Ir ao conteúdo

Fan embaixo do gabinete, boa ideia ou nem tanto?

sr denis

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Eu utilizo um nessa parte debaixo que fica ao lado da fonte de alimentação. Uma fan nesse local é bom para ajudar a refrigerar uma placa de vídeo, mas analise o ambiente onde mora, vai precisar abrir o gabinete pelo menos a cada 1 mês caso use o PC todo dia para limpeza básica, pois as fans sempre levam poeira para dentro do PC e o importante é não deixar acumular, porque senão gruda, aí o trabalho de limpeza será maior.

Pesquise no youtube ou Google, sobre o posicionamento de fans, verá muitas opções e idéias (imagens) vai lhe ajudar bastante.

Boa sorte.

Postado

Eu acho que a temperatura tá boa, pelo hw monitor tá tudo dentro do esperado... eu to com um fan na frente (120 mm), um do lado(140 mm) (ambos puxando o ar), um atrás, e outro em cima, ambos 120 e tirando o ar, mas o de cima tem uma rpm bem fraquinha, e o do lado também, sendo que o da frente e o de trás são bem fortes. Tem algum problema?

@daniboyleite2 eu pesquisei sobre refrigeração de gabinetes e não vi lugares falando sobre essa entrada, falam mais sobre uma na frente, uma no lado, uma atrás e uma em cima, mas o meu gabinete é cheio de abertura, tem duas no lado, duas em cima, cabe 3 fans na frente se eu tirar o hd e o leitor de dvd, e ainda mais uma perto da fonte embaixo... tá meio complicado achar a posição mais otimizada dos 4 fans que tenho.

• Membro VIP
Postado
senor dorys

Você pode instalar um fan embaixo sem criar acumulo de poeira, desde que use um filtro para segurar a poeira,

vai prejudicar o fluxo de ar do fan, mas qualquer ar fresco que entre vai ajudar na refrigeração, principalmente

da placa de vídeo.

adcarvalho 

Postado

Eu acho que a temperatura tá boa, pelo hw monitor tá tudo dentro do esperado... eu to com um fan na frente (120 mm), um do lado(140 mm) (ambos puxando o ar), um atrás, e outro em cima, ambos 120 e tirando o ar, mas o de cima tem uma rpm bem fraquinha, e o do lado também, sendo que o da frente e o de trás são bem fortes. Tem algum problema?

@daniboyleite2 eu pesquisei sobre refrigeração de gabinetes e não vi lugares falando sobre essa entrada, falam mais sobre uma na frente, uma no lado, uma atrás e uma em cima, mas o meu gabinete é cheio de abertura, tem duas no lado, duas em cima, cabe 3 fans na frente se eu tirar o hd e o leitor de dvd, e ainda mais uma perto da fonte embaixo... tá meio complicado achar a posição mais otimizada dos 4 fans que tenho.

Meu gabinete é um Thermaltake V3 Black Edition e o mesmo vem com opções na frente, lateral e alto, veja no link a seguir: http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579

Eu uso todas, pois a região onde moro é quente de costume, por volta dos 35° graus ao dia no período do verão, portanto faço o melhor da ventilação e exaustão, normalmente trabalho com 02 ventiladores e 04 exaustores. Utilizo filtros de poeira criados por mim mesmo.

O importante é ter fans em tamanhos médio com boas rotações por minuto, se a sua temperatura está boa então mantém do jeito que está, mas se acrescentar a tendência é melhorar mais, pois isso utilizo 6 no total devido ao nosso período de verão, mas no período de inverno é tranquilo.

Abraços...

Postado

eu mudei as posições pra dois na latteral, que sao menos fortes, puxando o ar, um na frente, médio, puxando tambem e o de tras o mais forte tirando tudo, as temperaturas ficaram melhores.

Eu fiz testes, e tirando o lateral a temperatura do processador aumenta. Só nao sei se usando mais exaustores vai diminuir mais... aqui é bem quente, 36 graus o ano todo, sendo pior de setembro a dezembro.

Postado

eu mudei as posições pra dois na latteral, que sao menos fortes, puxando o ar, um na frente, médio, puxando tambem e o de tras o mais forte tirando tudo, as temperaturas ficaram melhores.

