Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo com Problema amd r9 2xx


Posts recomendados

Boa noite,

 

Ontem de madruga trovejava muito forte aqui onde moro e por infelicidade queimou a tv que estava ligado na tomada, e por incrível que pareça a placa de vídeo (ligada à tv pelo hdmi) deixou de funcionar automaticamente (nem o hdmi e nem o vga estão funcionando, ou sendo identificados).

O mais estranho é que foi só a placa de vídeo que deixou de funcionar perfeitamente. Tanto o monitor (que estava conectado por uma vga), como placa mãe ou qualquer outra placa e periférico estão em perfeitos estados. Nesse exato momento estou usando na onboard de boa pelo monitor vga. Só não funciona mais nenhum jogo em decorrencia da falta de placa de video.

Acho eu que pode existir uma grande possibilidade da placa de vídeo ainda estar pegando, só que o pc nao identifica que ela está ali (sei la haha).

 

Minha dúvida é:

 

1) Existe a possibilidade de ter dado algum erro no driver, ou mesmo firmware, bios, etc. Onde basta eu rodar alguma espécie de verificação ou atualizar algum programa que ele volte a funcionar?

 

2) Caso a primeira possibilidade falhe, existe a remota chance de, se, eu abrir o computador consigo recuperar a placa de alguma forma trocando capacitador, cooler, etc?

 

nota: não sou um completo leigo, entendo bem na parte de software e hardware, já arrumei alguns monitores.

 

Qualquer informação a mais será bem vinda.

 

 

Grato desde já,

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua questão, imagino que a sua placa de vídeo pode ter recebido descarga elétrica via HDMI. Já vi isso acontecer pela linha telefônica e pelo cabo de rede, ambos desprotegidos, sem aterramento ou proteção necessária. Caso a sua TV esteja em tomada desaterrada, corre o risco de um dano severo em sua placa de vídeo por conta da descarga recebida. Você pode verificar se a sua placa de vídeo, quando ligado em seu micro não está com aquecimento agudo em alguma região próxima da conexão HDMI e até na própria GPU. Se houver um aquecimento em demasia, sua placa de vídeo pode não ter reparos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua questão, imagino que a sua placa de vídeo pode ter recebido descarga elétrica via HDMI. Já vi isso acontecer pela linha telefônica e pelo cabo de rede, ambos desprotegidos, sem aterramento ou proteção necessária. Caso a sua TV esteja em tomada desaterrada, corre o risco de um dano severo em sua placa de vídeo por conta da descarga recebida. Você pode verificar se a sua placa de vídeo, quando ligado em seu micro não está com aquecimento agudo em alguma região próxima da conexão HDMI e até na própria GPU. Se houver um aquecimento em demasia, sua placa de vídeo pode não ter reparos.

 

Acabei de verificar isso, o encaixe do hdmi está bem frio assim como a GPU da placa. E com a tampa do pc aberta posso ver que a cooler da placa de vídeo funciona a todo vapor.

Resumindo: cooler da placa de video funciona, mas o pc nao identifica a placa e nem o monitor identifica sinal de vídeo ao por o VGA no encaixe. Além disso, o encaixe hdmi (que seria o responsável pelo ocorrido está gelado) assim como a gpu da placa, nao indicando "tostamento" da placa.

 

Já testou ela em outro PC?

 Bem que eu gostaria, mas só tenho um notebook em casa. Mas estou aberto a qualquer outra sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa de vídeo permite saída pela DVI ou Display Port? O monitor que utiliza possui alguma saída DVI, caso a sua placa de vídeo não possua o adaptador DVI-VGA (D-SUB) ficará difícil descobrir se foi a placa ou somente a saída HDMI.

Corre o risco de haver algum componente próximo da conexão HDMI que deve ter danificado dependendo da carga recebida, porém, como ele é pequeno, teria que removê-lo da placa e, a depender do que for removido, pode jumpear as pontas da solda e verificar se o HDMI volta a funcionar ()só para testar ou então utilizar a saída DVI ou Display Porta para verificar se funciona.

Se possuir algum multímetro, remova o sistema de dissipação da placa e comece a medir os componentes da placa, tais como resistores, capacitores próximos da conexão, diodos e reguladores de tensão (transistores mosfets).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa de vídeo permite saída pela DVI ou Display Port? O monitor que utiliza possui alguma saída DVI, caso a sua placa de vídeo não possua o adaptador DVI-VGA (D-SUB) ficará difícil descobrir se foi a placa ou somente a saída HDMI.

Corre o risco de haver algum componente próximo da conexão HDMI que deve ter danificado dependendo da carga recebida, porém, como ele é pequeno, teria que removê-lo da placa e, a depender do que for removido, pode jumpear as pontas da solda e verificar se o HDMI volta a funcionar ()só para testar ou então utilizar a saída DVI ou Display Porta para verificar se funciona.

