Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

adaptação xeon quad core socket 775


jbcbarbosa

Posts recomendados

Ola boa tarde Rodrigops,obrigado por responder !

Fiz as três opções :Existe um tutorial de um brasileiro que ensina editar a bios inserindo os microcodes com uma ferramente chamada MMtool,tentei, e aparentemente deu certo pois o aviso para fazer o update da bios desapareceu,mas não funcionou os 4 cores apesar de conseguir fazer até overclock...

Baixei outra bios supostamente pronta com os microcodes já inseridos mas o problema continuou...E ai tentei usar a bios que eu  ja havia baixado no site da asus e ai mesmo que não deu certo...Fiquei intrigado com o fato de o processador ter entrado meio apertado,pois o processador ja veio adaptado,acho que essa ranhura teria que ser um pouco maior,sabe la se esse processador ficou bem encaixado.O CPU original,entrava com mais folga enquanto esse entrou bem apertado...

Abraços !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer esses 2 procedimentos e veja só:

Esses 4 processadores que aparecem no gerenciador de dispositivos é sinal que o sistema os esta reconhecendo? Então por que o CPU Z não os reconhece? Uma formatação não seria uma opção?Mas antes vou tentar desinstalar e reiniciar,mas no w 10 não deu certo,esta print é do w 7.

Também não deu certo no w 7 reiniciei,o sistema reinstalou os processadores mas o cenario é o mesmo

 

Resolvido ! Tinha aqui um hd sobrando fiz uma nova instalação do w7 e os 4 cores e 4 threads foram reconhecidos.Obrigado pelas dicas.Abraços !

 

 

CPU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Andre Luiz Caldas disse:

Ola amigos ! Recentemente comprei em um site estrangeiro o Xeon 5460 juntamente com 4 pentes de memoria ddr2 totalizando 8gb de ram para rodar na minha P5Q Deluxe da Asus.

O problema é que mesmo depois da bios atualizada,tanto no w7 ou no w 10  são reconhecidos apenas 2 cores e 2 treads...

Alguém teria alguma dica ?

Abraços !

 

Xeon 5460.jpg

Mano acho que vai ter que criar uma bios mod com os micro cod do xeon pra subir ele todo , não entendo muito mais na maioria das vezes e assim , entra no you tube e pesquisa que la mostra como faz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andre Luiz Caldas , tente ver também no gerenciador de tarefas, no windows 10 pode apertar ctrl+alt+del e escolher a opção "gerenciador de tarefas". Clique na aba desempenho e selecione o CPU, veja se lá mostra 4 núcleos.

 

Também veja se o Windows não está desabilitando algum núcleo. Aperte Win+R, digite msconfig e execute. Na aba Inicialização do sistema, clique no botão "opções avançadas..." e certifique-se de tudo estar desmarcado para funcionar 100%.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos obrigado pelas respostas, mas se vocês lerem com atenção minha ultima postagem verão que eu a editei ainda ontem a noite para dizer que o problema foi resolvido. Fiz uma instalação a partir do zero num hd que tenho aqui, tanto no w7 como no w 10 os cores foram reconhecidos. Agora ,então vou la onde tenho meus 2 sistemas antigos instalados w7 e w10 para tentar descobrir por que o sistema não os esta reconhecendo ja que vai dar um trabalhão danado pra reinstalar tudo, mas se for necessário assim será feito. O importante foi descobrir que  a bios e o hardware estão ok. Obrigado e bom final de semana a todos !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal andando pelo fórum acabei aqui onde tenho uma duvida sobre a instalação de um Xeon em minha Mobo , minha placa é uma ASRock G965M-S, no caso no site das asrock diz que ela suporta processadores com FSB 1066mhz, mas no site mesmo na lista de processadores suportados diz que Core2Quad de FSB 1333mhz são suportados, ai que eu to na dúvida porque eu queria comprar um Xeon para usar nela, mas não sei se compro os de 1066mhz ou de 1333mhz pra adaptar, será que funcionariam corretamente??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, MavIHd disse:

Olá pessoal andando pelo fórum acabei aqui onde tenho uma duvida sobre a instalação de um Xeon em minha Mobo , minha placa é uma ASRock G965M-S, no caso no site das asrock diz que ela suporta processadores com FSB 1066mhz, mas no site mesmo na lista de processadores suportados diz que Core2Quad de FSB 1333mhz são suportados, ai que eu to na dúvida porque eu queria comprar um Xeon para usar nela, mas não sei se compro os de 1066mhz ou de 1333mhz pra adaptar, será que funcionariam corretamente??

 

Deverá funcionar com um clock reduzido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigops disse:

Deverá funcionar com um clock reduzido. 

Então no caso, a placa-mãe diminuirá o FSB padrão do processador de 1333mhz para 1066mhz??assim diminuindo o clock dele??se isso acontecer eu poderia usar ele normalmente e talvez deixar ele com clock maior através de overclock??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MavIHd disse:

Então no caso, a placa-mãe diminuirá o FSB padrão do processador de 1333mhz para 1066mhz??assim diminuindo o clock dele??

Exato.

 

9 minutos atrás, MavIHd disse:

se isso acontecer eu poderia usar ele normalmente e talvez deixar ele com clock maior através de overclock??

 

Teoricamente, sim. Vai depender da sua placa-mãe suportar o overclock e este ficar estável, o que eu acho pouco provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigops disse:

Exato.

 

Teoricamente, sim. Vai depender da sua placa-mãe suportar o overclock e este ficar estável, o que eu acho pouco provável.

Entendi, bom nativamente minha placa suporta OC sim, bom mas no caso la do site por exemplo, dizendo que um C2Q de 1333mhz suportaria nela, ela tambem iria abaixar o Fsb dele, certo?? porque se esse for o caso eu vou com fé no xeon de 1333 tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou comprar o Intel Core 2 Quad Q9650 para a minha placa-mãe GA-G31M-ES2C da Gygabite. Vou comprar pelo Alixpress por um valor de R$175,00 +/-. Não quero fazer gambiarras na BIOS para aceitar de forma total o Xeon e ainda assim ter problema com aquecimento. Preciso de uma recomendação de um cooler (sem ser resfriamento por água) bom e barato para 95W. Meu processador atual é o Intel Core 2 Duo E8600 e pra rodar emuladores de Android está uma porcaria, espero resolver esse problema dando ao pc um pequeno up no processador, já que é o que mais é consumido pelo emulador.ScreenShot002.thumb.png.7fddb64f5dbdb949d958d905fe8db921.png

 

ScreenShot003.thumb.png.ecbd87e15f017536e147ae34ffb9ee0a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2016 às 23:42, Rafa_so91 disse:

Boa noite Paulo, qual sua versão do windows? O windows 10 tem tido uma incompatibilidade com esses processadores por causa de drivers de algumas placas mãe, que oferecem suporte até o windows 8, ou 7.

E sobre o problema do aquecimento, eu também estou com o mesmo problema, tive que colocar meu ventilador ao lado do gabinete aberto para resfriar um pouco o processador kkkk... Pelo menos até eu comprar um cooler descente, o meu é um cooler box Intel comum, apesar de ter mais 2 Coolers akasa no gabinete, o processador chegou a 70º. Então deixo o ventilador ligado, e instalei um programa, core temp http://www.alcpu.com/CoreTemp/ que mostra a temperatura em tempo real, e ainda tem opção de desligamento automático quando atige uma temperatura critica ou na temperatura que você determinar, ai coloquei pra desligar com 80º já que a temperatura critica é 85. Não resolve, mas não vou perder o processador até comprar um cooler.

amigo não tem incompatibilidade com Windows 10 rodo Windows 10 num xeon x5460 3,16 com 12 mega de cache,roda perfeito, uma dica usem pasta térmica de cobre..

adicionado 11 minutos depois
Em 03/03/2017 às 22:58, Lucas 5k disse:

Mano acho que vai ter que criar uma bios mod com os micro cod do xeon pra subir ele todo , não entendo muito mais na maioria das vezes e assim , entra no you tube e pesquisa que la mostra como faz 

 

adicionado 15 minutos depois

@Lucas 5k

Em 03/03/2017 às 22:58, Lucas 5k disse:

Mano acho que vai ter que criar uma bios mod com os micro cod do xeon pra subir ele todo , não entendo muito mais na maioria das vezes e assim , entra no you tube e pesquisa que la mostra como faz 

ola amigo tenho esse mesmo processador um gigabyte g 41 reconhece os 4 núcleos normal com memória ddr 3.   acho que só você trocando a placa-mãe.

adicionado 18 minutos depois
Em 24/12/2016 às 23:01, rodrigops disse:

Por quanto está saido esses xeons para vocês? 

 

Vocês podem comprar um Q9550 original 775 no Aliexpress por cerca de R$ 110, sem precisar dessas gambiarras.

não é gambiarra amigo é uma adptação bem simples ate.. eu uso um a 3 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2017 às 22:42, PAULO ROBERTO FLORES FERRE disse:

não é gambiarra amigo é uma adptação bem simples ate.. eu uso um a 3 anos

Isso é uma questão de ponto de vista. Para mim, essa adaptação é uma gambiarra.

