Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Anomalia na rede e PC pifado


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Então gente, estava lá eu jogando Battlefield 4 quando de repente o PC desliga do nada. Pensei que tinha acabado a energia, mas o abajur ainda estava ligado. Aperto o botão para ligar o PC e de repente "PÁ". Dei um pulo pra trás e já pensei em tudo quanto era problema. Não sei da onde veio esse PÁ, mas acho que tenha sido no PC mesmo.Procurei por algum capacitor estufado, mas não achei nenhum, talvez o problema tenha sido na fonte. Fui fazendo os testes pra saber o que pifou e percebi que o filtro de linha não ligava mais. Por sorte eu tinha outro fusível e fiz a troca. Tentei ligar o PC de novo e não ligou. Realmente ele deu pau. Enfim, a minha dúvida é a seguinte: se houve alguma anomalia na rede, o que está quase óbvio, e o fusível do filtro de linha foi pro brejo, esse mesmo fusível não deveria ter protegido o PC?

Apesar que escrevendo esse tópico eu pensei na possibilidade da fonte do PC ter estragado no momento em que ele desligou. Aí quando tentei ligar o PC, a fonte requisitou uma corrente altíssima e o fusível do filtro de linha estourou. Bom, é isso, não é bem um tópico com uma dúvida pertinente, mas queria saber o que vocês acham sobre isso. Levarei o PC para o conserto amanhã para saber o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certamente sua fonte foi para o brejo e por causa disso deve ter queimado o fusível..

Fusíveis protegem sim mas é sua casa de pegar fogo...  Fusíveis esses de dentro dos filtros de linha geralmente tem seu valor de ruptura, de fusão, na casa dos 10 Amperes.. Uma fonte, dependendo de sua potência, pode pedir coisa de 3 a 5 Amperes. Imagine você qual a situação capaz de fazer sua corrente mais que dobrar.. Na maioria das vezes é porque ela já deu pau, já estragou, está danificada. Nesse caso a corrente aumenta de modo exponencial e se não houvesse um elemento fusível essa corrente subira a ponto de abrir fogo na mesma. Fogo nela, depois no gabinete, logo em sua cortina e depois na casa.. O fusível portanto protege sim, sua casa para não pegar fogo..

 

Surtos de tensão presentes na rede elétrica podem sim, num efeito cascata, levar a tudo isso dai.. Inicialmente um surto de tensão de elevado valor de tensão, muitas vezes superior a 1.000 Volts adentra sua fonte. Como ele não tem energia suficiente para estragar a fonte, com sua energia, pois dura coisa de 1 mili segundo ou menos. Sequer tem tempo de queimar o fusível..  Entretanto ele tem energia suficiente para romper a isolação dos elementos semicondutores da entrada da fonte ou até mesmo romper a isolação de verniz de fios que ai existem em indutores etc..

Rompida essa isolação a cacaca está feita.. A própria energia normal e nominal da rede elétrica faz o resto, acaba queimando sua fonte e ai sim o fusível do filtro se vai..

Para testar sua fonte ligue-a através de uma lâmpada de teste que deve manter-se apagada..  Adote sempre filtros de linha decentes que tenham reais proteções em seu interior e não sejam simplesmente um extensor/multiplicador de tomadas.. É o modo correto de proteger contra surtos de tensão.. Exemplo de um bom filtro de linha: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EFCPT-8BTLP

Lâmpada de teste:

8050253_orig.gif

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Entendi.. Mas o fato de a fonte ter um circuito de proteção, posso ficar tranquilo que nada do PC foi danificado? Eu suponho que tenha um circuito de proteção, pois não é uma fonte vagabunda. É uma cougar 550W com o selo de 80 PLUS. Ela nunca deu problema desde quando comprei o PC, que faz 3 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então,o que você acha? A fonte pode ter protegido os demais componentes do PC ao ter pifado?

É difícil saber, pois não sabemos o que queimou na sua fonte.. Aliás, nem sabemos qual a sua fonte..

 

Aparentemente, foi um problema de "dentro pra fora": sua fonte queimou e levou o fusível da filtro.. Não foi algo que veio da rede externa.. Pelo o que você fala, o único aparelho queimado é o PC..

 

 Só ligando uma fonte funcional no seu PC, pra saber se a fonte velha, levou mais alguém com ela.. Acho difícil..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O PC e a casa de pegar de fogo hahahaha porque se a fonte foi pro brejo, tenho medo de ela ter passado algo para os demais componentes e danificado algo. A casa não pegou fogo, então esse já não é mais o meu medo

Meu camarada, se o fusível de seu filtro danificou, se fundiu, abriu, certamente deve ter passado por ele, para ir para a fonte, uma corrente maior que  os típicos 4 a 5 Amperes que uma fonte dessas pede, e muitas vezes chegando a 15 ou 20 Amperes. Ai o fusível do filtro se abre. Imagine que esse fusível não se abrisse e continuasse pela fonte a passar digamos 20 Amperes.. Basta calcular, 20 Amperes x 127 Volts = 2500 Watts a ser dissipado dentro de sua fonte.. Com certeza absoluta ela iria abrir fogo, ai dentro de seu PC.. Procure pensar em alguma estufa ou forno elétrico que ai na sua casa tenha.. Agora vá ver qual a potência que eles dissipam.. Talvez seja a metade da potência que sua fonte teve de dissipar quando ela queimou o fusível do filtro..  Agora imagine o dobro da potência da estufa ou forno e toda concentrada dentro de sua fonte..  Não tem como não abrir fogo..

Primeiro fogo na fonte, depois no seu gabinete e mais tarde na cortina, no móvel, na sua casa..

 

Viste porque um fusível a proteger, dentro de um filtro de linha, acaba protegendo sua casa de não pegar fogo...  Você pensa que somente se a fonte estiver boa é que ela poderia pegar fogo??? Não, justo uma fonte estragada é que poderá, por excessiva demanda de corrente, fazer abrir fogo em sua fonte, se não tiver uma alternativa para abrir o circuito, para interromper essa corrente elevada provocada pela fonte estragada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Nao amigo, eu entendi que a corrente passou pelo fusível e foi para a fonte. Mas o meu medo e ela ter passado da fonte e ter ido para a placa mãe. Imagina o tento de amperes e watts que podem ter ido para a placa mãe. É isso que eu tô perguntando. Eu posso ficar tranquilo que a placa mãe não foi danificada e já comprar outra fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Uma fonte pode se queimar e nessa operação pode fazer com que as tensões de saída, as que vão para seu PC, tenham 3 diferentes comportamentos:

1) Simplesmente se desliguem, caiam com seus valores para a tensão de zero Volts. Ai, nesse caso, tudo se passa como desligasses o PC ou faltasse energia..

 

2) No momento dela se queimar pode que a tensão de saída tenha se mantido ainda sob controle da eletrônica da fonte, não mudado das tensões de 3,3 de 5 e de 12 Volts, e logo desligando. Ai também nada aconteceria a seu PC.s

 

3) No momento que a fonte se queima ela ter endoidado e largado uma tensão bem mais alta para as linhas de 3,3 de 5 e de 12 Volts. Ai nesse caso só Deus sabe o que pode ter acontecido com as placas de seu PC. Pode até mesmo nem afetar muito ele, tendo somente alguns de seus periféricos (CD, HD, DVD, fans, placa-mãe e placa de vídeo) danificados ou pode até ter TODOS danificados..

 

O único modo, ou pelo menos o mais coerente, é colocar uma fonte nova e testar..  O processo de levar componente por componente, para outro PC, pode, em função de algum dano geral em um desses componentes sob teste, introduzir dano ao PC de teste, propagando esse dano às peças antigas e operantes desse PC de teste...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Desculpa, eu não tinha visto a sua mensagem. É, eu estava errado mesmo, não foi nenhum problema da rede elétrica. O jeito é arranjar outra fonte.

@faller

Você está certo. Vou ver se consigo arranjar uma fonte mais humilde para ver se o resto dos componentes foram danificados. Não vou comprar logo de cara uma fonte nova porque se não vai atrapalhar o resto do orçamento para os outros componentes, se pifaram, claro

Edit: minha fonte é uma Cougar RS 550W. Seu circuito é o mesmo, ou muito parecido, da 650W, que foi testada aqui https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-cougar-rs-650-w/2310. Inclusive foi o mesmo diodo que explodiu,as não tenho certeza se explodiu outras coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!