Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, boa noite!

Estou com um problema nesta tv. A imagem está com uma listra no meio, e várias listras na parte superior, sendo que na parte de baixo a imagem está normal e acima desta listra no meio, está distorcida, como se estivesse dobrada. Já troquei o CI vertical (LA78040N), os capacitores da linha vertical e observei que não chega 9V no pino 1 do ci e nos pinos 2 e 6 as tensões estão em 48V. Alguém poderia me ajudar? já não sei onde verificar. Esta tv esteve em outra oficina e o cliente disse que voltou com este mesmo problema.

Sem mais para o momento, agradeço e aguardo.

Muito obrigado e uma boa noite à todos.

• Coordenador
Postado

A tensão nos pinos 2 e 6 são em torno de 24V!, você deve estar medindo essa tensão na escala de AC ou o capacitor de filtro C309 (perto do flyback) esta completamente esgotado, troque ele..., e o grande de 2200uF/25V (C311) também...

Postado

Boa noite!

Verifiquei as tensões nos pinos 2 e 6 do ci vertical, e estão em 24V, 25V. Porém no pino 1 do mesmo ci, não chega 9V. Chega por volta de 2,8V. No R313, tem 9V no lado da fonte e no lado que vai para o pino 1, tem os 2,8V. Testei o resistor e o mesmo deu a medida de 47K. Será que pode ser o ci principal da tv? Os capacitores C309 e C311 estão ok.

Aguardo novamente a ajuda dos amigos para tentar resolver este problema.

Muito obrigado, e uma Boa Noite a todos.

• 2 semanas depois...
Postado

Caros amigos, Boa noite!

Continuo com este problema. Não consigo identificar onde está o defeito. Não chega 9V no pino 1 ci vertical. Já verifiquei resistores, capacitores e nada. Só tenho os 24V nos pinos 2 e 6.

Muito obrigado, a todos e boa noite!

• Coordenador
Postado

Você esta fazendo alguma confusão ai! o pino 1 do Ci do vertical é a entrada do pulso de 60Hz do vertical, a linha dos 9V esta no pino 7 do CI lado oposto! mas no esquema não informa que tem que ter 9V no pino do CI!... Tire uma foto da imagem dela, para termos noção do defeito..

PS: Pelo datasheet, o pino 7 dele tem que ter algo em torno de 2,5V... a tensão do seu circuito ai deve estar correta...

• mês depois...
Postado

Bom dia!

Desculpem por não ter participado antes, estava em viagem. Novamente eu estava tentando consertar a tv em questão e observei o seguinte:  Quando mexo no screen, a tela escurece um pouco e a imagem fica normal, ou seja, sem as listras na vertical. Porém, quando volto o screen ao normal, volta as faixas e a imagem deforma do meio pra cima. Seria algum defeito no flyback?

Sem mais para o momento, agradeço e aguardo vossas respostas.

Obrigado,

• Coordenador
Postado

Antes de condenar o flyback, teste os componentes na linha do AFC: R416 (1K), D403 e D405 (1n4148)...

• Curtir 1
Postado

Bom dia!

Pelo presente, envio em anexo o arquivo com a foto do defeito da tv em questão. Irei verificar os componentes R416, D403 e D405. Após a verificação volto a postar a resposta.

Sem mais para o momento, agradeço e aguardo resposta.

Muito obrigado e um grande abraço a todos.

post-763531-0-86315600-1433515653_thumb.

• Coordenador
  • Solução
Postado

Pela sua resposta no post #5 você só testou os capacitores C311 e C309 né?

Se foi, eu digo, troque-os sem testa-los, não coloque capacitores usados! Tem que serem novos!...

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Boa tarde!!

Pelo presente informo que a tv foi consertada e devolvida ao cliente. Foram trocados os componentes acima por novos sem teste e a tv funcionou normal. Dou o tópico como encerrado.

Meu muito obrigado a todos!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!