Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal

eu tenho um trafo simples (sem center trape) de 35 volts de uns 3A, a minha duvida é se tem como fazer uma fonte simétrica de 35+0+35 usando ele? 

• Membro VIP
Postado

Tem como fazer na retificação, em meia onda, e filtragem, assim como nas fontes mais antigas de televisores e fontes AT.

post-387879-0-53734500-1424166647_thumb.

Os diodos e capacitores têm de ser calculados em função da tensão e corrente de saída.

• Curtir 2
Postado

@,

Funciona, mas tem três graves problemas :

- Tensão na carga varia com o consumo

-  Ripple gigantesco ....

- Tensão bem mais alta na saída do que a desejada, quase aje como triplicador de tensão...

Só como exemplo, eu fiz uma simulação usando capacitores de 10.000 uF e uma carga resistiva de 31 ohms :

Tensão RMS sobre o resistor :  93,6 Volts, com ripple de 5 volts.

Com resistor de 100 ohms : 96,5 Volts e ripple de 2 volts.

E com 10 ohms : 84,4 Volts e ripple de 12 volts.

Melhor usar o transformador correto.... já pensou filtrar esse ripple ?

post-474735-0-28506600-1424178573_thumb.

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@aphawk

É que o autor não mencionou no que iria usar.  Claro que em amplificadores seria horrível.

Mas que é simétrica, é...kkk

E se usasse reguladores positivo e negativo para ceifar os ripples?

Nos próprios datasheets são mostrados exemplos de aplicações deles como ceifadores.

Bom, você sabe que fontes e circuitos analógicos não são  bem minha praia...

• Curtir 1
Postado

@,

Kkkk opa voce lembrou de um circuito que eu só ví em aparelhos de mais de 30 anos de idade hehehe! E é simétrica sim, mas precisaria de reguladores para manter em +- 35 Volts.

É que como o autor mencionou corrente de 3A, eu imaginei a potência que seria desperdiçada em uma regulagem tradicional com reguladores em série... no mínimo seriam 60 watts de calor sob correntes de 3A.

Resumindo... Trocar o transformador é a melhor solução !!!

Paulo

Postado

Essa configuração é usada em fontes chaveadas de potencia!

Da sim pra usar em amplificadores! Kkkkkk

O ripple sera maior claro, pois ao invés de ter 2 semiciclo so tem 1 semi ciclo, mas ainda da pra usar!

Kkkkkkk uma vez Um dos fios dos extremos do trafo soltou do meu amp, ai so ficou dois, eai a retificaçao automaticamente virou dobrador de tensão, igual essa!

Nao mudou nada no som! Talvez no vol max tenha distorcido um pouco mais devido ao ripple maior, mas nada de grave que impeça usar caso o cara só tenha esse tipo de transformador!

• Curtir 1
Postado

bem pessoal eu queria era fazer um fonte simétrica para amplificador de áudio mas pelo visto vai ficar horrível kkkkkk, acho que o melhor a fazer é trocar o trafo mesmo

Postado

bem pessoal eu queria era fazer um fonte simétrica para amplificador de áudio mas pelo visto vai ficar horrível kkkkkk, acho que o melhor a fazer é trocar o trafo mesmo

Nao fica horrivel!

Estou com meu amp aqui ligado, desconectei mais uma vez um dos fios e nao muda nada praticamente!

Mas isso se você manter o mesmo valor de capacitancia, se você aumentar um pouco valor em relação ao que seria para um trafo com center tap, nao vai ter nenhuma diferenca no seu amplificador!

Um cqpacitor é mais barato do que um trafo novo nao concorda amigo? Tome a decisão mais logica!

• Curtir 1
Postado

Nao fica horrivel!

Estou com meu amp aqui ligado, desconectei mais uma vez um dos fios e nao muda nada praticamente!

Mas isso se você manter o mesmo valor de capacitancia, se você aumentar um pouco valor em relação ao que seria para um trafo com center tap, nao vai ter nenhuma diferenca no seu amplificador!

Um cqpacitor é mais barato do que um trafo novo nao concorda amigo? Tome a decisão mais logica!

voce tem razão, vou  experimentar fazer essa fonte mesmo, até porque o trafo costuma ser o mais caro do projeto, obrigado pela ajuda amigo.

Postado

Ja fiz um teste de ripple com meu amp, esta usando 4700uF em cada linha, 8ohms de carga, aumentei no maximo enquanto analisava o ripple com o scope!

Durante a musica, nenhum ripple! Nas passagens de graves ai cai um pouco, mas quase nada!

Consumo de amplificadores é bem diferente de uma carga resistiva, por isso disse que dessa forma nao tera nenhum tipo de problema estão serio!

Eu poderia te mandar as formas de onda, mas hoje nao vou colocar o bicho no máximo né, olha a hora kkkkk

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ja fiz um teste de ripple com meu amp, esta usando 4700uF em cada linha, 8ohms de carga, aumentei no maximo enquanto analisava o ripple com o scope!

Durante a musica, nenhum ripple! Nas passagens de graves ai cai um pouco, mas quase nada!

Consumo de amplificadores é bem diferente de uma carga resistiva, por isso disse que dessa forma nao tera nenhum tipo de problema estão serio!

Também não vamos esquecer que não poderá contar com 3A no + e no -, já que a corrente está sendo dividida. Se fosse assim estaríamos fazendo o milagre de transformar um trafo de 105VA (35V x 3A) em 210VA.

@aphawk

E se fizesse isso melhoraria o ripple:

post-387879-0-78204400-1424248327_thumb.

