Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual plotter ideal para corte preciso de skin de console portatil


Posts recomendados

Bom dia

 

Estou com uma dúvida que fará a diferença depois da compra, eu não entendo e nunca mexi em maquina de plotter, me interessei a partir de quando fui comprar um adesivo skin para meu video game portátil o psp e não achei o tema que gostaria de obter. vi que ninguém faz esse trabalho de forma personalizada, todos trabalham com modelos padrões.

 

Gostaria de fazer a partir de Templates no photoshop ou se conseguir no corel draw, colocar uma foto na área util a ser impressa, imprimir em uma impressora a laser (epson L355) o skin do video game (psp) excluindo área que não vou usar (tela, botões etc) e imprimir somente em área útil mesmo.

 

Pergunto: Qual plotter caseira que eu conseguiria cortar em cima do contorno não correndo o risco de cortar torto, cortar os botões etc a partir do templates?

 

A máquina com o laser enxerga os contornos automaticamente? Ou devo colocar a folha exatamente nas medidas do programa para que ela corte a partir de um computador?

 

caso precise do programa, eu consigo imprimir o meu template personalizado e cortar ele pelo programa?

 

Se eu colocar uma folha com uma foto na folha inteira eu corto normalmente sem problemas, mas vou excluir boa parte que não será útil e gastarei mais tinta, mas a minha pergunta é se há uma máquina caseira com preço bacana que enxerga os contornos e corta nas linhas? ou ela é igual a qualquer outra máquina de plotter? 

 

Meu amigo tem uma roland stika design cutter e quer vender pra mim, mas acredito que terei que colocar a folha com a foto inteira impressa e não somente área util, vi uma silhouette cameo e a potrait e me pareceu que elas tem laser e cortam no contorno, será que estou enganado?

 

qual seria a indicada a portrait, a cameo, a roland stika ou teria alguma outra que desconheço para cortar skin de video games?

 

essas máquinas em rolo de vinil e em papel adesivo pimaco?

 

Obrigado e aguardo retorno.

post-757775-0-48687600-1425475891.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neste caso você terá que usar uma plotter de recorte com laser contorno.

neste caso terá que desenhar todos os espaços que deseja descartar. 

tem varios programas que fazem este processo. eu uso o flexi10.

existem ótimas plotters no mercado como por exemplo as da carmus.

se voce começar a fazer estes skins para vender vai ficar rico...

eu também já procurei para comprar aqui no brasil e não acha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá manzanos.

 

Em primeiro lugar a Epson L355 não é laser, é jato de tinta.

 

Em segundo lugar, cortar não é o problema. Imprimir é que é. Esse tipo de adesivo normalmente é vinílico devido a sua maior resistência. Ocorre que não dá pra imprimir adesivo vinílico com jato de tinta comum, nem com laser. Para imprimir este tipo de adesivo é necessário usar uma impressora com tinta a base de solvente, aquela mesma usada para fazer banners e afins.

 

Mas respondendo à sua pergunta, o processo para produzir estes adesivos será o seguinte:

- Você desenha o modelo (molde de corte) no CorelDraw ou Illustrator - obrigatoriamente tem que ser em um programa de desenho vetorial, pois as instruções deste vetor serão usadas para controlar a máquina. Já a arte pode ser criada no Photoshop ou em qualquer programa que preferir.

- Você insere a arte dentro do molde de corte - no caso do CorelDraw você pode usar o recurso Powerclip para ver como a arte fica quando recortada.

- Você imprime a arte usando as marcas de alinhamento a laser específicas da máquina de recorte que você vai usar.

- Você põe a folha na máquina, transfere o molde de corte vetorial para o programa de controle da máquina, e manda cortar.

 

Eu uso e recomendo a Silhouette Cameo, que é uma plotter de recorte bem simples e voltada ao mercado artesanal - mas é um equipamento muito fácil de operar, com bom suporte técnico e peças de reposição e um programa fácil de operar. Eu tenho uma gráfica rápida e recorto adesivos para lembrancinhas, convites e afins. É um equipamento muito versátil, na minha opinião vale muito mais a pena que uma plotter genérica, que normalmente só serve para cortar adesivos.

 

A máquina não "enxerga os contornos" da sua arte, você precisa desenhar o que você quer que ela corte. Por isso é necessário usar o CorelDraw ou Illustrator para marcar os caminhos de corte. Você pode fazer a arte no Photoshop, mas o molde de corte tem que ser obrigatoriamente feito em vetor. A Silhouette Cameo vem com um programa simples de controle que te permite desenhar estes moldes de corte, importar a sua arte pronta e imprimir a folha já com as marcas de alinhamento, por isso recomendei este equipamento. Só um detalhe: a Cameo tem boca de 30cm apenas.

 

Quanto ao gasto de tinta por colocar a arte maior que o corte, não se preocupe com isso.

 

A Silhouette e qualquer máquina de corte podem operar com rolos de adesivo vinílico, porém tem o problema que mencionei antes, de imprimir este tipo de adesivo. Não dá pra fazer com jato de tinta nem com laser. Você pode usar adesivo comum, da Pimaco ou mesmo o papel fotográfico adesivo (glossy), porém ele não terá a mesma durabilidade dos adesivos vinílicos que são usados pelo pessoal para fazer esse tipo de trabalho.

 

Uma dica: empresas que imprimem banners tem essas máquinas com tinta solvente que podem imprimir adesivos vinílicos, e eles geralmente tem outra que recorta. Você pode conseguir terceirizar esse tipo de trabalho, você manda a arte com o molde de corte vetorial e eles fazem todo o resto do trabalho pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal

 

Denis você foi bem claro em sua resposta e esclareceu minhas dúvidas, não sei se vai compensar entrar neste mercado, pois estarei competindo com grandes gráficas que oferecem menor preço com qualidade superior, para recuperar o dinheiro investido vai muito tempo e seria correr com um fusca no circuito de formula 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!