Ir ao conteúdo

Compensa trocar uma fonte 80 plus por uma 80 plus bronze?

sjrduarte

Posts recomendados

Postado

Vale a pena trocar uma fonte de 400W 80 Plus (homologada mesmo) com 4 anos de uso (funcionando perfeitamente) por uma de 430W 80 plus bronze nova, considerando que os capacitores da atual devem estar desgastados?

Terei algum ganho de economia real em R$ por kWh que justifique o custo da compra da nova (R$ 200) com esse aumento das tarifas de energia?

*As fontes diferem em apenas 1.5% de eficiência (carga em 50%) e em 8% de distorção harmônica.

¹De acordo com o site eXtreme Power Supply Calculator, a configuração do meu PC exige 210W.

²O computador fica ligado 10hs por dia.

Obrigado!

Postado

@sjrduarte,se voce não usa estabilizador,não vale a pena não.Mas se usa,sua fonte deve estar um cacareco por dentro.A Cx430w corsair bronze tem PFC ativo e não pode ser usada com estabilizador.

Boa sarte.

Postado

Eu não faria isso... Até você economizar dinheiro a ponto de cobrir a despesa da nova fonte vai levar alguns anos. Sem falar que sua fonte "velha" vai ficar aonde? Atirada em um canto ocupando espaço?

Postado

@ Eu nunca usei ela com estabilizador, somente com filtro de linha. 

Nos cálculos que fiz numa planilha, também conclui que não compensava, mas não levei em conta o desgaste que os capacitores podiam ter sofrido. Todavia, acho que vou investir esse dinheiro em outra coisa pra melhorar a eficiência energética aqui em casa.

O pessoal da Eng. Elétrica tem alguma sugestão?  

Postado

@sjrduarteQue tipo de filtro de linha usa? O melhor do Brasil é o Clamper Multiproteção com contador de surtos(Faller).Tem também outros como o Upsai 1200 que voce escolhe 110 ou 220W.

Boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...