Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Stekz

Velocidade da RAM limitada

Recommended Posts

Esses dias estava dando uma olhada no meu PC e acabei percebendo uma coisa. Apesar de ter uma memória Markvision DDR3 4GB 1333MHz, ela estava rodando a 1066MHz. Foi então que descobri que minha placa mãe P5G41T-M LX3 só roda 1333MHz com overclock. Eu sou muito leigo no assunto e não faço ideia do que fazer. Já procurei em diversos sites, até em inglês, e não encontrei o que procurava. 

Venho aqui, portanto, perguntar o que preciso fazer para que a ram rode a 1333MHz, e se não há nenhum perigo em fazer o procedimento. Também já me desculpo caso tenha escrito alguma besteira.

Muito obrigado!

Edit: não sei se é necessário, mas meu processador é um Intel Core 2 Quad Q9650.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há algum perigo sim. Se sua MoBo suporta DDR3 com frequência de 1333 MHz somente em overclock, é porque a frequência segura é de 1066 MHz. Além disso, não há muita diferença entre essas duas frequências de operação. Mas nada impede que você faça overclock, exceto se sua fonte for Xing-Ling ou se todos os componentes não forem de boa qualidade, principalmente a memória RAM (que é o seu caso).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum perigo sim. Se sua MoBo suporta DDR3 com frequência de 1333 MHz somente em overclock, é porque a frequência segura é de 1066 MHz. Além disso, não há muita diferença entre essas duas frequências de operação. Mas nada impede que você faça overclock, exceto se sua fonte for Xing-Ling ou se todos os componentes não forem de boa qualidade, principalmente a memória RAM (que é o seu caso).

Entendi. Como disse sou leigo no assunto, então achei que faria alguma diferença usar a frequência que ela dispõe. Essa ram veio com o computador quando comprei, há 5 anos, então não conheço sua qualidade. Minha fonte é uma corsair 430w.