Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino- Consumo de energia eletrica e hidraulica


juinst

Posts recomendados

Olá a todos, gostaria de ver se tem alguém aqui no fórum que poderia ajudar com uma ideia que estou querendo fazer.

Gostaria de montar um medidor de consumo de energia  e de água de minha casa usando Arduíno.

Também que eu possa ter acesso pela internet, com uma interface com gráficos, uso médio, valores em reais,

histórico de gasto e que eu possa imprimir esse relatórios.

É muito complicado fazer isto? Alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juinst,

Para medir o consumo de água, basta um sensor de fluxo colocado na entrada de água.

Para medir o consumo de energia, existe um projeto open para arduíno que pode ser modificado. Não é complicado.

Agora, para fazer o acesso via Internet, é bem complicado, pois irá precisar armazenar os dados para que voce possa obter os gráficos e fazer o que voce quer. E será bem trabalhoso.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Paulo pela resposto. A medição da água eu imaginei que seria somente o sensor.

De energia andei dando uma olhada em alguns sites, e parece que tenho que usar uma fonte 

9v AC como valor padrão, ou algo assim. Aonde encontro este projeto que você comentou?

Com relação a internet, seria na verdade eu ter acesso ao arduino via cabo ethernet, no pc.

Seria somente o modem atribuir um ip para ele, certo? Também vi um projeto onde o cara

exporta os valores para o excel para fazer o gráfico. Na verdade, estava pensando em um programa 

que fizesse tudo isso. Acho que tenho que estudar bastante JAVA pra fazer um programa destes né!

Mas eu conseguindo fazer o gráfico no excel já é um grande começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juinst,

http://openenergymonitor.org/emon/guide

http://openenergymonitor.org/emon/node/58

Para acessar via internet, vai precisar de um modulo tipo W5100 :

http://arduino.cc/en/Main/ArduinoEthernetShield

E haja software pois terá de fazer um Webserver, existem muitos exemplos na internet.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal alguém saberia como escrever um programa no visual studio, para ler a porta usb? Assim,fiz um programinha que aciono dois led pelo pc ( dois botões um liga e outro desliga). Agora coloquei um textbox,

mas não tenho a minima ideia de como escrever para que o programa receba as informações do arduino ( ligada e desligada). Revirei a net mas não achei nada que eu conseguisse entender.

alguem poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!