Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Stekz

Velocidade da RAM limitada

Recommended Posts

Esses dias estava dando uma olhada no meu PC e acabei percebendo uma coisa. Apesar de ter uma memória Markvision DDR3 4GB 1333MHz, ela estava rodando a 1066MHz. Foi então que descobri que minha placa mãe P5G41T-M LX3 só roda 1333MHz com overclock. Eu sou muito leigo no assunto e não faço ideia do que fazer. Já procurei em diversos sites, até em inglês, e não encontrei o que procurava. 

Venho aqui, portanto, perguntar o que preciso fazer para que a ram rode a 1333MHz, e se não há nenhum perigo em fazer o procedimento. Também já me desculpo caso tenha escrito alguma besteira.

Muito obrigado!

Edit: não sei se é necessário, mas meu processador é um Intel Core 2 Quad Q9650.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há algum perigo sim. Se sua MoBo suporta DDR3 com frequência de 1333 MHz somente em overclock, é porque a frequência segura é de 1066 MHz. Além disso, não há muita diferença entre essas duas frequências de operação. Mas nada impede que você faça overclock, exceto se sua fonte for Xing-Ling ou se todos os componentes não forem de boa qualidade, principalmente a memória RAM (que é o seu caso).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum perigo sim. Se sua MoBo suporta DDR3 com frequência de 1333 MHz somente em overclock, é porque a frequência segura é de 1066 MHz. Além disso, não há muita diferença entre essas duas frequências de operação. Mas nada impede que você faça overclock, exceto se sua fonte for Xing-Ling ou se todos os componentes não forem de boa qualidade, principalmente a memória RAM (que é o seu caso).

Entendi. Como disse sou leigo no assunto, então achei que faria alguma diferença usar a frequência que ela dispõe. Essa ram veio com o computador quando comprei, há 5 anos, então não conheço sua qualidade. Minha fonte é uma corsair 430w.

É que eu queria comprar mais um pente de 4GB, e pelo que li a frequência que roda é a que tiver menor valor. Como eu ia comprar um pente 1333MHz, como o atual, teria que trocar a placa mãe pra uma que suporte 1333MHz nativamente. Acho que é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Também, tenho uma dúvida parecida;

Eu tinha uma placa-mãe asus sabertooth 990fx que deu pau, nela eu usava a 2 pentes de memória Corsair Vengeance 2133 mhz, enviei a placa para a loja mas eles não tinham da mesma para me mandar de volta e acabaram me dando o crédito referente a mesma.

Agora estou decidido em pegar a GA990FXA-UD5 da Gigabyte, mas ela (assim como a sabertooth) possui uma especificação de memória que diz que faz o downgrade para rodar no máximo em 2000mhz em overclock, e sem o overclock a frequência é 1866.

http://download.gigabyte.us/FileList/Memory/memory_ga-990fxa-ud5.pdf

Minha dúvida é a seguinte, esse downgrade que é feito pode causar algum defeito, na memória ou em outros componentes?

Não pretendo fazer overclock, mas se algum dia eu fizer; esse overclock em downgrade, é válido ? Digo, qual o problema que isso acarretaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais