Ir ao conteúdo

Roteador Wi-Fi e câmeras wifi, problemas com o alto tráfego

Luiz_Guimarães

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema em minha rede, tenho um roteador TPLink wdr4300, que substituiu um Intelbras Nbox.

Na rede não tenho muitos equipamentos, o que está pegando mesmo é o conjunto de 4 câmeras wifi somadas a um programa de gravação chamado Contacam.

Enquanto as câmeras estão ligadas sem o gravador tudo funciona bem, é só ligar o gravador que o acesso às câmeras fica mais lento e depois de algum tempo a rede 2.4 cai e é necessário reiniciar o roteador.

Isso acontecia com o NBox até que acabou tendo problemas mais graves e tive que substituí-lo pelo TPL 4300.

Pelo visto, o fluxo de dados criado entre o Contacam e as câmeras é demais para o roteador, tentei resfriá-lo com uma ventoinha adicional, atualizei o firmware, alterei o canal para outros que tivessem menos possibilidade de interferência, reduzi a potência da rede 2.4 e 5.0 para média, mas nada adiantou.

Por favor, alguém poderia me orientar, quanto a algo mais que eu possa fazer, outro modelo de roteador que suporte melhor esse tráfego, programa de gravação que não afete tanto a rede ?

• Membro VIP
Postado

Realmente o problema pode estar no tráfego dos dados, no entanto isto varia de acordo com o gravador e câmeras.

Por exemplo, recentemente instalei 5 cameras IP em um escritório e selecionei para gravar as imagens/vídeos.

As câmeras eram de marcas e modelos diferentes, mas todas aceitavam gerenciamento juntamente com o DVR.

Para reduzir o tráfego nas câmeras que possuem slot microsd deixei configurado para salvar na memória e depois fazer o upload via FTP. Nas que não era possível fazer isto, grava diretamente no DVR. Se colocar todas para gravar no DVR o conteúdo até era salvo, mas não era possível o acesso direto das câmeras porque a rede estava com alto tráfego e gerava lentidão.

Veja se não é possível fazer algo semelhante. Em alguns casos você pode escolher salvar apenas fotos a cada 10 seg por exemplo do que o vídeo que consome muito mais banda.

Sabe informar qual a velocidade está sendo configurada para a rede? Em alguns casos é melhor distribuir em mais de um AP para aumentar a velocidade da rede.

Postado

Mesmo quando coloco apenas uma camera para gravar o roteador não aguenta, a rede 2.4 acaba caindo, não encontrei nenhuma opção nas cameras para salvar imagens a cada x tempo, inclui a opção de alarme para enviar imagens por e-mail no caso de movimento, mas não funcionou também.

Vou fazer novos testes, mas pelo visto o processador de um roteador domestico, mesmo sendo um modelo bom da TP-Link não suporte trafego intenso.

No caso de distribuir em outros APs, eu tenho um repetidor e tenho cameras penduradas nele, mas o processo está localizado no gravador que está em um PC plugado no roteador principal, é esse que produz o problema.

De qualquer forma, agradeço pelas informações.

• Membro VIP
Postado

Se os repetidores estão na mesma rede wireless das câmeras, eles podem estar contribuindo no problema porque eles aumentam o tráfego em no mínimo 2x.

Se possível use o OpenWRT ou dd-wrt no WDR4300, ele ganha outra performance com o firmware alternativo.

Obs: Quando o DIR-615 foi lançando uma versão Beta do dd-wrt foi lançada, ele era mais interessante que o original, mas tinha um problema que em alguns casos a interface wireless caía. Assim tinha um script que você colocava nele e ele verificava o wireless, se ela estivesse caída ou travada ele reiniciava sozinho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...