Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Gomes_744513

Computador congelando com mais de um pente de ram

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou enfrentando um problema e talvez alguém possa me ajudar. Tenho um PC antigo, mas que esta dando bem para o gasto até agora, porém ele esta com um problema que esta me tirando do serio:

Dados: Intel core2quad q6600, placa mãe asus p5kse, 4 pentes de 2gb Kingston, placa de video ATI Radeon HD2600pro.

Ao ligar o computador com as 4 placas de ram ele de uma hora para outra congela a tela e nada funciona. Então tentei fazer o seguinte, deixei apenas 1 pente de memoria e re-liguei, executei o teste de memoria e o computador foi de boa, não congelou mais. Retirei esse pente e coloquei outro e fiz o mesmo e o computador não apresentou mais o defeito. Fiz esse rodizio com os 4 pentes colocando individualmente cada um deles e executando o mesmo teste e os 4 não apresentaram problemas individualmente.

Depois testei slot por slot... apenas um pente, executei o mesmo teste e sem a apresentação do problema.

Por fim inseri dois pentes na placa. Fiz o teste e o defeito apareceu de novo... PC congelando... Tentei variar os slots, mas não teve jeito, com dois pentes ou mais o PC congela.

O que pode ser? Placa mãe? Processador? Fonte com alimentação insuficiente? Aquecimento? 

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser o sistema operacional também... 32 bits tem uma limitação de RAM padrão (4GB), no caso a solução seria formatar para 64 bits caso haja suporte!

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique também seu HD e os cabos de conexão se estão intactos e sem oxidação. Veja também se algumas de suas memórias RAMs estão com um nível de desgaste acentuado...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... mesma marca e modelo, 800 de frequência... individualmente todos funcionam bem, independente do slot. O problema é com todas juntas, ou mais de uma... O PC estava OK também, uso ele a uns 5 anos já... e o problema apareceu agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Há quanto tempo você utiliza estes quatro módulos de memória RAM? Lembra de alguma ocorrência antes de o problema acontecer?

Compartilhar este post

Link para o post

5 Anos... O problema acontece do nada e começou a 3 meses... A primeira medida que tomei foi formatar o PC... Depois troquei a pasta térmica do processador... Depois limpei cada uma das placas... Depois foi o rodizio que contei acima... 

E formatei o computador em um HD novo... O SSD, acreditando que poderia ser o HD também, mas nada, o congelamento continua... No momento que estou escrevendo estou nele, com apenas uma das placas de memoria e esta funcionando bem... =/

Compartilhar este post

Link para o post

Então, ai o problema começa... Ao usar qualquer um dos 4 pentes individualmente em qualquer um dos 4 slots o computador fica OK.

Ao colocar mais um pente (ou seja dois pentes ao mesmo tempo) o problema aparece. Testei o segundo pente junto ao primeiro em varias combinações de slots e placas.

isto é, peguei a placa 1 e coloquei com a 2 no slot correto de dual channel = congelando a tela.

coloquei a placa 1 com a placa 3 = congelando

coloquei a placa 4 com a placa 2 = congelando.

coloquei a placa 2 com a placa 3 nos slots sem o dual channel = congelando...

Compartilhar este post

Link para o post

Você liga as duas memórias equiparadas em dual channel? Tipo dois módulos idênticos nos slots 1-3 (vi que sua mobo permite separar os módulos a serem ligados) e outros dois nos módulos 2-4? Quanto liga um dual channel com um par de memória ela também trava? Uma sugestão é rodar o teste de memória do Windows em modo estendido, em que ela trabalha minunciosamente cada módulo e identifica o erro com mais precisão (no modo full, o teste pode demorar horas). 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais