Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Fonseca_441781

Atualização da BIOS, falha!

Recommended Posts

Boa noite galera, tenho um PC com configurações antigas porém bom. Ele dispõe da placa mãe Asus p5ql-e (http://www.asus.com/br/Motherboards/P5QLE/) que tem como caracteriscas ter a interface ddr2 e ter o socket 775. Hoje sem bulhufas a fazer fui inventar de realizar a burrice de atualizar a bios da placa através do programa da propria asus: ASUS Update utility, fiz o procedimento mas quando chegou no útimo estágio que pelo que me recordo tinha algo a ver com "verify" deu erro. Até então o computador continuou ligado normalmente. Quando eu o reiniciei que veio a surpresa, não estava dando vídeo.. Porém os coolers estavam rodando e os leds(HDD led e power led) estavam acesos. Claro como eu tinha tentado atualizar a bios e o computador estava funcionando perceitamente antes, com certeza o problema está lá.. na bios. Tentando correr atrás do prejuízo fui pesquisar como reverter essa situação começando pelo manual da placa:

O manual da placa fala que ela tem um programa próprio pra quando a bios for corrompida que é o: ASUS CrashFree BIOS 3 utility, só que no manual a foto da bios que está corrompida está aprecendo certos "nomes", coisa que não dá para se certificar que a minha está aparecendo pois não dá vídeo. 

De qualquer forma lá no manual fala que para utilizar esse utilitário dá para colocar um pendrive formatado em FAT32 com o flash da bios em uma das saidas USB da placa, depois ligar o computador com o pendrive inserido que o utilitário irá entrar em ação e regenerar a bios. Fiz isso e não deu certo, o pior é que não tem como saber se o utilitário realmente entrou em ação já que não está dando vídeo. Vou listar abaixo os sintomas do computador para vocês ficar mais por dentro:

A- A placa antes ligava normal e fazia aquele "bip" normalmente. Agora ele liga os coolers giram, inclusive o cooler da placa de video uma 8400gs, o led da placa mãe fica aceso, e os leds da frente(power led e hdd led) também ficam acesos, não faz bip de nenhuma forma e não dá vídeo.

B- Assim que eu ligo ela fica uns 5 segundos ligada, depois desliga e os coolers param de girar, logo após ela liga novamente e a partir dai fica ligada.. Sem dar vídeo sem bipar.. ou seja, da mesma forma que falei anteriormente.

O que já tentei fazer:

1- Primeiro resetei a bios pelo jumper, não resolveu. Depois tirei a bateria da placa e deixei uns 20 minutos sem, depois recoloquei também não resolveu.

2- Já tirei as memorias.. Liguei uma vez com apenas um pente, depois liguei sem pente nenhum continuou ligando da mesma maneira: Sem bipar, sem dar video, apenas coolers girando e leds acesos. (o mouse com saida ps/2 também acende, testei todas as portas USB também e estão passando corrente)

3-Tirei o HD(sata) e o gravador de DVD(ide), restando apenas placa de video processador e memória.. Continuou ligando do mesmo jeito que falei no "setor B" no qual escrevi mais pra cima. Só que dessa vez obviamente o hdd led não ligou.. apenas piscou uma vez.

4-Tirei a placa de vídeo restando apenas, processador e memoria. Tirei no intuito de ouvir algum "bip" mas tudo continuou na mesma.

5- Recoloquei a placa de video e troquei o processador (uso um core 2 quad coloquei um core 2 duo), continuou ligando da mesma forma. Sem bipar.. sem dar video.. e com aquele detalhe que nos 5 primeiros segundos ela reinicia e logo após continua ligada.

6- Também já passei borracha nas memórias e nos conectores da placa de video.

O que eu uso:

1- Uso uma fonte real corsair cx430, ligada a um filtro de linha que tem varistores(proteção) e com os devidos cuidado na tomada com o fio terra. Por garantia testei a fonte no computador de um colega a fonte está funcionando perfeitamente.

2- 4 pentes de memoria ddr2 2gb 800mhz todos funcionando perfeitamente.

3- Placa de Video geforce 8400gs funcionando perfeitamente..

4- Gravador e leitor de DVD(ide) Samsung, HD 500gb SATA II também samsung.

Observações:

1- O computador está livre de poeira.. tomo o devido cuidado de deixar bem limpo, por isso descarto a possibilidade de curto ou mau contato.

