Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um trabalho de escola que é transmitir dados por infra vermelho. Serão transmitidos sinais analógicos. Queria saber se alguém saberia me dizer qual a máxima distancia que um LED infra-vermelho consegue transmitir uma informação ? Como funciona a relação entre a distancia do LED infra-vermelho emissor e receptor e a queda de tensão no LED infra vermelho receptor ? Alguém teria algum exemplo de circuito parecido ?

Uma ultima duvida, a como ampliar esse sinal infra vermelho para que possa ser captado mais facilmente ? (pergunto isso porque nos controles de TV não é necessário apontar diretamente para TV para mudar de canal e em um dos testes que eu fiz, o sinal só era transmitido em linha reta, e chegava de "maneira bem ruim", com algumas falhas).

Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

Pessoal, estou com um trabalho de escola que é transmitir dados por infra vermelho. Serão transmitidos sinais analógicos. Queria saber se alguém saberia me dizer qual a máxima distancia que um LED infra-vermelho consegue transmitir uma informação ? Como funciona a relação entre a distancia do LED infra-vermelho emissor e receptor e a queda de tensão no LED infra vermelho receptor ? Alguém teria algum exemplo de circuito parecido ?

Uma ultima duvida, a como ampliar esse sinal infra vermelho para que possa ser captado mais facilmente ? (pergunto isso porque nos controles de TV não é necessário apontar diretamente para TV para mudar de canal e em um dos testes que eu fiz, o sinal só era transmitido em linha reta, e chegava de "maneira bem ruim", com algumas falhas).

Desde já agradeço.

Eu poderia responder a cada uma das suas perguntas, mas seria dar o peixe ao invés de ensinar a pescar.

Veja os links:

https://www.google.com/search?q=how+to+work+infrared+transmission+and+reception&ie=utf-8&oe=utf-8

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

bom posso te dar uma isca... uma isquinha de nada

obviamente você não vai transmitir sinais analógicos literalmente né? você deve converter em digital com algo inteligente (mc), modular (fazer modulação) e transmitir e receber e tal. Pra uma distância maior considere usar leds ir's de potência tipo os câmera noturna. Já vi um helicoptero com ctr remoto assim.

O receptor você não deve usar o led. Melhor é usar módulos prontinhos pra isso. p.ex vishay tsopxxx. Ele já trata de ampliar, filtrar, demodular e alguns etc.

Sinal direcionado obviamente é melhor mas você pode apontar pra parede p.ex e esta reflete na tv. Se espelho = melhor ainda

Uma ideia original que tive há muitos e muitos anos que nem sei se dá certo: uma mini "parabólica", uma lanterna talvez possa ser usada pra concentrar o sinal no meio onde estaria a lâmpada e agora (na minha mente doentia) está o receptor. De fato ia fazer isso com laser.

Taí uma opção muitio lôca. Se for algo estacionário, aqueles lasers de 30 conto por atingir vários km. O problema é que só tem laser verde. Se for fazer, só com supervisão de um adulto hein!!

de nada

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz, eu faria diferente. Não usaria módulos IR que são sintonizados em frequências em torno de 38KHz.

Veja este exemplo de como eu faria para áudio ou outro sinal analógico:

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1799-som-remoto-por-infravermelho

Para transmissão eu usaria o tão famoso 555 , com o sinal analógico, amplificado se necessário,  entrando no pino 5 para gerar o PWM na saída, pino 3.

• Membro VIP
Postado

É que de acordo com o perfil do guri achei que eram dados analógicos mais complexos e em maior variedade e tal, não necessariaemente sinais de áudio.

Mesmo assim boa chicão. você descomplicou legal além de dar a luz pro menino (iluminação, sabedoria... ah você entendeu né! kk). Mas concordemos que módulo ir elimina problemas inerentes ao circuito como ruídos e tal. De fato me lembro de ter passado raiva com isso kk.

Mas agora que reli que é trabalho de escola. Seu valor é mais no campo didático mesmo. (ou seliá ... talvez pra alguma escuta clandestina, isso não é legal e nem legal kk) Sua ideia (seu peixe) é  ideal pra ele!! Pelo menos aprende o conceito da coisa

Me fez lambrar... nos anos 60,70 (60!!?) no auge da guerra fria, fizeram uma escuta clandestina com feixe ir direcional que refletia no vidro da janela das embaixadas. A vibração do som causava vibração no vidro que fazia modular o feixe refletido ou algo assim. Muito lôco!! Hipermega avançado pra época. Qualquer momento acho o link do video ou reportagem... Se eu não achar, google it

Postado

@ e @Isadora Ferraz, agora que tenho um tempo livre, vou testar as ideias de vocês, depois de fazer um primeiro teste comentarei os problemas (Eles sempre aparecem haha). Eu já dei uma pesquisada no funcionamento dos LED's infra-vermelhos, então tentarei montar um primeiro circuito essa semana ainda.
Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Faça isso, amigo.

Acredite , nós aprendemos tanto, ou mais do que sabemos  com vocês.

Pra pensar:

"Não diga tudo quanto sabes, porque pode dizer o que não convém.

Não faças tudo quanto podes porque, as vezes faz o que não deve.
Não creias em tudo quanto ouves porque julga o que não vê.
Não gastes tudo quanto tens porque pode gastar o que não pode"

-- Provérbio Árabe

E Tem tudo a ver com eletrônica.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

e+

Ninguém é tão tolo que não tenha nada a ensinar e nem tão sábio que não tenha nada a aprender.

+1

Quem pergunta é bobo por 5 minutos, quem não pergunta é bobo é para sempre

acho que é chinês

E não tem a ver com nada kk

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

Seria isto?

"Aquele que pergunta é um tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece um tolo para sempre."

@Vicente Cesar

"vou testar as ideias de vocês, depois de fazer um primeiro teste comentarei os problemas (Eles sempre aparecem haha). Eu já dei uma pesquisada no funcionamento dos LED's infra-vermelhos, então tentarei montar um primeiro circuito essa semana ainda"

Por favor, nos informe o resultado.

Abraço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!