Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo pode danificar as saídas de energia da fonte?


Posts recomendados

Olá meus amigos!

Estou com um problema estranho aqui e gostaria muito se puderem dar uma força...

Um amigo meu teve um problema com a placa de vídeo dele, uma GeForce EVGA GTX 470, do nada ficou com a imagem completamente corrompida, cheia de caracteres e dando tela azul... Ele  me pediu para testar a placa dele na minha máquina. Coloquei na minha máquina e ela apresentou o mesmo problema.

Tirei então a dele e coloque de volta a minha, uma HIS HD4850 IceQ 4 que funcionava perfeitamente. Mas agora ela ficou com o mesmo problema da placa dele, cheia de caracteres desconfigurados...

Testei agora com outra placa, uma antiga GeForce 8400, que não precisa de energia extra, bem simples até, mas com ela a imagem ficou normal, tanto que estou usando o meu PC neste momento...

Tanto a fonte dele quanto a minha são modulares. A dele é uma Corsair CX750M e a minha é uma Zalman ZM600-HP...

Agora tenho medo de colocar qualquer outra placa nessas fontes... Teremos então que comprar outra placa e outra fonte?

Abraços e obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode danificar, principalmente se a placa estiver com defeito.

E também pode danificar outros componentes, como chipset e memória ram.

Mas, se com outra placa de vídeo está funcionando bem, pode ser problema na sua VGA.

 

Obrigado por responder Wal!

 

Então, está funcionando porque essa placa não precisa de alimentação do cabo PCI Express da fonte... E a minha placa funcionava muito bem antes de encaixar a dele... E isso está me levando a acreditar que a placa dele estragou a saída de energia da minha fonte... E logo em seguida a minha fonte estragou a minha placa... Minha dúvida e comprar outra placa bacana, ligar e dar o mesmo problema...

 

Parece que a fonte está funcionando bem, exceto pela saída de energia PCI Express. Isso é possível? Essa a minha maior dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só é possível, como também provável.

Para saber, voce precisa pedir para alguem que conhece medir a saida da fonte.

Talvez a sua placa de video não esteja danificada, apenas a saida da fonte que a sua placa de video usa para funcionar.

Pode, inclusive, existir um fusível ou proteção interna, nessa linha de alimentação da PCIe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só é possível, como também provável.

Para saber, voce precisa pedir para alguem que conhece medir a saida da fonte.

Talvez a sua placa de video não esteja danificada, apenas a saida da fonte que a sua placa de video usa para funcionar.

Pode, inclusive, existir um fusível ou proteção interna, nessa linha de alimentação da PCIe.

 

Rapaz, o que você disse me deu uma ideia... Fiz um teste aqui usando um adaptador que veio junto com a placa, transformando duas saídas SATA em uma PCI-Express... Deu o mesmo problema... Incrível...

 

Ou seja, a placa já era... O lance é saber se a saídas PCI-Express da fonte também estão danificadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que não, mas se estiverem o prejuízo foi grande...

Peça para fazer uma medição das saídas da fonte, antes de ligar qualquer componente novo nela.

 

 

Nem me fale...

Pesquisei bastante e não achei nenhum caso igual a esse... Tudo por conta de uma colocadinha rápida de placa de vídeo, rs...

 

Vou tentar fazer as medições e depois posto o que descobri...

Muito obrigado pela sua atenção, e surgindo qualquer outra ideia, ficarei feliz em saber!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades...

 

Levei a minha placa para a casa do meu amigo e liguei no PC dele. A placa funcionou normalmente. Fiquei super feliz, logo imaginei que a fonte dele devia estar boa assim como a minha placa. Na pior das hipóteses teria apenas que trocar a placa dele e talvez a minha fonte, não sei...

 

Usei o computador tranquilamente. Naveguei, vi vídeos, etc... Reiniciei o PC para ter certeza que estava tudo bem e danou-se... A placa voltou a apresentar os caracteres... Aí tirei e coloquei novamente, várias vezes e nada...

 

Tudo muito estranho e esotérico, rs... Ainda preciso testar as saídas das fontes... Voltarei com novidades, mas quem tiver mais alguma luz ficarei feliz em saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não é problema de aquecimento por falta de dissipação de calor ? (pasta térmica ressecada, caiu algum dissipador dos chips de memória, etc).

 

Não é... Ambas as máquinas são muito bem refrigeradas e trabalham sempre no ar condicionado... E as placas estão perfeitas estruturalmente...

 

A dele apresentou defeito mas a minha estava perfeita. Coloquei a placa dele no meu PC e tirei. Daí passou a zica para a minha... Ainda não sei se são as placas, as fontes ou os dois...

 

De qualquer forma, não querendo arriscar, terei que substituir os dois ou usar uma placa sem necessidade de energia extra.

 

Amanhã irei fazer testes na minha fonte...  Retorno com novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!