Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inserir botão de classificação por ordem crescente/ decrescente


Ir à solução Resolvido por DJunqueira,

Posts recomendados

Oi, Pessoal! 

 

Segue o arquivo para o qual preciso de ajuda. Eu gostaria de inserir um botão (setinha) nas células "Vencimento, Nº Fatura, Colaborador...etc" que, ao ser clicada, classificasse as informações contidas abaixo por ordem crescente/ decrescente. Eu consegui fazer por Filtros, porém, sempre que clico na seta ela me traz uma caixa de diálogo para que eu configure, mas eu gostaria que fosse automático ao clique.

Estou enviando tb uma img que peguei na net para demonstrar. 

Agradeço a ajuda desde já!

 

Carla

Contas a Receber_teste.xlsx

post-734481-0-63313800-1421428622.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá borginha

 

Vou propor uma solução diferente p/ seu pedido de ajuda e q me parece mais adequado.

Ao invés de manter doze planilhas p/ cada mês com 200 linhas, manter uma só chamada Controle onde você pode ver numa Tabela Dinâmica qq período q você quiser com qq conjunto de Status de recebimento através de controles p/ segmentação de dados. Como na tabela dinâmica os dados já vem ordenados automaticamente o seu problema de ordenamento não mais existiria. (Aliás, não é possível ordenar fórmulas como você poderia se ver tentada nos controles mensais)

 

O controle do Status passaria a ser feito pela planilha renomeada e remodelada Lançamento onde você poderia selecionar os meses através do filtro na coluna Vencimento. Com essa estrutura de dados você provavelmente poderia se livrar tb das colunas calculadas L até W (na planilha q anexei).

 

Como transformei sua lista na planilha A receber - renomeada Lançamento - em uma Tabela assim reconhecida pelo Excel o cálculo feito na planilha Resumo p/ Contas a Receber poderá se valer da vantagem de se referir a toda a coluna Valor e Status seja lá quantas linhas elas tiverem. Veja lá nas células como ficou a nova fórmula.

Utilizando o formato de Tabela a fórmula na coluna Status pode acompanhar o preenchimento das novas linhas sem precisar copiar e colar.

 

Como está projetada sua planilha o desempenho fica lento mesmo num computador com i7 e 16 GB de RAM. Abaixo anexei duas planilhas, as duas apresentam a mesma solução de tabela dinâmica, mas a segunda não tem mais as planilhas e colunas q eu sugeri q você retire, como você pode observar a primeira tem 1,42 MB e a segunda 30 KB, ou seja, muito menor e com desempenho muito superior.

Contas a Receber_teste TD1.xlsx

Contas a Receber_teste TD2.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, DJunqueira! Agradeço muito a sua colaboração. O seu modelo é muito mais prático, com certeza, porém, tentei incluir um novo dado em "Lançamento" (com data de dezembro), mas a planilha Controle não foi alimentada. o que devo fazer?

 

Obrigada!!!

Carla

Contas a Receber_teste TD2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Oi Carla,

 

você tem de apertar o botão Dados / Atualizar, tabelas dinâmicas só atualizam assim.

Clicando com o botão direito na TD tb aparece a opção Atualizar.

 

Se você começou a perceber o potencial das Tabelas Dinâmicas e sabe inglês uma boa dica é procurar por ExcelIsFun no YouTube, o cara dá aulas muito boas e muito objetivas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, DJunqueira! Eu já tinha feito isso. Percebi que quando eu incluo um lançamento, vou para a planilha Controle e clico em Dados/ Atualizar Tudo é que as outras opções do filtro somem. Quando eu incluo o lançamento e clico em Atualizar Tudo na própria planilha de Lançamento, os filtros ficam normais em Controle.

Desculpe minha ignorância. Eu realmente não manjo nada de excel.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carla,

 

me desculpe tb, mas eu me sinto perdido com relação ao nível de conhecimento das pessoas diferentes q trato aqui no fórum. Sua dúvida é pertinente e tentei solucionar da melhor forma possível na planilha q anexei.

O problema q detectei é q na Segmentação de dados da planilha Controle surge um botão de Status sem descrição q tentei ocultar, com algum sucesso, mas sem atingir o ideal como na segmentação de dados q inseri na planilha Lançamento a título de comparação onde o botão extra simplesmente não surge. Como ficou 'operacional' te incentivo a prosseguir com essa solução.

P/ fazer testes de configuração por sua conta e risco clique no controle com o botão direito e selecione "Configurações da segmentação de dados...".

Contas a Receber_teste TD2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!