Eu fiz testes, e tirando o lateral a temperatura do processador aumenta. Só nao sei se usando mais exaustores vai diminuir mais... aqui é bem quente, 36 graus o ano todo, sendo pior de setembro a dezembro.

Se você colocar mais exaustor é melhor, porque o que adianta colocar mais ventiladores e não tem exaustão o suficiente? Pelo menos comigo ficou melhor mais exaustão do que ventiladores, resumindo utilizo da seguinte forma:

- Ventiladores: 01 frente, 01 baixo

- Exaustores: 02 superiores, 01 traseiro e 01 lateral

OBS: Anteriormente utilizada na lateral como ventilador perto da placa de vídeo, mas resolvi fazer um teste invertendo para exaustor, devido a placa de vídeo ser do modelo mais aberto e espalhar ar quente em volta dela, assim, depois de testar reparei que a temperatura da mesma diminuiu cerca de 3 graus. 

Postado

mesmo não tendo mais exaustores eu acho que acaba saindo, porque em cima mesmo tem as duas entradas pra fans, cheia de buracos, então acho que o vento já passa e acaba saindo por lá mesmo. Depois vou comprar uma controladora de fans e aí sim penso em usar todas as saídas, mas agora mesmo não tem mais nem molex disponível e nem slot na placa mãe pra adicionar fans, a não ser que eu coloque um molex em cima do outro kk o que não sei se é seguro.

Postado

mesmo não tendo mais exaustores eu acho que acaba saindo, porque em cima mesmo tem as duas entradas pra fans, cheia de buracos, então acho que o vento já passa e acaba saindo por lá mesmo. Depois vou comprar uma controladora de fans e aí sim penso em usar todas as saídas, mas agora mesmo não tem mais nem molex disponível e nem slot na placa mãe pra adicionar fans, a não ser que eu coloque um molex em cima do outro kk o que não sei se é seguro.

Sim pode ser. Se as saídas de cima estão liberadas, vai dar vazão de ar. Sobre a ligação do molex, alguns plugues das fans vem com essas possibilidades, sendo para conectar e receber conexão de outra, pelo menos uma de minhas fans tem essa possibilidade e testei e funcionou bem.

Postado

será que se eu tampar a saída de cima com emborrchado\eva, e manter o fluxo do fan da frente direto pra placa-mãe e consequentemente pro fan de trás, o exaustor, eu vou conseguir um melhor fluxo de vento?

Postado

eu pensei em tampar a entrada lateral de cima, e as superiores, e transformar o que puxa pra dentro de lado inferior em um exaustor... assim acho que eu conseguiria dois fluxos, um pra vga e outro pro processador e memorias... o que acha @daniboyleite2 ?

Postado

Bom dia,

Respondendo a 1° pergunta (post), sobre o caso de tampar as saídas de cima do gabinete, eu deixava aberto antes de ter as fans próprias nas quais coloquei por cima, pois você já tem um exaustor traseiro, e as aberturas de cima servirão também para escape de ar quente que vem do processador e placa mãe, pois você sabe que o ar quente sempre sobe, portanto mais possibilidades de saída de ar é melhor, mas a sua ideia é interessante, acredito que você poderia fazer um teste de dois dias nesse formato e veja se há alterações na temperatura, se ficar a mesma coisa, então você tampe para evitar entrada de poeira pelas frestas de cima do gabinete.

Respondendo a 2° pergunta (post) se entendi bem você queria fazer do jeito que eu fiz? Transformar o ventilador lateral da placa de vídeo para exaustor? Se for isso que entendi, nesse caso, quando fiz isso há um tempo atrás sem ter um ventilador na base do gabinete, a temperatura aqueceu da placa cerca de 2°, mas quando instalei um ventilador na base do gabinete e transformei o ventilador lateral como exaustor (como já explicado no post anterior) a temperatura da placa melhorou, pois assim ficou um fluxo para a metade debaixo do gabinete onde estão localizados o hd, placa de vídeo e fonte de energia e outro fluxo para a metade de cima onde estão parte da placa mãe, processador e DVD.