Se possuir algum multímetro, remova o sistema de dissipação da placa e comece a medir os componentes da placa, tais como resistores, capacitores próximos da conexão, diodos e reguladores de tensão (transistores mosfets).

 

A placa na realidade tem a HDMI e uma outra muito parecida com DVI (de tal forma que veio de fabrica um adaptador para VGA), e ambas entradas não estão sendo identificadas pelo monitor (monitor que só tem entrada VGA)... 

Infelizmente não tenho um multímetro, mas irei adquirir um, visto que conforme você informou o problema esta, provavelmente, relacionado às saídas.

Mas o fato de o computador não identificar que existe uma placa de vídeo conectada, não implicaria em um possível problema mais abrangente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se a BIOS da placa de vídeo corrompeu. De qualquer forma, se o micro não inicia sua placa gráfica, só testando outra placa no slot PCI-Ex x16 onde a sua placa gráfica se encontrava.

Como possui uma R9 200 series, imagino que a sua mobo tenha pelo menos outro slot PCI-Ex x16, mesmo que operando em x4. Pode espetar a placa no slot e ligar o micro só para verificar se a placa inicia e exibe vídeo na tela.

Caso a sua mobo tenha somente um slot deste tipo disponível, então só testando outra placa de vídeo (qualquer uma PCI-Ex x16 só para verificar se o slot funciona) em seu micro para tirar a prova.

Mas, pelo andar da carruagem, a hipótese de que a sua placa está seriamente avariada continua ativo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o fato de o computador não identificar que existe uma placa de vídeo conectada, não implicaria em um possível problema mais abrangente?

Não tem como resolver isso, sem isolar o problema.. Pra isso, teria que ter um segundo PC pra instalar essa placa..

 

Das duas, uma: ou a VGA realmente foi pro além ou o slot PCI-EX da placa-mãe está com defeito.. Se sua placa-mãe tiver um segundo slot PCI-Ex, você pode tentar conectá-la nesse segundo slot.. Se o problema persistir, 95% de chance de ser a VGA morta.. O "atestado de óbito" dela, você só vai conseguir, quando testar ela em outro PC..

 

Deve ter uma assistência próxima, aonde você possa fazer esse teste..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como resolver isso, sem isolar o problema.. Pra isso, teria que ter um segundo PC pra instalar essa placa..

 

Das duas, uma: ou a VGA realmente foi pro além ou o slot PCI-EX da placa-mãe está com defeito.. Se sua placa-mãe tiver um segundo slot PCI-Ex, você pode tentar conectá-la nesse segundo slot.. Se o problema persistir, 95% de chance de ser a VGA morta.. O "atestado de óbito" dela, você só vai conseguir, quando testar ela em outro PC..

 

Deve ter uma assistência próxima, aonde você possa fazer esse teste..

 

Só se a BIOS da placa de vídeo corrompeu. De qualquer forma, se o micro não inicia sua placa gráfica, só testando outra placa no slot PCI-Ex x16 onde a sua placa gráfica se encontrava.

Como possui uma R9 200 series, imagino que a sua mobo tenha pelo menos outro slot PCI-Ex x16, mesmo que operando em x4. Pode espetar a placa no slot e ligar o micro só para verificar se a placa inicia e exibe vídeo na tela.

Caso a sua mobo tenha somente um slot deste tipo disponível, então só testando outra placa de vídeo (qualquer uma PCI-Ex x16 só para verificar se o slot funciona) em seu micro para tirar a prova.

Mas, pelo andar da carruagem, a hipótese de que a sua placa está seriamente avariada continua ativo. 

 

Estou realmente agradecido pela disponibilidade de ambos.

Quando comprei o computador lembro que haviam me informado da possibilidade de por duas placas dessa em funcionamento juntas, logo, acredito que seja possivel eu testar essa placa no outro encaixe da placa mãe. Hoje após o trabalho testarei a placa no outro encaixe, 

Em todo caso mantenho contato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se pode postar duas vezes no mesmo tópico, de qualquer forma:

 

Eu retirei a placa de vídeo e notei que apenas tinha aquele slot de PCI e x16, porém tinham outros dois slots:

- PCI e x1_1 e x1_2;

Então, primeiro atualizei a bios, e depois tirei a placa e recoloquei ela no mesmo slot, apenas por teste;

Quando liguei ele, na área de trabalho apareceu "Instalando driver no windows" (aquele padrão do proprio SO). E após aparecer instalado com sucesso fui ver no gerenciador de dispositivos ou no AMD catalyst e nada... continuava não sendo identificado.

Foi então realoquei a placa de vídeo no outro slot (x1_1), e quando reiniciei o windows, a placa passou a ligar a luz azul que tem nela, e da mesma forma o windows instalou o driver. porém, novamente, não foi encontrada no gerenciador de dispositivos e nem no amd catalyst.

Acho que a unica forma é testá-la em outro pc com placa mãe PCI E x16...

