Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BrazilFW vs. pfSense vs. outros


Posts recomendados

  • Membro VIP

Além de BrazilFW e pfSense, tem outros à altura?
Como compará-los? Quem ganha em que?
E o OpenWRT, entra nessa disputa?
 
Para fazer essas perguntas, tenho em mente um Mini-ITX.
 
Outros:

  • Zentyal
  • Endian

De um slide 77 do professor Ricardo Kléber :

A propósito, algum material de aprendizado:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Quanto ao OpenWRT, em minha humilde opinião, não passa nem perto da disputa, visto que os outros citados operam na camada 7 e permitem fazer um controle de tráfego muito mais apurado que um firmware embutido no roteador, que opera na camada 4. Citaria também o Endian, que é tão bom quanto os citados; agora na questão de como compará-los, acredito que cada um tem seus pontos fortes e fracos. Eu particularmente penso da seguinte forma: melhor você expor o problema que quer resolver, daí procuramos juntos levantar se cada um destes atende de forma satisfatória ou não na resolução do seu problema.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

melhor você expor o problema que quer resolver

 

Digamos...

  • Roteamento robusto, entregando link do modem para um switch
  • Possivelmente mais de um link, com balanceamento de carga
  • DNS para as sub-redes
  • DHCP
  • Firewall
  • Cache completo
    • É mesma coisa do que proxy?
    • O proxy também pode servir para:
      • "autenticação"
      • ACL (Squid)
  • NAS
  • Autenticador PPPoE
  • Servidor PPPoE

O "modem roteado" deste condomínio passaria a funcionar em bridge e essa máquina Mini-ITX ficaria entre ele e switch. Aliás, mais modems (links) poderia ser acrescentados.

 

Convém sugestões de hardware que sustente a performance. A princípio, penso em um único Mini-ITX concentrando essas funcionalidades.

 

Mas eu realmente quero, no primeiro post deste tópico, reunir muito do que existe, a título de referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Para as características citadas, o pfsense é uma excelente opção. Como sugestões de hardware, você pode usar as mesmas fornecidas nos appliances do pfsense, levando em consideração a quantidade de links que deseja adicionar:

http://store.pfsense.org/compare/84/95/88

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Endian também é uma excelente opção, tem uma comunidade muito participativa em seu forum mas peca no quesito balanceamento de carga que você citou. O BrazilFW é outra boa opção, possui um balanceamento de carga muito eficiente mas o suporte da comunidade não é lá essas coisas. O Pfsense tem uma documentação muito boa, assim como o suporte da comunidade, além de um eficiente balanceador de carga. Ao contrário dos outros (que são baseados em Linux/Iptables),o Pfsense é baseado no FreeBSD, famoso por sua segurança aprimorada. Possui Captive Portal, QoS, proxy (SQUID, através de módulo adicional)...enfim, duvido que vá se arrepender com o Pfsense, mas a decisão cabe a você...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!