Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com validação de dados


Posts recomendados

Boa noite galera!

 

Tenho uma dúvida simples:

 

A planilha em anexo tem duas abas. Na plan1, célula a2, tem uma lista de dados com os nomes que constam na plan2. Como os nomes irão se repetir, mas os códigos não, quero que: Na plan1, essa lista de dados não constem os nomes repetidos. E que os códigos referente A2 aparecem na lista e que os valores também apareçam na coluna valor de acordo com o código.

 

Obrigado

VALIDAÇÃO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi, boa noite!

 

Precisa acertar duas coisinhas:

 

1- Teria como a validação de dados com o nome em A2, não conter os espaços em branco?

2- Quando você colocou a função INDIRETO, não está atendendo. Imagine que a planilha terá muitos nomes que serão acrescentados na Lista em PLan2, e muitas vezes não estará ordenado. Se eu acrescentar algum nome lá, não está trazendo os códigos. Sei que usando a função Desloc / Corresp / Cont.se teria como fazer isso, mas não estou conseguindo ajustar ainda mais se ficar misturado.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal a validação da coluna B da Plan1 formulada pelo Patropi, não conhecia, mas ela está com um pequeno erro:

=INDIRETO($A$2) - o caracter em vermelho deveria ser retirado

 

Por outro lado há a possibilidade de usar menos colunas auxiliares como na planilha anexada.

VALIDAÇÃO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DJunqueira

 

Não é erro, coloquei o cifrão porque no modelo que ele enviou seria para apenas aquela célula, portanto, quando se trata de apenas uma célula é bom travar.

 

Carlos Eduardo.

 

Tem como fazer o que você deseja, mas, você terá que usar Intervalo dinâmico, com a função DESLOC, mas para deixar em ordem crescente, já fica mais complicado e como sou moderador, aqui e em outros vários fóruns, não tenho tempo disponível para montar fórmulas mais complicadas.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi, boa noite!

 

Poderia montar a desloc? Não quero que a lista seja em ordem crescente! Apenas queria que ficasse sem os espaços em branco! Usei em outra planilha para tal situação a função Desloc + Contar. Valores e funciona perfeito. Só que você usou as colunas auxiliares e ela está contando os espaços tb.

Não estou conseguindo ajustar a função desloc, fica dando erro de REF.

 

Fico agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DJunqueira, boa noite!

 

Realmente eu não tinha visto!!!!

Agora preciso que os dados em Plan1 célula B2, traga os itens correspondentes em A2 e o seu respectivo preço em C2.

 

Não abusando da sua bondade, não entendi a sua fórmula! Poderia explicar ? Principalmente o nome tabela.

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi, bom dia!

 

Sim!!! É que preciso fundir as duas contas em uma. O Gabriel já me passou o link de como fazer! É que no trampo não pode ter acesso ao face e como em casa fico logado, as vezes logo por ele! Mas hoje já resolvo esse probleminha!

 

Se puder ajudar ae eu agradeço!!!!

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DJunqueira, boa noite!

Realmente eu não tinha visto!!!!

Agora preciso que os dados em Plan1 célula B2, traga os itens correspondentes em A2 e o seu respectivo preço em C2.

Não abusando da sua bondade, não entendi a sua fórmula! Poderia explicar ? Principalmente o nome tabela.

Obrigado!!

Carlos, bom dia

 

Dependendo de como você vai utilizar a tabela em Plan2 influencia a solução q você quer. você vai manter aquela tabela sempre em ordem alfabética p/ a primeira coluna?

As duas listas q você montou transformei em Tabelas reconhecidas pelo Excel e isso gera uma série de desdobramentos interessantes q recomendo você utilizar daqui p/ frente, inclusive é boa programação você dar um nome significativo as duas tabelas, não fiz isso porque não sei bem como você pretende utiliza-las.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DJunqueira, boa tarde!

 

Praticamente será a mesma ordem das colunas. Só que os nomes serão:

 

Fornecedor     Material        Valor R$

Teste                 A                    5

 

A medida do tempo, irei acrescentando outros fornecedores com o seu código e valor. Apenas o design na Plan1 que será modificado. Como se as abas fossem o banco de dados para a criação de uma planilha de custo.

Entendo as fórmulas e a solução, quando dar cara na planilha, é só ajustar.

 

Agradeceria muito a ajuda!

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DJunqueira, boa tarde!

Praticamente será a mesma ordem das colunas. Só que os nomes serão:

Fornecedor     Material        Valor R$

Teste                 A                    5

A medida do tempo, irei acrescentando outros fornecedores com o seu código e valor. Apenas o design na Plan1 que será modificado. Como se as abas fossem o banco de dados para a criação de uma planilha de custo.

Entendo as fórmulas e a solução, quando dar cara na planilha, é só ajustar.

Agradeceria muito a ajuda!

Eduardo

Boa tarde Carlos

 

Hehe, não é ao nome dos campos q me referi e sim ao nome das Tabelas. P/ verificar isso selecione uma célula qq dentro das tabelas e selecione o menú DESIGN, no canto esquerdo você verá os nomes das tabelas: Tabela3 e Tabela4

 

O q eu quero saber é se o primeiro campo da tabela da Plan2 vai ser mantido religiosamente em ordem alfabética antes de buscar uma solução p/ a validação da coluna B de Plan1.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!