 

@edit

A mobo é uma ASUS h81m-c/br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como você testou a sua placa gráfica, mas vejo que a sua mobo só possui um slot PCI-Ex x16 operando a x16, compatível com sua placa de vídeo. Desconheço relatos de placas gráficas x16 funcionando em slot x1, visto que o encaixe do mesmo é pequeno demais para comportar uma placa de barramento maior.

Sua mobo é simples. Imaginei que pelo menos a sua placa possuísse pelo menos dois slots x16, sendo que o segundo ao mínimo rodasse a x4, mas, como você mesmo falou, sua placa de vídeo não é reconhecida pelo sistema.

Para situação do problema, quando você espetou a sua placa gráfica, seu monitor estava ligado na placa off ou na integrada da placa mãe?

Sua mobo abaixo:

http://www.asus.com/br/Motherboards/H81MCBR/gallery/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de inicio (em primeira instancia), a placa estava no encaixe habitual: (pci e x16);

minha primeira medida foi tirar ela do slot, e recolocar no mesmo slot (pci e x16), então, quando reiniciei o computador (com o cabo vga conectado na integrada), o windows instalou o driver do dispositivo, porém, mesmo assim, a placa de vídeo nao foi identificada pelo computador.

minha segunda medida, foi desligar o computador, e retirar a placa de vídeo do slot pci e x16 e inserir no slot x1_1, apenas por teste. Então quando liguei o pc (com o vga ainda conectado na integrada do mobo) a placa de video acendeu seus leds em cor azul. E da mesma forma que a anterior, o windows instalou o driver do dispositivo e mesmo assim não identificou a R9 270x.

 

Nos dois casos a placa de vídeo manteve seus coolers funcionando normalmente, o que me leva a crer que a conexao de energia e fonte estão funcionando normalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi, mas, como o computador vai iniciar na onboard e identificar a placa offboard? Até onde sei, pelo menos em se tratando de gráficos comutáveis, esta situação seria funcional se algum controlador (ou chaveador, não sei o termo) permitisse que você utilizasse os gráficos alternando ambos em momentos, mas você teria que ter pelo menos dois monitores (ou se desejar, um monitor e dois cabos: um vga e outro DVI ou HDMI e alternar o vídeo pelo monitor), sendo um ligado na mobo e outra na placa gráfica. Por mais que você tente, é improvável que a sua mobo inicie pela placa de vídeo externa, visto que a sua BIOS pode estar programada para identificar onde o monitor está ligado e partir o início por esta conexão.

Caso a sua mobo permita selecionar em qual saída gráfica você pode iniciar, então mude para a opção PCI-Ex ou PEG (placa de vídeo), em vez de onboard.

Só relembrando, não sei se uma placa PCI-Ex x16 funcione corretamente em um barramento PCI-Ex x1, visto que a placa gráfica também compartilha energia vinda deste barramento, o que pode implicar que a conexão x1 pode não fornecer o suficiente para ativar a placa, já que o número de pistas é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi, mas, como o computador vai iniciar na onboard e identificar a placa offboard? Até onde sei, pelo menos em se tratando de gráficos comutáveis, esta situação seria funcional se algum controlador (ou chaveador, não sei o termo) permitisse que você utilizasse os gráficos alternando ambos em momentos, mas você teria que ter pelo menos dois monitores (ou se desejar, um monitor e dois cabos: um vga e outro DVI ou HDMI e alternar o vídeo pelo monitor), sendo um ligado na mobo e outra na placa gráfica. Por mais que você tente, é improvável que a sua mobo inicie pela placa de vídeo externa, visto que a sua BIOS pode estar programada para identificar onde o monitor está ligado e partir o início por esta conexão.

Caso a sua mobo permita selecionar em qual saída gráfica você pode iniciar, então mude para a opção PCI-Ex ou PEG (placa de vídeo), em vez de onboard.

Só relembrando, não sei se uma placa PCI-Ex x16 funcione corretamente em um barramento PCI-Ex x1, visto que a placa gráfica também compartilha energia vinda deste barramento, o que pode implicar que a conexão x1 pode não fornecer o suficiente para ativar a placa, já que o número de pistas é menor.

então, o monitor nao identifica quando eu encaixo na placa de video. então estou tentando deixar encaixado na onboard e ver pelo windows se a R9 esta sendo identificada ou nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como citei antes, se a sua mobo não comuta vídeo, ela não identifica a placa de vídeo externa, ou seja, o sistema operacional não reconhece a placa de vídeo, mesmo que ela esteja plugada na mobo, visto que a sua BIOS só reconhece a saída integrada, onde tem sinal de vídeo no conector. Ou ela inicia pela on ou pela off. O ideal é levar a sua placa de vídeo em uma assistência eletrônica e pedir para medir os componentes da placa. Caso haja defeito em alguns itens de fácil substituição, sua placa ainda pode ser reparada. Caso o defeito seja em memória ou GPU, então a placa está inutilizada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...