2- A refrigeração também está OK, a temperatura da placa variava entre 25 e 35 graus e do processador entre 38 a 50 graus(cooler box)

Pois é galera eu sei que fiz besteira kk, enfim procurei colocar o máximo de informações possíveis, algumas até desnecessárias, para que se algum de vocês tiver conhecimento nessa área humildemente peço para que por favor me ajude. 

post-754936-0-05644000-1425865735_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema para usar esse programa é:

você tinha habilitado antes na bios o recurso de dar boot via pendrive? porque sem isso, nao vai funcionar mesmo.. ai so resta a opcao de gravar esse programa num cd e tentar dar o boot via cd pra ver se resolve.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o problema para usar esse programa é:

você tinha habilitado antes na bios o recurso de dar boot via pendrive? porque sem isso, nao vai funcionar mesmo.. ai so resta a opcao de gravar esse programa num cd e tentar dar o boot via cd pra ver se resolve.

Não.. não tinha =S, estava configurado pra dar boot pelo HD. Mas de qualquer form.a com os procedimentos que fiz de resetar a bios pelo jumper e retirar a bateria acho que essas configurações iriam ser redefinidas, por favor me corrija se eu estiver errado. O grande problema que vi é que geralmente as pessoas que ta nesse tipo de situação o pc dá video pelo menos informando que a bios está corrompida, e o meu não dá. Pesquisando na internet vi que as BIOS se dividem em duas partes:

• BOOT BLOCK: contém informações necessárias para inicializar somente os dispositivos críticos como o processador, a memória, o teclado, a placa gráfica padrão ISA e o drive de disquete. É uma área protegida contra gravação e não pode ser reescrita pelo programa de atualização da BIOS (ou programa de flash);
  • SYSTEM BLOCK: contém informações necessárias para inicializar todos os outros dispositivos como placas gráficas PCI ou AGP, dispositivos de entrada, de armazenamento, de comunicação, controle de periféricos, o POST (Power On Self Test) e outras funções. É essa área que é atualizada pelo programa com a nova BIOS. 

Com isso acredito que a parte que afetou foi a "Boot Block" mas a placa de video deveria funcionar.. Como a placa mãe é offboard não tenho como ligar o monitor sem uma placa de video.

fonte das informações: http://www.ocbrasil.com.br/artigos/errobios.htm

Compartilhar este post

Link para o post

ai realmente fica difícil... nas placas muito antigas acho q nem a opcao de boot via pendrive aparecia se você nao setasse isso manualmente.. nao sei se pode ser seu caso, sua placa nao aparenta ser muito antiga

eu acho q tentaria gravar o tal programa de reparo num cd/dvd pra testar caso tenha unidade de dvd no pc.. porque de bios eu so conheco 2 realidades.. quando a placa nao tem o sistema de dual bios e você a corrompe, é xau.. tanto é q até hj é um procedimento cheio de recomendacoes e cuidados a serem feitos.. quando tem o recurso da dual bios ai sim você pode recuperar sem perder tudo como acontecia antigamente

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

veja se a dica desse link pode ser aplicada ao seu caso:

http://www.ehow.com.br/recuperar-sua-bios-apos-falha-atualizacao-p5q-bios-como_18027/

Obs. o modelo da placa é outro...mas quem sabe.... :!!!:  ( claro que irás adequar ao modelo da sua placa)

Eu tinha visto essa dica.. eu fiz kk(esqueci de citar) infelizmente com os jumpers na posição 2-3 o computador nem liga =(

ai realmente fica difícil... nas placas muito antigas acho q nem a opcao de boot via pendrive aparecia se você nao setasse isso manualmente.. nao sei se pode ser seu caso, sua placa nao aparenta ser muito antiga

eu acho q tentaria gravar o tal programa de reparo num cd/dvd pra testar caso tenha unidade de dvd no pc.. porque de bios eu so conheco 2 realidades.. quando a placa nao tem o sistema de dual bios e você a corrompe, é xau.. tanto é q até hj é um procedimento cheio de recomendacoes e cuidados a serem feitos.. quando tem o recurso da dual bios ai sim você pode recuperar sem perder tudo como acontecia antigamente

É.. acredito que ela tenha esse recurso de "dual bios" por aparentemente estar ligando normal(luzes e coolers) e por apresentar varias tecnologias da asus. Amanhã irei tentar gravar esse programa em um cd pra ver pois estou sem midia e volto com as noticias rs

Compartilhar este post

Link para o post

pra a galera que tiver passando pelo mesmo problema que eu.. venho a esclarecer que minha placa não tinha o recurso dual bios, arrumei outro chip da bios com a bios instalada e resolvi o problema, agora o pc está funcionando perfeitamente.. vocês podem encontrar o chip da bios da placa de vocês a venda no mercadolivre. O moderador já pode fechar o topico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais