Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como preparar um HD para receber windows 8.1 + UEFI em GPT?


Posts recomendados

Pessoal, atualmente eu uso o windows 7 em um notebook Dell Vostro 3460 com o HD Seagate ST975042 ST9750420AS SCSI  (Seagate de 750GB e 7200RPM). Sempre usei esse sistema operacional nele.

 

Como atualizei a BIOS, verifiquei que ele possui o sistema UEFI na BIOS.

 

Gostaria de instalar o Windows 8.1 utilizando o sistema de UEFI mas não sei como preparar o HD para GPT. 

 

Achei na internet isso:

1. Dê boot da mídia de instalação do Windows (você precisa inicializar de um dispositivo marcado como UEFI, ou então a instalação do Windows poderá dar um erro que impede do sistema ser instalado na partição). Estes dispositivos de boot UEFI possuem um prefixo “UEFI + nome do seu dispositivo”, e mostra o drive como opção de boot em seu UEFI.

2. Depois do boot você verá a tela de instalação do Windows 8. Lá, aperte Shift + F10 para abrir um prompt de comando.
3. No prompt de comando, digite Diskpart, tecle enter
4. Digite List Disk, tecle Enter.
5. Digite Select Disk # (onde # é o número do drive que aparecer no prompt), tecle Enter.
6. Digite Clean, tecle Enter.
7. Digite Convert GPT, tecle Enter.
8. Digite Create Partition EFI Size=100, tecle Enter.
9. Digite Format FS=FAT32 Quick, tecle Enter.
10. Digite Create Partition MSR Size=128, tecle Enter.
11. Digite Create Partition Primary Align=4096, tecle Enter.
12. Digite Format FS=NTFS Quick, tecle Enter.
13. Digite Exit, e depois Enter.

 

Essa é a maneira correta de deixar as partições prontas para GPT?

 

Vi na internet alguns tutoriais ensinando create partition efi offset=4096 invés de create partition primary align=4096. Qual é o certo e qual a diferença?

 

Sobre o passo acima, qual o tamanho da alocação? 1024, 4096 ou algum outro? Qual é o certo para mim?

 

Depois deses passos é só eu criar a partição do sistema e de backup com o instalador do windows?

 

Em resumo, quero criar corretamente as partições GPT necessárias para poder tirar proveito do sistema utilizando na bios o sistema UEFI que faz o boot ser bem mais rápido.

 

Caso o tutorial que peguei está tudo errado, gostaria de saber um que esteja correto.

 

Aguardo as respostas, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pela q eu saiba, você formata o pendrive com o rufus que ele te dá essas opções

Quem já tem o HD em posições GPT aí é só o que você falou mesmo.

No meu caso eu preciso fazer o procedimento que você citou e também transformar o meu HD de MBR para GPT, mas isso eu não sei fazer corretamente que são as dúvidas do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não cria partição Gpt..... você cria a tabela de partição em Gpt.,  e depois cria as partições em formato Ntfs ( padrão Windows)

 

* http://www.linuxmint.com.br/forum/t-5093/gpt-a-nova-gera%C3%A7%C3%A3o-de-tabela-de-parti%C3%A7%C3%B5es-de-disco.html *

Então melhorando: Eu quero deixar de usar o sistema de Tabela de Partições MBR para usar GPT.

 

Eu não entendi como eu uso esse programa "GParted" para fazer isso. Como eu não tenho um linux, como eu faria isso?

 

Usando esse programa fica melhor do que fazer pelo jeito que postei? (jeito que estou cheio de dúvidas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para utilizar o Gparted basta carregar uma distro em modo live ( pode ser Linux Mint, Xubuntu, manjaro, enfim....) e dentro do linux executar o gparted...

 

ou

 

podes utilizar o partition Wizard -> http://www.minitool.com/C3883AF0-D8F8-4CAB-83D8-DA6497F1C8CC/pwfree9.iso

 

Grave a imagem .iso em um cd-r ou rw...configure o sistema para inicializar pela mídia...aguarde o aplicativo carregar e se divirta.....

