Ir ao conteúdo

Problema com rede e switch

Gleimerson Rodrigues

Posts recomendados

Postado

Bom Dia galera, sou novo aqui na área e to com uma bronca pra resolver.

é o seguinte, tenho um servidor com um Switch gerenciável que distribui internet numa rede com ips na faixa 192.168.1.xxx só que precisei fazer uma nova instalação de duas maquinas, puxei o cabo normalmente e a instalação ficou ok, ai vem a broncas houve uma mudança de planos e precisei colocar um novo PC perto desta maquina, para não puxar um novo cabeamento (pois é numa distancia de aproximadamente 50 metros)  pensei em colocar um Switch. (pelo que entendo, só era colocar o Switch puxar dois cabos para as duas maquinas e tudo certo) ai vem a bronca, quando conectei os três cabos (o do servidor e os dois das maquinas citadas) a faixa de ip muda, consequentemente criando uma outra rede e não conectando ao servidor como foi pensado. 

como faço para colocar na mesma faixa de ip?? 

Switch a ser instalado: Switch encore 16 portas ENH916P

Postado

Switches normalmente operam na camada 2 (existem os de camada 3, mas não é o caso deste Encore que você mencionou), e portanto não distribuem endereços IP. Qual o range do seu servidor DHCP e qual o range desta outra rede que você fala que é criada?

Postado

cara, testei outro Switch e continua criando uma rede nova, um brother meu me falou que as portas do modem podem estar fechadas, mas não sei como abrir essas portas. e nessa nova rede sempre aparece um mesmo ip 169.259.0.203  e o do Switch gerenciável do servidor está na faixa de 192.168.1.1 a 192.168.1.254.

Postado

( ai vem a bronca, quando conectei os três cabos (o do servidor e os dois das maquinas citadas) a faixa de ip muda)

Esta parte nao entendi, bom pelo que vi sua rede ficou assim:

=====> = (Cabo de Rede)                                                       

=====> Maquina Nova 1

Servidor =====> Switch Gerenciável =====> Switch Encore

=====> Maquina Nova 2

Estou correto ?

Uma pergunta, quantos endereços ips estão disponíveis ? Pois pode ter acabado os ips do server pra atribuição, com isto um dos computadores não consegue ip, tente somente ligar 1 das maquinas após o Switch encore, para verificar se funciona normal ?, Pois endereços começando por 169.___ são indicativos de que a maquina não encontrou o servidor de DHCP na rede, e atribuiu sozinha o ip pra se comunicar. 

Postado

Já conectei só uma maquina ao switch encore, e continuou com o mesmo problema. se eu conecto o cabo quem vem do switch gerenciável a maquina 1 ou 2 diretamente consigo conectar a rede tranquilamente.

O que está ocorrendo, como disse o amigo@Douglas Roberto, é que quando você conecta os PC através deste segundo Switch, as máquinas não estão encontrando o servidor DHCP na rede, e o Windows atrubui este endereço automático (iniciado por 169.254) chamado de APIPA. O motivo disto ocorrer pode ser apenas dois: ou os switches devem ser interligados através de cabos cruzados (crossover) ou o switch gerenciável só aceita (ou está configurado) para permitir o cascateamento apenas através da porta X (geralmente a primeira ou a última porta).

Espero ter ajudado.

Postado

Olá Amigo.

Qual o modelo do switch gerenciável que você tem ai?

o modelo do switch gerenciável é encore ENH-924-aut+ .

O que está ocorrendo, como disse o amigo@Douglas Roberto, é que quando você conecta os PC através deste segundo Switch, as máquinas não estão encontrando o servidor DHCP na rede, e o Windows atrubui este endereço automático (iniciado por 169.254) chamado de APIPA. O motivo disto ocorrer pode ser apenas dois: ou os switches devem ser interligados através de cabos cruzados (crossover) ou o switch gerenciável só aceita (ou está configurado) para permitir o cascateamento apenas através da porta X (geralmente a primeira ou a última porta).

Espero ter ajudado.

e se o switch estiver configurado apenas para permitir o cascateamento nessas portas, como posso configurar para que esse cascateamento seja feito na porta em que eu desejo? entro no Switch normalmente pelo ip 192.168.1.1 e altero em que campo?

Postado

o modelo do switch gerenciável é encore ENH-924-aut+ .

e se o switch estiver configurado apenas para permitir o cascateamento nessas portas, como posso configurar para que esse cascateamento seja feito na porta em que eu desejo? entro no Switch normalmente pelo ip 192.168.1.1 e altero em que campo?

Este switch NÃO é gerenciável:

http://www.encore-usa.com/br/product/ENH924-AUT

E também aceita cabos straight e crossover, sem distinção. Tem certeza que o switch de 16 portas (ENH916P) está funcionando perfeitamente?

Postado

Tenho certeza sim, por isso  fiz o teste com switch encore e outro d-link e constatei o mesmo problema.

Bom, se o cabo está ok, os switches estão OK e os computadores OK, não imagino o que possa ser. Como última tentativa desesperadora, eu tentaria interligar os switches através de um cabo crossover, mesmo o manual de ambos falando que eles não fazem distinção...

Postado

Ainda continuo achando que acabaram os ranges disponíveis pra atribuição, testou conectar um notebook na porta do cabo de 50 metros, com um cabo menor e ver se atribui Ip ?, mas sem tirar o cabo de nada, pois ai sobra 1 IP no range. 

Postado

Ainda continuo achando que acabaram os ranges disponíveis pra atribuição, testou conectar um notebook na porta do cabo de 50 metros, com um cabo menor e ver se atribui Ip ?, mas sem tirar o cabo de nada, pois ai sobra 1 IP no range. 

cara, não conseguir entender, você quis dizer para eu testar com um cabo menor o notebook na porta que está o cabo de 50 metros é isso? porque se for direto sem precisar passar por outro switch ele conecta normalmente.

Postado

Bom pelo que eu li parece que o switch do servidor e do switch secundário 192.168.1.1 estão na mesma faixa de IP e como o switch do servidor deve estar gerenciando o DHCP da rede. Deste modo você deve mudar a faixa de IP do switch secundário tente 192.168.1.2 isso irá terminar com o conflito de rede e manterá as maquinas na mesma rede.

Espero ter ajudado.

Postado

Bom pelo que eu li parece que o switch do servidor e do switch secundário 192.168.1.1 estão na mesma faixa de IP e como o switch do servidor deve estar gerenciando o DHCP da rede. Deste modo você deve mudar a faixa de IP do switch secundário tente 192.168.1.2 isso irá terminar com o conflito de rede e manterá as maquinas na mesma rede.

Espero ter ajudado.

Pelo que pesquisei, o Switch Secundário não é gerenciável,  não tendo assim, como alterar o IP do mesmo, porém posso estar enganado. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...