Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com rede e switch


Posts recomendados

Bom Dia galera, sou novo aqui na área e to com uma bronca pra resolver.

 

é o seguinte, tenho um servidor com um Switch gerenciável que distribui internet numa rede com ips na faixa 192.168.1.xxx só que precisei fazer uma nova instalação de duas maquinas, puxei o cabo normalmente e a instalação ficou ok, ai vem a broncas houve uma mudança de planos e precisei colocar um novo PC perto desta maquina, para não puxar um novo cabeamento (pois é numa distancia de aproximadamente 50 metros)  pensei em colocar um Switch. (pelo que entendo, só era colocar o Switch puxar dois cabos para as duas maquinas e tudo certo) ai vem a bronca, quando conectei os três cabos (o do servidor e os dois das maquinas citadas) a faixa de ip muda, consequentemente criando uma outra rede e não conectando ao servidor como foi pensado. 

 

como faço para colocar na mesma faixa de ip?? 

 

Switch a ser instalado: Switch encore 16 portas ENH916P

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, testei outro Switch e continua criando uma rede nova, um brother meu me falou que as portas do modem podem estar fechadas, mas não sei como abrir essas portas. e nessa nova rede sempre aparece um mesmo ip 169.259.0.203  e o do Switch gerenciável do servidor está na faixa de 192.168.1.1 a 192.168.1.254.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

( ai vem a bronca, quando conectei os três cabos (o do servidor e os dois das maquinas citadas) a faixa de ip muda)

Esta parte nao entendi, bom pelo que vi sua rede ficou assim:

 

 

=====> = (Cabo de Rede)                                                       

                                                                                               =====> Maquina Nova 1

Servidor =====> Switch Gerenciável =====> Switch Encore

                                                                                               =====> Maquina Nova 2

 

Estou correto ?

 

Uma pergunta, quantos endereços ips estão disponíveis ? Pois pode ter acabado os ips do server pra atribuição, com isto um dos computadores não consegue ip, tente somente ligar 1 das maquinas após o Switch encore, para verificar se funciona normal ?, Pois endereços começando por 169.___ são indicativos de que a maquina não encontrou o servidor de DHCP na rede, e atribuiu sozinha o ip pra se comunicar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já conectei só uma maquina ao switch encore, e continuou com o mesmo problema. se eu conecto o cabo quem vem do switch gerenciável a maquina 1 ou 2 diretamente consigo conectar a rede tranquilamente.

O que está ocorrendo, como disse o amigo@Douglas Roberto, é que quando você conecta os PC através deste segundo Switch, as máquinas não estão encontrando o servidor DHCP na rede, e o Windows atrubui este endereço automático (iniciado por 169.254) chamado de APIPA. O motivo disto ocorrer pode ser apenas dois: ou os switches devem ser interligados através de cabos cruzados (crossover) ou o switch gerenciável só aceita (ou está configurado) para permitir o cascateamento apenas através da porta X (geralmente a primeira ou a última porta).

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo.

Qual o modelo do switch gerenciável que você tem ai?

 

o modelo do switch gerenciável é encore ENH-924-aut+ .

 

 

O que está ocorrendo, como disse o amigo@Douglas Roberto, é que quando você conecta os PC através deste segundo Switch, as máquinas não estão encontrando o servidor DHCP na rede, e o Windows atrubui este endereço automático (iniciado por 169.254) chamado de APIPA. O motivo disto ocorrer pode ser apenas dois: ou os switches devem ser interligados através de cabos cruzados (crossover) ou o switch gerenciável só aceita (ou está configurado) para permitir o cascateamento apenas através da porta X (geralmente a primeira ou a última porta).

Espero ter ajudado.

 

e se o switch estiver configurado apenas para permitir o cascateamento nessas portas, como posso configurar para que esse cascateamento seja feito na porta em que eu desejo? entro no Switch normalmente pelo ip 192.168.1.1 e altero em que campo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modelo do switch gerenciável é encore ENH-924-aut+ .

 

 

 

e se o switch estiver configurado apenas para permitir o cascateamento nessas portas, como posso configurar para que esse cascateamento seja feito na porta em que eu desejo? entro no Switch normalmente pelo ip 192.168.1.1 e altero em que campo?

 

Este switch NÃO é gerenciável:

 

http://www.encore-usa.com/br/product/ENH924-AUT

 

E também aceita cabos straight e crossover, sem distinção. Tem certeza que o switch de 16 portas (ENH916P) está funcionando perfeitamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este switch NÃO é gerenciável:

 

http://www.encore-usa.com/br/product/ENH924-AUT

 

E também aceita cabos straight e crossover, sem distinção. Tem certeza que o switch de 16 portas (ENH916P) está funcionando perfeitamente?

 

Tenho certeza sim, por isso  fiz o teste com switch encore e outro d-link e constatei o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza sim, por isso  fiz o teste com switch encore e outro d-link e constatei o mesmo problema.

 

Bom, se o cabo está ok, os switches estão OK e os computadores OK, não imagino o que possa ser. Como última tentativa desesperadora, eu tentaria interligar os switches através de um cabo crossover, mesmo o manual de ambos falando que eles não fazem distinção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda continuo achando que acabaram os ranges disponíveis pra atribuição, testou conectar um notebook na porta do cabo de 50 metros, com um cabo menor e ver se atribui Ip ?, mas sem tirar o cabo de nada, pois ai sobra 1 IP no range. 

 

cara, não conseguir entender, você quis dizer para eu testar com um cabo menor o notebook na porta que está o cabo de 50 metros é isso? porque se for direto sem precisar passar por outro switch ele conecta normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que eu li parece que o switch do servidor e do switch secundário 192.168.1.1 estão na mesma faixa de IP e como o switch do servidor deve estar gerenciando o DHCP da rede. Deste modo você deve mudar a faixa de IP do switch secundário tente 192.168.1.2 isso irá terminar com o conflito de rede e manterá as maquinas na mesma rede.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que eu li parece que o switch do servidor e do switch secundário 192.168.1.1 estão na mesma faixa de IP e como o switch do servidor deve estar gerenciando o DHCP da rede. Deste modo você deve mudar a faixa de IP do switch secundário tente 192.168.1.2 isso irá terminar com o conflito de rede e manterá as maquinas na mesma rede.

Espero ter ajudado.

 

Pelo que pesquisei, o Switch Secundário não é gerenciável,  não tendo assim, como alterar o IP do mesmo, porém posso estar enganado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!