58d518dded17a_images(9).jpg.c65bd883df953105017bcccb57d2dd12.jpg

 

O fato de você usá-la há 3 ou 10 anos não muda essa condição.

E não disse que não funcionava ou que a adaptação ficava ruim, mas prefiro recomendar processadores originalmente 775, porque acho mais garantido.

E caso eu recomende o Xeon, acho importante deixar claro que é uma gambiarra e a pessoa é que vai decidir se vale a pena arriscar. Inclusive assumir o risco de modificar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa noite,

 

comprei recentemente um X5460 para substituir um core 2 quad q8200, porém tive problemas,  minha placa-mãe é uma Asus P5KPL/1600, em pesquisas q fiz na internet, vi que ela seria compativel com o processador,  porém, quando coloquei ele, atualizei a bios certinho para reconhecer ele (a mensagem pedindo para atualizar a bios sumiu depois disso), simplesmente não consigo instalar nem windows 10, nem windows 7, que foram os que testei,  o windows 10 occore um erro onde diz q o windows detectou um erro e vai tentar corrigir, so q nunca corrige,  tenstei mais de uma iso diferente e o mesmo problema detectado,  ja no windows 7, da tela azul e não vai pra frente,  alguem sabe me dizer como proceder? será q pode ser por causa do cooler q to usando por enquanto ( cooler box da intel), como faço para conseguir usar esse xeon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, rodrigops disse:

@thiagolvv Você baixou uma BIOS modificada para o Xeon ou baixou simplesmente a BIOS mais atual no site da fabricante da placa-mãe?

 

Quando recoloca o Q8200, o PC volta a funcionar normalmente?

 

Primeiramente, o computador estava funcionando perfeitamente com o processador antigo q8200, então ao instalar o x5460, fiz a atualização de bios e até então o computador estava reconhecendo perfeitamente o Xeon, porém quando fui instalar o windows, ocorreu um erro antes mesmo de entrar na tela de instalação, tirei foto apenas do erro ocorrido no windows 10,  no 7, o erro é o da tela azul, então como não funcionou, coloquei de  volta o processador antigo q8200, e instalei novamente o windows 10, (isso utilizando a bios modificada para xeon), e o computador está funcionando perfeitamente.  

Testei 2 pen drives para a instalação, e nada de sucesso sendo 2 isos diferentes de win 10 e uma de 7.
Testei utilizando a bios disponivel no site genius e também testei eu mesmo modificando a bios original do site Asus.

 

as configurações do meu pc são

Placa-mãe: P5KPL/1600
Memória ram: 4gb dual channel Kingston
Hd 1tb  western digital
Placa  de video: r7 360 hammer pcyes

IMG_3528.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então essa questão do windows dar tela azul na instalação destes Xeons é desabilitar Max CPU Value ou Unleashed Mod na BIOS da placa-mãe localizada na aba de CPU Configurations, eu usei um E5440 (Clone do Q9550) por 3 anos sem problema nenhum, a maior dificuldade que existe neste gato é a questão de adaptar o socket para entrar um processador 771, quando eu fiz o mod ainda não tinha esses todo pronto do Aliexpress, era a moda antiga ainda, adesivo + remover travas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Desde quando o meu Xeon E5440 chegou, venho enfrentando alguns problemas:

O computador simplesmente reinicia/dá tela azul toda vez que chega na tela de "carregando o windows", e notei que quando abaixo o FSB do Xeon, consigo usar o computador normalmente. Mas aí fica com uns 300MHz abaixo do clock original (2,8GHz).

Já tentei de tudo (boot com um pente de RAM por vez), aumentar vcore/htt/nb e sb e ainda continua reiniciando na tela do windows. Creio ser algo relacionado a memória RAM pois procurei os códigos das BSOD que aparecem mas realmente não achei solução.

Ps:.A BIOS já está atualizada com os microcode

Configuração: Xeon E5440

Asus P5N-D

2x2gb 800MHz + 2x1gb DDR2 667MHz

GT630

Corsair CX430w

 

Alguém pode me ajudar? :P

Agradeço desde já

 

E5440.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ithiago Dá uma olhada nessa lista de placas mãe compatíveis com os Xeons:

http://www.delidded.com/lga-771-to-775-adapter/3/

 

Houve relatos de instabilidade com a Asus P5N-D. Talvez por causa do chipset Nvidia nForce 750i SLI.

 

O chipset Q45 da minha placa-mãe, por exemplo, não é compatível com nenhum Xeon 5xxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!