Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre fonte picoPSU para HTPC


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou montando um HTPC e preicsava de um auxilio para comprar uma fonte picoPSU.

A maquina que vou montar será com a placa mãe MSI J1800i ou J1900i com processador onboard, 4GB memória DDR3, 2 HDs (1 SSD de 60 gb e outro SATA 500GB), 1 Cooler de 5cm.

Provavelmente, terá outros dispositivos ligados na USB como receptor IR mas creio que não tenha grande impacto.

O gabinete será um desses Mini ITX que estão bem populares ultimamente pois será uma maquina que ficar ligada diretamente na TV.

A grande questão é a fonte picoPSU. Segundo informações do fabricante a placa mãe, ela consome apenas 10W. É um excelente PC para esse proposito.

A fontes picoPSU mais comuns a venda são de 60, 84, 90, 120 e 150W, sendo que a de 150W não é tão fácil de se achar.

Gostaria de saber de vocês a opinião de uma fonte que me atenderia melhor com essa configurações.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei muitos detalhes sobre o consumo dessa placa da MSI, então parte da estimativa de consumo vai ter que ser no "chutômetro".

O processador Celeron J1900 tem um TDP de 10W (TDP não é o consumo do processador, mas nos dá uma estimativa) e eu acredito que as memórias, junto com a placa-mãe em si não chegariam sequer a 10W de consumo, chutando bem alto. Portanto, até agora temos, em um chute alto, 20W.

SSD, vamos considerar a pior das hipóteses e dizer que vai consumir 5W:

52228.png

 

Um HD normal, deverá consumir no máximo cerca de 10W:

Power_Requirement_Streaming-Writes.png

 

Um cooler de 50mm não deve consumir mais do que 2 ~ 3W.

No final ficamos com: 20 + 5 + 10 + 3 = 38W

Calculando uma folga (bem generosa) de 30%, ficamos com 49,4W de recomendação para a fonte, então eu levaria o modelo de 60W, a não ser que você queira algo que lhe dê mais flexibilidade para futuros upgrades (multiplos HDs/placa de vídeo offboard básica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei muitos detalhes sobre o consumo dessa placa da MSI, então parte da estimativa de consumo vai ter que ser no "chutômetro".

O processador Celeron J1900 tem um TDP de 10W (TDP não é o consumo do processador, mas nos dá uma estimativa) e eu acredito que as memórias, junto com a placa-mãe em si não chegariam sequer a 10W de consumo, chutando bem alto. Portanto, até agora temos, em um chute alto, 20W.

SSD, vamos considerar a pior das hipóteses e dizer que vai consumir 5W:

52228.png

 

Um HD normal, deverá consumir no máximo cerca de 10W:

Power_Requirement_Streaming-Writes.png

 

Um cooler de 50mm não deve consumir mais do que 2 ~ 3W.

No final ficamos com: 20 + 5 + 10 + 3 = 38W

Calculando uma folga (bem generosa) de 30%, ficamos com 49,4W de recomendação para a fonte, então eu levaria o modelo de 60W, a não ser que você queira algo que lhe dê mais flexibilidade para futuros upgrades (multiplos HDs/placa de vídeo offboard básica)

 

Boa tarde Jorno,

 

Obrigado pela ajuda.

Esqueci de citar alguns detalhes sobre a configuração.

A placa possui sim um único socket PCI que poderia ter uma placa wireless instalada. Mas como vou montar em um gabinete mini ITX, terei que usar uma USB Wireless pois o gabinete não me possibilita adicionar a placa.

Tanto a memória quanto os HDs são de notebook. Não tem como adicionar memórias DD3 de ATX nele. E o HD SATA será de 5400 RPM que esquenta pouco.

Não sei se essas outras informações são úteis para voce.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!