Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar SSD para cache no windows 8.1? Asus S46CB


Posts recomendados

Olá pessoal. Tudo bem?

 

Galera já fazem mais de 48 horas que estou virando o dia tentando resolver um simples problema, porém, para mim bastante complicado. Quero reconfigurar o meu SSD de 24gigas para ser usado como cache do meu hd de 500gigas no windows 8.1.

 

Meu pc é  o seguinte: Asus S46CB i7 3537u // 8 Gigas de Ram // HD 500 SSD 24 Gigas // Nvidia 740m 2 Gigas //

 

Assim que comprei o pc, que veio por transportadora, ele veio com o windows 8, porém tinha tanta coisa instalada que ate pra digitar url no browser estava travando '-'. Então resolvi formatar e colocar o windows 7, no qual eu gosto mais. Porém, por falta de conhecimento, coloquei o windows 7 no SSD, apagando assim as configurações de cache que estava programada para ele. Com o passar do tempo, o meu SSD encheu, mesmo eu instalando os programas no HD, devido a arquivos temporarios, restaurações de sistemas e etc que é salvo no S.O. Enfim, resolvi retirar o windows 7 do SSD e instalar o windows 8 no HD  e após pesquisar vi que o certo a fazer era usar o SSD como cache. Baixei o windows 8.1 instalei e estou usando ele nesse exato momento. Mas a mais de 48 horas como dito antes, estou tentando configurar o SSD para ser usado como cache e não consigo. Já rodei o google, foruns e ninguém sabe me responder. Como este é um dos melhores foruns existentes que conheço, resolvi criar um post aqui, pra que se vocês se compadecerem de mim :D, me ajudem. A baixo irei colocar algumas tentativas que fiz sem sucesso já pra adiantar a achar a solução correta.

 

Bom, primeiro, já tentei usar a tecnologia da intel IRST para utilizar meu SSD como cache, mas ao baixar o arquivo pelo próprio site da Asus para windows 8, ao tentar instalar, o mesmo apresentava erro ao tentar executar o .exe informando que não era compativel com o meu sistema. 

Ps: Já coloquei o windows 7 e tentei usar a tecnologia IRST também, instalava com sucesso, mas na opção desempenho não aparecia nada para fazer, como se eu não podesse usar no windows 7.

 

Já, passei pelo diskpart, usei o clean no SSD e em seguida após instalar o Express Cache, executei os comandos do tipo ECCmd -partition para que o sistema utilize o SSD como partição para cache, mas aparece o seguinte erro --->  **ERRO ECCmd exited with error 0x7d9 (2009)** // Mesmo assim, reiniciava o ultrabook, e checava pelo comando ECCmd -info para verificar se tinha ocorrido sucesso, mas mostrava que o SSD não estava montado. Já fiz o teste com o SSD montado tanto em GPT como MBR mas nenhuma das duas tem sucesso. 

 

Outra coisa, quando acesso a bios, não aparece a opção no modo sata, nem de RAID ou de INTEL ALGUMA COISA... Só o normal IDE e HCI(alguma coisa assim)...

 

Enfim, estou com o SSD inutilizável a dois dias e se depender só do meu conhecimento, ficara tipo pra sempre :'(  // Por isso vim procurar vocês.

Se for preciso formatar de novo, ou instalar outros arquivos, desinstalar algo, fazer o que for preciso, irei fazer. Só preciso de instruções.

 

Enfim, minha pergunta afinal é: Como reconfigurar o SSD para que sirva de cache para o HD no sistema operacional windows 8.1?

 

Bom, vou ficar no aguardo e desde já agradeço. Abraços!

Segue imagens abaixo para ajudar na resolução do problema...

 

 

 

 

post-755440-0-81222100-1423885272_thumb.

post-755440-0-96761700-1423885283_thumb.

post-755440-0-84083800-1423885292_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Boa tarde @Jocsã Misrraine !

 

Fiz esse procedimento do seu vídeo, porém travei numa etapa, a do list disk, me aparece duas unidades sendo uma a mecânica de 500gb (que está devidamente correto) e uma outra unidade de apenas 2mb.Antes,ao formatar fiz a alteração de AHCI para IDE, e de GPT para MBR, excluí todas as partições originais de fábrica e criei somente duas (uma de 200gb para o SO e uma de 300gb para armazenamento de arquivo), será que poderia me ajudar em algo cara?

 

Desde já agradeço pelo vídeo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 1 ano depois...

Pessoal! Eu fiz já executei alguns testes. E talvez algum de vocês se enquadrem nos seguintes tópicos dos possíveis problemas:

 

Lembrando:

Estes procedimentos apagara todos os dados existentes da unidade, fique atento as referencias informadas para o sistema. Sendo assim, se executado devidamente, irá limpar e zera a Express Cache!

Antes de iniciar tenha um backup do sistema, e de preferência crie uma unidade bootavel USB para recuperação usando o Backtracker da Asus (https://www.asus.com/support/FAQ/1008641/) para caso de acidentes, ter em mãos o sistema de fabrica para reinstalação do sistema.

 

  • Ao executar as ações abaixo, se caso você utilize SSD no lugar do HDD como eu, obrigatoriamente precisa da referencia da unidade, caso contrário ele acarreta em erro por não saber qual SSD irá usar. (Quando usava HDD e fiz o procedimento sem o número da unidade e funcionava)
  • Todos os Drivers originais atualizados do site da Asus (se possível substitua tudo do zero até a atualização mais recente, e independente se o Windows já pré instalou e está funcional)
  • Execute os seguintes comandos no CMD executando como administrador (Senão, não funciona por falta de permissões):
  1. DISKPART (programa de partição pelo CMD)
  2. LIST DISK (Listagem de todas as unidades; GUARDE O NUMERO DA UNIDADE ORIGINAL PARA O EXPRESS CACHE)
  3. SELECT DISK "#" (# = Número da unidade sem as aspas)
  4. CLEAN (Limpa e exclui tudo dessa unidade; ficará como crua e sem formato)
  5. EXIT (Sai do programa e volta para o CMD)
  6. CD C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache (Este local costuma a ser o original perante a instalação do Express Cache Original da Asus)
  7. ECCmd -PARTITION "#" (# = Número da unidade sem as aspas; Cria o Express Cache refente a unidade inserida)
  8. ECCmd -INFO (Mostra em tela o funcionamento da cache; Para testar, basta fechar e abrir o notebook, executar o comando novamente, e as informações da cache irão mudar normalmente)

Espero ter ajudado a todos que sempre desesperam por essas soluções, pois sofri muito até descobrir essas causas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 29/03/2018 às 00:36, Vinicius Costa Lemes disse:

Pessoal! Eu fiz já executei alguns testes. E talvez algum de vocês se enquadrem nos seguintes tópicos dos possíveis problemas:

 

Lembrando:

Estes procedimentos apagara todos os dados existentes da unidade, fique atento as referencias informadas para o sistema. Sendo assim, se executado devidamente, irá limpar e zera a Express Cache!

Antes de iniciar tenha um backup do sistema, e de preferência crie uma unidade bootavel USB para recuperação usando o Backtracker da Asus (https://www.asus.com/support/FAQ/1008641/) para caso de acidentes, ter em mãos o sistema de fabrica para reinstalação do sistema.

 

  • Ao executar as ações abaixo, se caso você utilize SSD no lugar do HDD como eu, obrigatoriamente precisa da referencia da unidade, caso contrário ele acarreta em erro por não saber qual SSD irá usar. (Quando usava HDD e fiz o procedimento sem o número da unidade e funcionava)
  • Todos os Drivers originais atualizados do site da Asus (se possível substitua tudo do zero até a atualização mais recente, e independente se o Windows já pré instalou e está funcional)
  • Execute os seguintes comandos no CMD executando como administrador (Senão, não funciona por falta de permissões):
  1. DISKPART (programa de partição pelo CMD)
  2. LIST DISK (Listagem de todas as unidades; GUARDE O NUMERO DA UNIDADE ORIGINAL PARA O EXPRESS CACHE)
  3. SELECT DISK "#" (# = Número da unidade sem as aspas)
  4. CLEAN (Limpa e exclui tudo dessa unidade; ficará como crua e sem formato)
  5. EXIT (Sai do programa e volta para o CMD)
  6. CD C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache (Este local costuma a ser o original perante a instalação do Express Cache Original da Asus)
  7. ECCmd -PARTITION "#" (# = Número da unidade sem as aspas; Cria o Express Cache refente a unidade inserida)
  8. ECCmd -INFO (Mostra em tela o funcionamento da cache; Para testar, basta fechar e abrir o notebook, executar o comando novamente, e as informações da cache irão mudar normalmente)

Espero ter ajudado a todos que sempre desesperam por essas soluções, pois sofri muito até descobrir essas causas.

 

E realizei o mesmo procedimento que você, pois troquei o HDD por um SSD, então na hora de configurar o SSD Cache é preciso colocar o número da unidade SSD referente. Depois conferi pelo ECCmd -info e mostra que está montado. MAs fiquei com uma dúvida: quando vou no Gerenciamento de Disco, aparece o SSD Cache com 100% de espaço livre, acho que nada foi instalado nele. Não sei se está funcionando.

 

Quando estava com HDD o SSD Cache tinhas duas partições: uma IntelRST (NTFS) de 6gb e outra de 14,97gb (other).

Atualmente está em apenas uma partição de 20,97gb. Antes estava GPT, agora após o procedimento está em MBR.

 

Poderia me ajudar: é possível usar o SSD Cache com o SSD ou não faz sentido?

 

Aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!