 

http://www.partitionwizard.com/help/convert-MBR-disk-to-GPT-disk.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para utilizar o Gparted basta carregar uma distro em modo live ( pode ser Linux Mint, Xubuntu, manjaro, enfim....) e dentro do linux executar o gparted...

 

ou

 

podes utilizar o partition Wizard -> http://www.minitool.com/C3883AF0-D8F8-4CAB-83D8-DA6497F1C8CC/pwfree9.iso

 

Grave a imagem .iso em um cd-r ou rw...configure o sistema para inicializar pela mídia...aguarde o aplicativo carregar e se divirta.....

 

http://www.partitionwizard.com/help/convert-MBR-disk-to-GPT-disk.html

 

Eu preciso executar esse programa enquanto tenho as partições ou posso executa-lo após apagar o hd inteiro? 

 

É melhor usar ele que usar aquelas linhas de comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desejar pode apagar/excluir as partições existentes.... ( depois crie a tabela de partição em formato Gpt..... e então recrie as partições

 

O Partition wizard é mais intuitivo.....

Posso entrar com o cd do Windows no diskpart e da clean (para o HD ficar como novo, mas o clean mantem a Tabela MBR) e depois usar o Partition Wizard para mudar a tabela para GPT? 

 

Meu medo é o Partition Wizard só fazer a conversão se tiver que ter uma partição com o windows instalado. Posso fazer o que eu falei agora?

 

E por fim a ultima dúvida: O Partition Wizard apenas converte para tabela GPT ou ele além de converter cria as partições da tabela necessárias? Pois a Microsoft diz que é necessário uma partição EFI em FAT32, uma MSR, etc... o Partition Wizard já cria tudo certinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Partition wizard é um gerenciador de partições ( ele faz tudo..... ou melhor quase tudo... uns 99%  :D )

 

* Como não utilizo mais Windows e faço tudo via linux não posso afirmar 100% em relação a partição EFI ( mas faça o teste) essa MSR desconheço!!

Na página da microsoft que cita sobre essas partições para um correto funcionamento do windows. Pelo o que eu vi o Partition Wizard não faz e por Linux também não, mas a microsoft não fala quais comandos usar.

 

No caso você recomenda após a conversão com o partion wizard eu adicionar essas partições por linha de comando conforme está na minha primeira postagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria uma alternativa... ( quando meu ultrabook tinha windows nunca criei essa partição MSR )

Quais partições você criava em GPT?

E a dúvida petições é. Tem alguns lugar na Internet que tenha quais partições precisa para GPT em UEFI?

E quais os comandos certos para criar? Não sei se meus comandos estão certos.

Se for para criar na não seria melhor fazer tudo na mão de o programa não cria todas.

Volto naquela dúvida inicial de quais são os comandos certos para isso. São os que postei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendeu ?! :cool:

 

O que se cria em Gpt é a tabela de partição... ( essa abrange todo o disco)

 

 Em informática só se aprende "fuçando" então se não arriscar e colocar em prática., iremos ficar em um ciclo vicioso de perguntas e respostas redundantes....

Agora entendi a confusão, minhas dúvidas eram somente em relação as PARTIÇÕES  que a Microsoft indica fazer (que no site consta as que citei mas não ensina fazer).

 

Vou tentar criar do jeito que falei mesmo, só gostaria de saber se isso que farei é exatamente o certo ou tem um modo que traga melhores resultados pois creio que funcionar vai funcionar sim!

 

E fico muito honrado com a ajuda de você Espírita, sempre ajudando como pode e ajudando muito bem! Muito obrigado por enquanto, caso descubra se tem um jeito "melhor ou mais correto" do que eu citei para criar as partições obrigatórias aí pode postar aqui por favor.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deu tudo certo!

É só seguir o link da Microsoft que postei acima que fica tudo perfeito. Única coisa que fiz de diferente foi uma partição de backup e fiz tudo pelo diskpart.

 

O resultado foi perfeito, tirando o maior potencial do sistema de Tabela GPT e da UEFI, que fez o windows iniciar muito mais rápido!

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!