Esqueci de informar que na verdade tenho dois ventiladores na frente, um frete/inferior e outro frente/superior por dentro do gabinete, formando assim os dois fluxos explicados acima.

Resumindo...

01 ventilador frente/superior enviando ar para memórias, parte de cima da placa mãe e o cooler processador, fazendo exaustão por três fans (01 traseiro e 02 superiores);

01 ventilador frente/inferior enviado ar para HD´s e somando ao ventilador da base enviado ar para placa de vídeo e parte baixa da placa-mãe, fazendo exaustão por 01 fan lateral;

OBS: No meu gabinete há duas entradas/saídas laterais, mais a lateral superior é tampada por uma fibra transparente vinda de fábrica.

Desculpe se não respondi o que esperava, mas respondi dentro do que entendi, estou correto?

Postado

Respondeu o que eu queria saber exatamente, daniboy, mas eu fiz o teste e não mudou em nada a temperatura da vga, tem dois ventiladores na frente, um direcionado pras memorias com um fluxo direto pro fan de trás e um mais embaixo, direcionado pra mobo e a vga, eu tampei em cima e melhorou um pouco, o vento agora passa por tudo e só sai por trás, saía ar frio por cima porque pegava nos cabos e desviava, aí nem chegava direito nas memórias, agora ele não desvia. Eu tampei também do lado e coloquei o fan traseiro inferior como exaustor mas não mudou absolutamente nada, então voltei ele pra intake, mas tô pensando em transformar a pressão interna em negativa, deixando só um de intake e o resto de exaustor... aqui na minha cidade é bem quente, será que um sistema com mais exaustores funcionaria melhor?

Postado

Respondeu o que eu queria saber exatamente, daniboy, mas eu fiz o teste e não mudou em nada a temperatura da vga, tem dois ventiladores na frente, um direcionado pras memorias com um fluxo direto pro fan de trás e um mais embaixo, direcionado pra mobo e a vga, eu tampei em cima e melhorou um pouco, o vento agora passa por tudo e só sai por trás, saía ar frio por cima porque pegava nos cabos e desviava, aí nem chegava direito nas memórias, agora ele não desvia. Eu tampei também do lado e coloquei o fan traseiro inferior como exaustor mas não mudou absolutamente nada, então voltei ele pra intake, mas tô pensando em transformar a pressão interna em negativa, deixando só um de intake e o resto de exaustor... aqui na minha cidade é bem quente, será que um sistema com mais exaustores funcionaria melhor?

Bom,

Você disse que o fan traseiro inferior você colocou para ventilar? Ou você está querendo dizer lateral inferior que fica perto da VGA? Se for o lateral inferior tudo bem, vai de acordo com o que o sistema aceitar melhor, mas se for o traseiro mesmo, tem que deixar para exaustor.

Tem como mandar um link do fabricante de seu gabinete? Ou foto do seu sistema como está montado? Se não quiser apresentá-lo aqui não tem problema, eu entendo, mas mande o modelo do gabinete para pesquisar.

Exemplo do meu: http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579

Se você reparar mais no meio dessa página do link, verá um diagrama demonstrando entradas e saídas de ar do modelo de meu gabinete, eu fiz da mesma forma, com exceção da lateral que coloquei como exaustor e adicionei mais um ventilador na frente superior do gabinete, mas por dentro do gabinete abaixo do DVD.

Agora respondendo a sua pergunta,

Eu acredito que mais exaustores é melhor desde que bem posicionados, normalmente o manual de instruções do gabinete ou no site do fabricante apresenta um modelo de refrigeração, mas um ventilador é pouco a não ser que tenha uma alta RPM, pelo menos dois ventiladores é o ideal. Como disse, utilizo três ventiladores e quatro exaustores, se eu usar até dois ventiladores darão conta, mas vai ficar sobrando um, então é melhor usá-lo para ajudar, eu o já tinha mesmo sobrando.

Estou à disposição.

Postado

esse é o case: http://www.aerocool.us/strikex/strikex_one.html

segue em anexo as fotos dele, desligado, e fechado, depois mostro por dentro.

