Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PHTessmer

Dúvida sobre bateria de notebook

Recommended Posts

(Não sei se esse é o lugar certo, mas não achei nenhum subfórum específico sobre baterias.)

É o seguinte, tenho um ultrabook da Asus e ele é fechado atrás, impossibilitando a retirada da bateria. Tenho ele há 1 ano e 4 meses e sempre fiz assim: uso ele com a fonte ligada até carregar 100% e depois tiro e uso só na bateria, aí quando chega a 10% conecto de volta e assim por diante.. faço isso por preocupação de que se eu deixar ele sempre conectado quando estou em casa, a bateria possa se "viciar" ou danificar por estar sempre sendo carregada.

Porém, um amigo meu há uns dias atrás me disse que a bateria do notebook Samsung dele pifou de uma hora pra outra e agora dura menos de 10 minutos, sendo que ele fazia a mesma coisa que eu de não deixar a fonte conectada depois dos 100%. E o que ele me disse que pode ter acontecido é que a bateria tem um certo número de ciclos de carregamento antes de estragar, o que me preocupou porque o notebook dele é uns 3 meses mais velho que o meu e talvez isso ocorra pra mim daqui a pouco.

Então queria saber se o procedimento que eu faço é correto ou se estou diminuindo a vida útil da minha bateria (apesar de até hoje ela continuar quase como nova).

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, a bateria possui um quantidade de ciclos. Exemplo:

Uma bateria A possui 300 ciclos, se ele for carregado 100% e descarregado 100% , isso já foi um ciclo. O ciclo é contado quanto é consumido 100% da bateria, mesmo usando, por exemplo, só 50% e carregar e depois usando mais 50%, conta também como um ciclo.

Se você for um usuário que só usa o Notebook em casa, use-o simente na tomada. Para não "viciar" a bateria, utilize o mesmo pelo menos uma vez por semana ( se usar somente na tomada, por longo periodos diminui a vida útil da bateria).

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre usei os notebooks na tomada e nunca tive problemas com a bateria, todos apos alguns anos de uso ainda tinham desgastado menos de 10% da bateria, enquanto uma amigo meu que saiu com essa ideia de ficar descarregando e carregando a bateria o tempo todo em menos de 1 ano a bateria do note ja estava com mais de 60% de desgaste. Obs. As informações foram checadas pelo programa Aida64

Compartilhar este post

Link para o post

li as respostas aqui e dei mais uma pesquisada e acho que o certo mesmo é deixar na tomada sempre que puder, pra diminuir o número de ciclos. e dar uma descarregada de vez em quando.

valeu pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais