um Potenciômetro para alternar a tensão. 

Esse projeto me parece ser um pouco complexo e ainda estou inciando com o arduino, mas preciso entrega-lo ao professor. Se alguém poder me ajudar vou agradecer muito.

 

Aqui está o comando do  projeto feito pelo professor:

 

Projete um circuito com a função de voltímetro capaz de medir tensão DC entre 0 e 9,9V. O valor da tensão deve ser mostrado em dois display de sete segmentos, sendo um da unidade e outro do decimo de volt. Deve possuir um botão que ao ser pressionado momentaneamente, deve fazer com que a tensão mostrada "congele" nos displays. Ao ser pressionado novamente o botão, a tensão medida volta a ser mostrada. Devem ser realizadas entre 2 e 5 leituras por segundo. Os displays não devem parecer piscando.

 

 

Agradeço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@heldercarvalho,

Esse projeto é bem simples, não tem nada de complexo, o que pode te dar um pouco mais de trabalho é a multiplexação dos displays.

Qual a linguagem que voce já tem experiência ?

Já fêz o esquema eletrônico do seu projeto ? Por favor, poste.

Sabe qual o significado de "os displays não podem aparecer piscando"

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Estou no primeiro semestre da faculdade e estou aprendendo a linguagem C. Estou Trabalhando no esquemático assim que eu terminar eu posto, estou tendo dificuldade para montar, mas vou continuar tentando. Não sei o motivo porque ele pediu para os leds não piscarem, pode ter sido opcional. Se poder me dar um luz do esquemático e do código agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@heldercarvalho,

Primeiro, voce tem de definir qual o tipo de display, pode ser de catodo comum ou de anodo comum.

Segundo, observe que para mostrar as tensões com uma casa decimal vamos precisar de 8 pinos para o primeiro display e mais 7 pinos para o segundo, claro que suponho aqui que cada segmento do display será controlado por um pino de I/O.

Mas, olhe o seu Arduíno Uno. Ele tem apenas 14 pinos de I/O, e voce iria precisar de 15 só para o display, mais um para a entrada de tensão e mais um para congelar o display, totalizando 17 pinos ! Ou seja, não dá para fazer da maneira mais simples !

Portanto, temos de usar uma técnica chamada de Multiplexação, que permite controlar vários displays com bem menos pinos.

Por exemplo, suponha que voce irá usar um display do tipo Catodo comum. voce pode colocar em paralelo todos os 8 segmentos de cada display ( lembre-se do ponto decimal ) e controlar os dois catodos independentemente, assim usará apenas 10 pinos de I/O para o display.

Eu fiz aqui no Fórum um pequeno tutorial sobre Leds e Multiplex, procure aqui no Fórum, lá eu explico o funcionamento desse processo e voce vai entender o que seu professor quis dizer com "Sem piscar..."

Vou facilitar a procura :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1069057-tudo-sobre-1-displays-leds-matrizes-leds-e-multiplex/?p=5856589

voce terá de colocar um resistor para limitar a corrente em cada segmento, eu explico como calcular no tutorial.

Creio que agora voce já tem informação para começar o projeto !

Se você pretende aprender, o caminho está exposto acima. Se voce realmente não sabe por onde começar, segue um projeto muito parecido com o seu, prontinho, bastam algumas pequenas alterações para transformar na sua necessidade :

http://www.circuitstoday.com/voltmeter-using-arduino

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!