Eu coloquei o fan frontal onde tem o x mesmo, o lateral superior como intake também, e em cima e atrás eu coloquei exaustores, a temperatura melhorou assim. Tentei usar o inferior lateral como exaustor mas a vga não concordou e manteve a temperatura de antes.

Agora minha temperatura do processador melhorou e da vga também, acho que a vga pega o ar frio que vem do fan da frente e solta o ar quente pela saída lateral inferior, e ali em cima onde o calor é mais intenso tem um intake direto pra ele e dois exaustores.

As rpm dos fans estão equilibradas, um pouco a mais pra intake porque o de 14 cm é um pouco mais forte que um dos de 12, o frontal é um coolermaster xtraflow, eu acho, de 12, com 2200 de rpm, mas uso um controlador que veio com o fan de trás e deixo em 80%, o lateral de cima é um aerocool de 14 cm, sem ser o shark, é o normal com led, o de trás é um spire pci blue, de 12, com 2200 de rpm, eu acho, ou 2400, usado a todo vapor porque não tem controle de pwm e tá conectado na mobo, e o de cima é um da aerocool que veio com o gabinete, meio fraquinho também.

tá aí meu baby:

post-741582-0-64677100-1425073230_thumb.

post-741582-0-14280100-1425073234_thumb.

post-741582-0-75994100-1425073237_thumb.

ps: sim, ali em cima é um yoshi, em cima de uma base de papel pro vento não escapar por aquele slot pra não ter vento desperdiçado que sai antes de bater no hardware, e de bônus por nostalgia: 

Postado

esse é o case: http://www.aerocool.us/strikex/strikex_one.html

segue em anexo as fotos dele, desligado, e fechado, depois mostro por dentro.

Eu coloquei o fan frontal onde tem o x mesmo, o lateral superior como intake também, e em cima e atrás eu coloquei exaustores, a temperatura melhorou assim. Tentei usar o inferior lateral como exaustor mas a vga não concordou e manteve a temperatura de antes.

Agora minha temperatura do processador melhorou e da vga também, acho que a vga pega o ar frio que vem do fan da frente e solta o ar quente pela saída lateral inferior, e ali em cima onde o calor é mais intenso tem um intake direto pra ele e dois exaustores.

As rpm dos fans estão equilibradas, um pouco a mais pra intake porque o de 14 cm é um pouco mais forte que um dos de 12, o frontal é um coolermaster xtraflow, eu acho, de 12, com 2200 de rpm, mas uso um controlador que veio com o fan de trás e deixo em 80%, o lateral de cima é um aerocool de 14 cm, sem ser o shark, é o normal com led, o de trás é um spire pci blue, de 12, com 2200 de rpm, eu acho, ou 2400, usado a todo vapor porque não tem controle de pwm e tá conectado na mobo, e o de cima é um da aerocool que veio com o gabinete, meio fraquinho também.

tá aí meu baby:

attachicon.gifDSCF7593.JPG

attachicon.gifDSCF7594.JPG

attachicon.gifDSCF7595.JPG

ps: sim, ali em cima é um yoshi, em cima de uma base de papel pro vento não escapar por aquele slot pra não ter vento desperdiçado que sai antes de bater no hardware, e de bônus por nostalgia: 

Bonito gabinete, gostei.

Se agora conseguiu melhorar as temperaturas, parabéns. O diagrama do mesmo no site demonstra certinho como proceder.

Abraços e qualquer dúvida estamos à disposição.

Postado

Lá diz que cabem 3 fans na frente, mais perto da grade frontal ou mais perto da mobo, eu preferi colocar bem proximo à grade frontal, pra pegar o ar mais frio que puder, eu fiz umas gambiarras pra o adaptador que vem pros fans frontais, ela tinha muito plastico que impedia o fluxo do ar e ficava fazendo barulho então cortei com uma faca quente e viraram só dois apoios pra encaixar nas laterais da baia onde se apoiam os hds. Acho que o fluxo está mais otimizado possível, depois posto fotos dele ligado e por dentro depois que organizei um pouco os cabos.

Obrigado pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!