Estou sem tempo de simular no osciloscópio.

Colocar uma carga de 1,5A no + e no - em relação ao GND.

Postado

Também não vamos esquecer que não poderá contar com 3A no + e no -, já que a corrente está sendo dividida. Se fosse assim estaríamos fazendo o milagre de transformar um trafo de 105VA (35V x 3A) em 210VA.

@aphawk

dobra.gif

Nao melhoraria xycote, essa configuração tem mais diodos mas produz o mesmo resultado que somente dois!

Depois eu boto o mru amp no maximo e envio as formas de ondas medidas nas duas configuração!

• Membro VIP
Postado

@aphawk

attachicon.gifdobra.gif

Essa config dai vai garantir uma excelente explosão de diodos.. Confira você mesmo que estas colocando alguns diodos, de modo serie um com o outro, direto na rede elétrica..

Veja ai, com auxílio de sua imagem mesmo, por exemplo, no semi ciclo positivo da rede elétrica, o curto dessa rede em cima de dois diodos em série. Tem curto também para o semi ciclo negativo, procure-o e acharás.. Portanto esse dai é uma excelente máquina de torrar 4 diodos em 16 mili segundos...

Curtocircuitonaponte_zpsf6e75684.jpg

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@faller

Perfeito. Não tinha analisado direito.

Então podemos concluir que há falha no simulador do proteus?

@mroberto98

Como o faller disse, esqueça esta última configuração (acima).

Foi só uma ideia maluca que tivo assim que acordei e nem tinha analisado direito.

• Membro VIP
Postado

Então podemos concluir que há falha no simulador do proteus?

Não entenderia desse modo e sim que queimaria espetacularmente 4 diodos, em menos de 16 mili segundos e restariam os diodos necessários para que ela ficasse assemelhada com aquele primeiro circuito que postastes.. Operando normalmente em meia onda..

• Membro VIP
Postado

@ mroberto98 e faller

Encaro como falha porque o simulador deveria prever tal situação. Um iniciante poderia simular e montar por achar que funcionaria, mas no primeiro instante em que uma fase atingir uma tensão defasada inversamente da outra o suficiente para atingir a corrente máxima dos diodos, estes já eram, e como o faller disse, levaria menos de 16,66..mS = 1/60Hz. Talvez um pouco mais por aguentarem curto-circuitos por determinado tempo (não muito), mas 2 situações ocorreriam. Ou eles aqueceriam a ponto de literalmente estourar ou o trafo é quem queimaria.

Postado

Ai é que você se engana! esse tipo de simulador nao é babá de iniciantes! Kkkk

O objetivo do simulador é simular curvas dos componentes e nao ate que ponto o componente aguentaria!

Com 17V sobre esse diodo, conforme a curva carcteristica a corrente ai seria varios kilo amperes talves, é isso o que o proteus vai simular!

Postado

voce tem razão, vou experimentar fazer essa fonte mesmo, até porque o trafo costuma ser o mais caro do projeto, obrigado pela ajuda amigo.

@ossis

Fiz aqui o teste com o meu, no volume maximo, ate mais que o maximo e distorcendo, o maximo de ripple de teve foi de 2.5V em cada linha, desconectei uma das fazes e deixei o retificador dobrar, o ripple aumentou para 3.5V aproximadamente...

Estou usando 4700uF em cada linha, sao 20V simetricos, 8ohms a carga do alto-falante.

• Membro VIP
Postado

Ai é que você se engana! esse tipo de simulador nao é babá de iniciantes! Kkkk

O objetivo do simulador é simular curvas dos componentes e nao ate que ponto o componente aguentaria!

Com 17V sobre esse diodo, conforme a curva carcteristica a corrente ai seria varios kilo amperes talves, é isso o que o proteus vai simular!

É, meu amigo, mas tem muito iniciante por aí que se acha projetista só porque simulou um circuito e teve êxito no funcionamento simulado.

@ossis

Fiz aqui o teste com o meu, no volume maximo, ate mais que o maximo e distorcendo, o maximo de ripple de teve foi de 2.5V em cada linha, desconectei uma das fazes e deixei o retificador dobrar, o ripple aumentou para 3.5V aproximadamente...

Estou usando 4700uF em cada linha, sao 20V simetricos, 8ohms a carga do alto-falante.

E a meio volume, ele distorce?

E o ripple nesta condição?

Postado

É, meu amigo, mas tem muito iniciante por aí que se acha projetista só porque simulou um circuito e teve êxito no funcionamento simulado.

E a meio volume, ele distorce?

E o ripple nesta condição?

Se o proteus tivesse esses recursos, a simulacao dele seria ainda mais falha, e atrapalharia quem realmente usa os recursos mais profundo dele!

A medio volume, aprox 1V retificado em onda completa e uns 2V em meia onda!

Numa escala de quase 50V Mal da pra enxergar a queda no scope

Postado
Como assim filtrar frequencias baixas para o alto falante? Pra que?

Um bom amplificador deve ter uma faixa bem ampla, o meu aqui vai de 1.5Hz a 500Khz -3dB

Postado

As abaixo de 80Hz são pouco usadas, apesar da faixa audível ser de 20z a 20KHz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Som

Quando se houve os graves em um equipamento de som, não é uma senóide pura.

Mas pode-se fazer filtro que alto Q para o 60Hz.

O ouvido escuta pouco, mas sentimos as faixas bem baixas!

Mas ainda nao entendi a necessida de um filtro para 60Hz...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!