Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IRF640


Jarry

Posts recomendados

Olá primeiro post aqui e já é para pedir ajuda, seguinte estou tentando controlar via pwm 20 led em série com uma fonte dc pulsante de 150vcc a partir de um irf640 mas não estou conseguindo desligar os leds completamente e quando estou mexendo no pot ( estou usando para simular a variação) os led vão passando por picos ou seja do nada eles dão umas piscadas.

 

ps.: Quando os led estão no circuito a tensão na fonte cai para 57v.

 

 

post-756849-0-96076400-1424828820_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito sem o irf é o de uma lampada de led. Esse foram os valores que eu conseguir pegar, não entendo o por que do resistor de 170k e também do ponto de 5 volts que sai do computador não esta aterrado com o circuito mas esta na mesma tomada então talvez seja por isso que não precisei colocar o terra do pc manualmente no circuito.

Ps: Quando aterrava manualmente o terra da fonte do pc no circuito ele gerava muito ruido no osciloscopio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso nao é um controle PWM. É um controle linear, e está incorreto, pois deveria usar transistor bipolar e não mosfet trabalhando em regime linear.

O circuito PWM teria que ser feito com um CI LM555.

O resistor de 200r da entrada, teria que se posto depois do cacotor de 4,7uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei lá em cima que o pot era só para causar a variação por enquanto, o pwm vou fazer com atmega ( arduino). E lá na saida tem 170 volts dc o meu problema foi esse o unico dispositivo que encontrei por aqui que aguentava trabalhar nessa tensão foi o irf640. Logo meu real problema é como dimensionar o mosfet lá. O circuito é uma lampada de led comercial eu só desmontei ela e coloquei o mosfet lá.

 

Ps.: eu estranhei não ter resistor em série para os leds também mas quando o circuito é ligado a tensão que sai da fonte cai para 57 vcc aí fica 2,8vcc em cima de cada diodo e a corrente de 3mA ou seja o circuito mesmo sendo estranho para mim é funcional.


Esqueci no caso como você falou  que tá errado, seria possivel inserir o mosfet ali ? e se possivel o sinal pwm poderia vir direto do atmega sem nenhum sistema de proteção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema só está errado no quesito regulação linear. Para regulação linear é sempre melhor usar transistor bipolar. 

 

Para PWM só precisa mudar uma coisa:

Só tire o resistor de 200 Ohms lá da frete e ponha depois do capacitor de 4,7uF.

 

Daí controle o mosfet por PWM.

 

É necessário que o resistor fique lá na frente do capacitor pelo seguinte:

Quando a tensão de dreno for igual a tensão da fonte de alimentação, o capacitor irá se carregar além de 57 VCC.

Quando o a tensão de dreno for zero V (No momento Ton, condução do mosfet), este mosfet irá por uma tensão maior que 57VCC nos Leds, provocando pequenos picos de sobrecorrente a cada pulso.

 

Estando o resistor lá na frente, este irá amortecer estes picos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!